Xiaomi anuncia MIUI 12.5 com novidades e abre teste beta
Atualização traz novos wallpapers, ajustes de privacidade e melhoria de desempenho para smartphones da linha Mi, Redmi e Poco
Atualização traz novos wallpapers, ajustes de privacidade e melhoria de desempenho para smartphones da linha Mi, Redmi e Poco
A Xiaomi aproveitou o lançamento do seu smartphone premium Mi 11, nesta segunda-feira (28), para apresentar uma nova versão da sua interface, a MIUI 12.5. A atualização traz ajustes finos para celulares das linhas Mi, Redmi e Poco, como novos planos de fundo animados e o aplicativo MIUI+, para integrar o telefone com um PC. Melhorias focadas em privacidade e no desempenho também fazem parte do novo pacote.
De acordo com a fabricante, a MIUI 12.5 consome 20% menos memória ao executar apps. Já as operações do sistema estariam até 32% mais econômicas, e 17% mais eficientes energeticamente.
O MIUI Plus (MIUI+) é o software da Xiaomi semelhante ao “Seu Telefone” da Microsoft. Sua função é integrar os smartphones da fabricante chinesa ao computador para visualizar notificações, colar informações da área de transferência entre os dispositivos, executar aplicativos, entre outras possibilidades.
A app está disponível para os modelos Mi 10, Mi 10 Pro, Mi 10 Ultra, Mi 9, Mi 9 Pro 5G, Redmi K30 Ultra e Pro, e Redmi K20 Pro.
Em tese, o software deve rodar em outros computadores com Windows, mas a Xiaomi recomenda os seguintes modelos:
A MIUI 12.5 traz novos planos de fundo animados para compor o seu pacote de Super Wallpapers, os papéis de parede que interagem com a tela de bloqueio e os movimentos que o usuário realiza. As opções adicionadas recentemente são a Geometry e Snow Mountain – elas são compatíveis com com qualquer celular com Android 8.0 ou superior.
De acordo com a Xiaomi, os Super Wallpapers consomem até 40% menos energia com a nova interface.
It's release time! Grab a hot drink, buckle up and get ready to immerse yourself in these brand new Super Wallpapers ports!❄️
Yes, you read that right: Apart from Snow Mountain, I have also managed to port the Geometry Live Wallpaper to any Android 8.0+ device!
Thread below👇 pic.twitter.com/ldxAObUOI6
— linuxct (inactive) (@linuxct) December 21, 2020
Além disso, a chinesa incluiu novos sons em seu pacote inspirado pela natureza. O conjunto agora inclui sons inspirados na Amazônia, na África e no Ártico, além de diversas outras opções para personalizar os telefones da companhia.
O app de notas nativo da Xiaomi acaba de ganhar um recurso bacana para quem precisa organizar muitas ideias do trabalho, escola ou de qualquer projeto pessoal: mapas mentais. Com essa função, é possível destrinchar pensamentos de forma mais visual, o que ajuda a ter novas ideias e pode contribuir para a produtividade.
O Notas também tem um novo ícone, além de listas suspensas, suporte a desenhos e rabiscos, entre vários outros recursos. Quem vê até pensa que uma stylus de alta precisão cairia bem por aqui…
Assim como outras fabricantes, a Xiaomi também tem reservado um tempo em suas inovações para pensar na privacidade de usuários. Para isso, na MIUI 12.5, a fabricante começa a exigir que apps solicitem acesso para acessar a área de transferência por meio de um prompt na tela.
Os usuários também poderão compartilhar a localização aproximada com determinados aplicativos – em vez da área exata.
A versão estável da MIUI 12.5 é esperada apenas para abril de 2021, começando pelos modelos Mi 11, Mi 10 Ultra, Mi 10 Pro e Mi 10. Mas alguns usuários já podem testá-la na fase beta privada, que já começou a ser liberada na China e é compatível com 21 celulares. São eles:
Os primeiros smartphones compatíveis são:
O beta público da MIUI 12.5 é esperado para a partir de meados de janeiro. Ainda não há informações sobre o calendário global de atualizações.
Com informações: XDA Developers
Leia | Como usar a Mi Cloud para rastrear um Xiaomi perdido ou roubado