7 gacha games no formato free-to-play

Saiba o que são gacha games, os jogos com sistema de roleta de recompensas, e conheça 7 entre os mais populares do gênero

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 8 meses
Genshin Impact é um dos gacha games mais populares (Imagem: Divulgação/miHoYo)
Genshin Impact é um dos gacha games mais populares (Imagem: Divulgação/miHoYo)

Gacha games são jogos gratuitos com microtransações, que usam um sistema de roleta para oferecer personagens, armas e itens raros, com recursos conseguidos no jogo ou com dinheiro real. Alguns desses jogos estão entre os mais populares, por uma série de motivos. Descubra o que são gacha games e conheça 7 entre os mais populares do gênero.

O que são gacha games?

Gacha games (o nome deriva dos “gashapons”, as máquinas de brinquedos em cápsula populares no Japão) são jogos geralmente free-to-play que usam uma mecânica de recompensas similar às das loot boxes, que podem ser armas ou itens essenciais para o progresso, ou mesmo novos personagens, que devem ser conseguidos através de um sistema de roleta.

Conforme progride no game, o jogador recebe uma quantidade limitada de recursos e é estimulado a gastá-los “girando a roleta”, na esperança de conseguir um personagem ou item desejado. Essas recompensas possuem uma porcentagem específica de chances de aparecer, em alguns jogos muito baixa, o que leva o jogador a continuar tentando, inclusive gastando dinheiro real para isso.

Em geral, gacha games possuem itens ou personagens com índices de raridade diferentes, e muitos deles só são disponibilizados durante eventos de curta duração, sempre para estimular o jogador a abrir a carteira.

7 gacha games para mobile, PC e consoles

Embora as mecânicas dos gacha games sejam bem questionáveis, alguns jogos podem ser bastante amigáveis com o jogador, que pode conseguir progredir ou mesmo conseguir itens/personagens raros sem gastar dinheiro.

Listamos aqui 7 gacha games entre os mais populares, para diversos sistemas. Conheça-os:

1. Genshin Impact (PS5, PS4, iPhone, Android, Windows)

Genshin Impact (Imagem: Divulgação/miHoYo)
Genshin Impact (Imagem: Divulgação/miHoYo)

Um dos poucos gacha games disponíveis para consoles e PC, Genshin Impact é um dos mais populares e bem sucedidos dos últimos tempos. Lançado em setembro de 2020, o JRPG de mundo aberto traz personagens carismáticos e armas poderosas, todos conseguidos através da mecânica de gacha.

Embora tenha lucrado muito em pouco tempo, Genshin Impact está entre os jogos com as porcentagens mais baixas: as chances de conseguir um personagem ou arma de 5 estrelas em uma tentativa de girar a roleta é de apenas 0,6%, ainda que ele possua um sistema de piedade (Pity System), que garante uma arma ou personagem de 5 estrelas após 90 tentativas.

2. Fate/Grand Order (iPhone, Android)

Fate/Grand Order (Imagem: Reprodução/Delightworks/Aniplex)
Fate/Grand Order (Imagem: Reprodução/Delightworks/Aniplex)

Por muito tempo o jogo mais comentado no Twitter, superando Fortnite ano após ano até 2020, Fate/Grand Order é um RPG mobile com combates em turno, mesclado com ação usando cartas de personagens, estes conseguidos na roleta. Ele possui uma jogabilidade sólida e uma trama interessante, mas as chances para conseguir um aliado de 5 estrelas também são baixas: 1% a cada tentativa.

Fate/Grand Order não foi lançado oficialmente no Brasil, mas pode ser jogado aqui, seja em celulares ou emuladores, através de métodos alternativos.

3. Azur Lane (iPhone, Android)

Azur Lane (Imagem: Divulgação/Manjuu/Yongshi/Yostar Games)
Azur Lane (Imagem: Divulgação/Manjuu/Yongshi/Yostar Games)

Talvez o mais diferente desta lista, Azur Lane é um shoot ‘em up onde você controla diversos navios e submarinos da Segunda Guerra Mundial, caracterizados como garotas. Ele oferece várias mecânicas e modos de jogo, incluindo história e PvP (jogador contra jogador). Aqui, são as “shipgirls” que são conseguidas através do sistema de gacha.

Apesar de ser um F2P com microtransações, Azur Lane possui porcentagens altas: uma shipgirl de 6 estrelas possui 7% de chances de aparecer na roleta, e como o game concede muitos recursos de graça, é possível acumulá-los para conseguir as personagens mais raras, mesmo as de eventos limitados, sem gastar.

4. Fire Emblem Heroes (iPhone, Android)

Fire Emblem Heroes (Imagem: Divulgação/Intelligent Systems/Nintendo)
Fire Emblem Heroes (Imagem: Divulgação/Intelligent Systems/Nintendo)

Fire Emblem Heroes é um dos dois gacha games da Nintendo para celulares, sendo o outro Mario Kart Tour. Este é um RPG tático que reúne personagens de todos os jogos da franquia, e atualmente é o game da desenvolvedora japonesa mais bem sucedido financeiramente em celulares, superando o citado acima e Super Mario Run.

Assim como em outros jogos, os personagens de Fire Emblem Heroes são conseguidos através da roleta, com generosos 6% de chances de conseguir um de 5 estrelas. Entretanto, certos eventos oferecem chances elevadas de até 8%.

5. Dissisia Final Fantasy: Opera Omnia (iPhone, Android)

Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia (Imagem: Reprodução/Square Enix)
Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia é um RPG de turnos à moda antiga, que traz diversos personagens de todos os jogos da franquia Final Fantasy, e usa elementos de combate da subsérie de luta Dissidia. Aqui, diferente dos demais jogos, você consegue novos personagens durante a história, mas suas armas mais poderosas, que são essenciais, são atreladas ao gacha.

Opera Omnia é talvez o jogo com as porcentagens mais baixas: as armas Burst (BT), as mais poderosas do jogo e exclusivas de protagonistas e vilões, possuem 0,1% de chances de saírem na roleta. Por outro lado, o game concede muitos recursos de graça, dispensando a necessidade de gastar dinheiro sem controle.

Receba mais sobre Genshin Impact na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados