Windows 11 tem bug que traz de volta a barra de tarefas da versão anterior
Usuários que instalaram o Windows 11 por meio do assistente de atualização da Microsoft também contam que o Menu Iniciar não funciona
Usuários que instalaram o Windows 11 por meio do assistente de atualização da Microsoft também contam que o Menu Iniciar não funciona
Mais uma dor de cabeça para a Microsoft. Alguns usuários relatam que, após atualizar para o Windows 11, o sistema continua com a barra de tarefas da versão anterior. Além disso, o Menu Iniciar simplesmente não funciona. Mas calma, tem conserto.
Os casos começaram a surgir no Reddit e foram repercutidos no site Bleeping Computer. Em praticamente todos eles, a atualização foi feita usando o assistente de atualização fornecido pela Microsoft em seu site.
O problema não chega a ser novidade — ele apareceu ainda no programa Insider, na build 22000.194.
Por enquanto, não há um modo oficial para obter a barra de tarefas do Windows 11, mas os usuários encontraram várias soluções possíveis.
Uma delas consiste em desinstalar a última atualização cumulativa do sistema e reinstalá-la usando o Windows Update. Era isso que a Microsoft recomendava antes do lançamento oficial do Windows 11, ainda na fase beta.
Outro modo de resolver é criar uma nova conta de usuário e transferir todos os seus arquivos para lá.
O jeito mais fácil, porém, é revalidar e reparar arquivos de sistema corrompidos. Para isso, abra o Prompt de Comando como administrador, digite sfc /scannow
e dê um Enter. Se tudo der certo, a nova barra de tarefas deve aparecer. Caso isso não aconteça, tente reiniciar o sistema.
Essa não é a primeira notícia de problemas envolvendo o novo sistema operacional. Nesta mesma quinta-feira (7), o Tecnoblog falou sobre um bug na ferramenta de atualização nativa do Windows 10.
Ela deveria verificar se a máquina tem os requisitos mínimos para a versão mais recente. No entanto, mesmo quando o computador cumpre essas exigências, aparece uma mensagem dizendo que o equipamento não é compatível.
A Microsoft já admitiu o erro neste caso. Além disso, é possível recorrer a outros métodos para instalar o Windows 11, como o assistente de atualização, a mídia de inicialização e a imagem de disco.
O Windows 11 traz várias novidades em sua interface, e a barra de tarefas é uma delas. Os ícones agora ficam centralizados, e a Microsoft deixou essa parte do sistema mais simples.
Pois este foi justamente o problema: para algumas pessoas, ficou simples demais. Não é mais possível arrastar um arquivo e soltá-lo sobre um atalho na barra para abri-lo com aquele programa. A Microsoft, porém, já admite estar testando a volta desse recurso para não deixar desamparados os usuários mais avançados.
Além disso, o relógio não tem mais a opção de exibir segundos, o calendário não se integra mais com a agenda e não é possível desagrupar itens da barra. Quanto a essas alterações, parece que o jeito vai ser mesmo se acostumar.
Com informações: Bleeping Computer