X, empresa de social media, processa X, empresa de social media

Empresa de gerenciamento de redes sociais está processando o antigo Twitter por violação de marca e competição desleal, mas não deve vencer

Felipe Freitas
Por
Logo do X (antigo Twitter)
X está processando o X por violação de marca e prática desleal (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O rebranding do Twitter para X não foi confuso apenas para os usuários. A mudança de marca também gerou um processo na Justiça americana por causa de outra empresa chamada X, com sede na Flórida. E como desgraça pouca é bobagem, essa X autora do processo também atua no ramo de redes sociais, gerenciando anúncios online para outras companhias.

Para ajudar o leitor, vamos diferenciar as duas empresas. O X/Twitter será chamado assim, enquanto vamos nos referir à outra empresa como X LLC (sigla em inglês para “limited liability company”, uma modalidade de empresa nos Estados Unidos). A razão social completa da companhia é X Social Media LLC.

X LLC acusa X/Twitter de prejudicar seus negócios

X LLC trabalha com anúncios para redes sociais e sua especialidade é Facebook e Instagram (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
X LLC trabalha com anúncios para redes sociais e sua especialidade é Facebook e Instagram (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A X LLC, autora do processo que está na corte federal, acusa o X/Twitter de violar a legislação da Flórida. No documento, a empresa afirma que a mudança de nome da companhia de Elon Musk infringiu os direitos de marca e está gerando uma competição desleal. A X LLC ainda acusa o X/Twitter de infringir o Ato de Práticas Enganosas e Comércio Desleal, uma lei cuja fiscalização está ligado à Comissão Federal de Comércio (FTC).

A X LLC afirma que é conhecida desde 2016 como X Social Media e que essa marca está sob seu registro. A companhia diz no processo que já sofreu perdas financeiras por causa da confusão dos nomes entre as duas empresas.

Alexandra Roberts, professora de direito entrevistada pelo The Verge, explicou que o processo não será fácil para a X LLC. O motivo é que existem muitas empresas que usam o “X” como marca. Logo, Elon Musk — e qualquer outro proprietário de uma companhia que tem a letra como marca — pode dormir tranquilo com essa disputa judicial.  

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados