Windows 7 exibe alertas em tela cheia sugerindo mudar para Windows 10
Microsoft diz que computadores com Windows 7 estão vulneráveis; empresa deixa atualizar grátis para Windows 10
Microsoft diz que computadores com Windows 7 estão vulneráveis; empresa deixa atualizar grátis para Windows 10
Você deve saber que o suporte gratuito do Windows 7 acabou nesta terça-feira (14), mas muita gente não faz ideia de que isso aconteceu: por isso, a Microsoft está exibindo um aviso em tela cheia nos PCs com o antigo sistema instalado. Ela diz que o usuário ficará mais vulnerável a malware, e sugere “usar o Windows 10 em um novo computador”.
Como explica o Bleeping Computer, o aviso em tela cheia é exibido pelo programa EOSNotify.exe, instalado na atualização cumulativa do Windows 7 em dezembro de 2019.
Ele foi agendado para rodar automaticamente à meia-noite de hoje em todo computador com Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium e Professional com Service Pack 1. Empresas com Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume podem comprar Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) até 2023, pagando até US$ 200 por PC por ano.
O alerta cobre a tela inteira, inclusive a barra de tarefas, e tem três opções: “Saiba mais”, que leva ao site da Microsoft; “Lembrar mais tarde”; e “Não me lembrar novamente”. Ele diz o seguinte:
Seu computador Windows 7 não tem suporte
A partir de 14 de janeiro de 2020, o Windows 7 não tem mais suporte. Seu computador está mais vulnerável a vírus e malware devido a:
– não há atualizações de segurança
– não há atualizações de software
– não há suporte técnico
A Microsoft recomenda usar o Windows 10 em um novo computador para aproveitar os recursos de segurança e proteção mais recentes contra software mal-intencionado.
Claro que a Microsoft aproveitou a oportunidade para divulgar o Windows 10 e os PCs de fabricantes parceiras. No entanto, sempre vale lembrar que é possível atualizar gratuitamente do Windows 7 para o Windows 10 se você tiver uma cópia legítima do sistema.
Existem outras opções: caso você continue a usar o Windows 7, explicamos aqui como mitigar possíveis riscos de segurança. E algumas distribuições Linux, como o KDE, estão tentando convencer usuários a migrarem de plataforma.
Segundo a Kaspersky, o Windows 7 ainda é usado em 37% dos computadores no Brasil. O Google dará suporte ao Chrome nesse sistema até pelo menos julho de 2021.
Com informações: Bleeping Computer; imagens por @AvnerUBZ e @OttMBJ/Twitter