Como adicionar um novo contato no WhatsApp

Adicionar um contato no WhatsApp é o processo de salvar um novo número para conversar no mensageiro

Gustavo de Lima Inacio Victor Toledo
Por e
• Atualizado hoje às 14:28
Captura de tela mostra página inicial do WhatsApp para iOS com uma seta vermelha indicando o botão "Mais" no canto superior direito
Para salvar um contato no WhatsApp para iPhone, clique no botão "Mais" no canto superior direito da tela. (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Adicionar um contato no WhatsApp é o processo de salvar o número de telefone de uma pessoa, permitindo iniciar conversas e chamadas com ela através do WhatsApp.

Existem algumas maneiras de salvar um número no WhatsApp, tanto no Android, quanto no iPhone. É possível fazer isso diretamente do aplicativo, assim como pelo aplicativo de telefone do smartphone.

Outros métodos relevantes incluem a leitura de QR Code com o contato do WhatsApp, por meio de uma conversa ou por meio de um grupo em que vocês sejam membros. Veja a seguir o que fazer para adicionar um contato no WhatsApp.

Tabela de conteúdos

Como adicionar um número no WhatsApp pelo app para iPhone

1. Clique no botão “Mais” no topo da tela

Com o app aberto, para adicionar uma pessoa no WhatsApp, pressione no ícone de “Mais” no canto superior direito da tela.

2. Pressione em “Novo contato”

Na nova janela, selecione a opção “Novo contato”.

Captura de tela mostra a tela de novas conversas do WhatsApp para iPhone. Uma seta vermelha indica o botão "Novo contato"
A tela de “Nova conversa” permite criar novo grupo, comunidade, transmissão ou então salvar um novo contato (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione os dados do contato a ser adicionado

O aplicativo pedirá as informações a respeito do contato, incluindo nome, sobrenome e o número. Caso queira adicionar um número de outro país no WhatsApp, o aplicativo permite selecionar o país do contato ou digitar o DDI da região. Clique no botão “Salvar” no canto superior direito para salvar o contato no WhatsApp.

Captura de tela mostra janela para salvar novo contato no WhatsApp para iPhone, com seta indicando botão "Salvar" no canto superior direito
Basta preencher os dados do contato e clicar no botão “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como salvar um contato no WhatsApp pelo app para Android

1. Pressione o “mais” na parte inferior

Para adicionar um contato no WhatsApp, aperte o botão verde com um balão de mensagem e um símbolo de mais no canto inferior direito.

Captura de tela mostra página inicial do WhatsApp para Android com uma seta vermelha indicando o botão "Mais" no canto inferior direito
Clique no botão para iniciar nova conversa na parte inferior direita da tela (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Clique em “Novo contato”

A janela de “Contatos” do WhatsApp irá aparecer. Aqui, clique em “Novo contato”.

Captura de tela mostra a tela de novas conversas do WhatsApp para Android. Uma seta vermelha indica o botão "Novo contato"
Na nova tela, clique no botão “Novo contato” para adicionar novo número na agenda (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione os dados do contato a ser salvo

O aplicativo pede dados como “Nome”, “Sobrenome” e o “Telefone” da pessoa a ser adicionada. É aqui que aparece a opção para adicionar um número internacional no WhatsApp, basta selecionar o DDI/país. Escolha também onde o contato será salvo. Depois de preencher os dados, clique no botão verde “Salvar” na parte inferior da tela.

Captura de tela mostra janela para adicionar novo contato no WhatsApp para Android com seta vermelha indicando o botão "Salvar"
Preencha os dados do novo contato e clique no botão “Salvar” na parte inferior (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como adicionar um contato no WhatsApp pelo app do telefone

1. Abra o aplicativo de telefone do seu celular

Abra o aplicativo do telefone do seu smartphone Android ou iOS e vá até o “Teclado”.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com setas vermelhas apontando para o botão "Teclado"
Abra o aplicativo de “Telefone” do seu celular e clique em “Teclado” na região inferior da tela (Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Tecnoblog)

2. Digite o número desejado

Digite o número do contato que quer salvar no WhatsApp. Lembre-se de colocar o DDD para o caso de um telefone de outra cidade do Brasil e também o DDI para o caso de ser de outro país. Depois, em um iPhone, clique em “Adicionar número” logo abaixo do telefone digitado, enquanto em um smartphone Android toque no símbolo de “Mais” na parte superior da tela.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com número fictício digitado e seta apontando para botão "Adicionar número" e "Mais"
Digite o número que quer salvar e clique no botão com símbolo de “Mais” no Android e no botão “Adicionar número” no iOS (Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Tecnoblog)

3. Clique em “Criar novo contato”

Na janela pop-up que aparecer, selecione a opção “Criar novo contato” no iPhone ou em smartphones Android.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com número fictício digitado e seta apontando para botão "Criar novo contato"
Na nova janela, basta clicar em “Criar novo contato”. (Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Tecnoblog)

4. Digite os dados do contato e salve

Na nova página, digite os dados do contato do WhatsApp que quer salvar, incluindo “Nome” e “Sobrenome”, confira os dados — no Android, confira onde quer salvá-lo — e toque em “Ok” no iOS e em “Salvar” no Android.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e iOS para adicionar um novo contato e seta apontando para botão "Ok" no iOS e "Salvar" no Android
Adicione os dados a respeito da pessoa, incluindo nome, sobrenome e até email, e então clique em “Ok” ou “Salvar”. (Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Tecnoblog)

Como salvar um número de uma conversa no WhatsApp

1. Abra a conversa com o contato a ser salvo

Encontre a conversa com o contato no WhatsApp que quer salvar. Na janela de conversa, clique na barra superior onde está o número de telefone do usuário a ser salvo.

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp com seta indicando a barra superior com o número de telefone do outro usuário
Abra o WhatsApp, encontre a conversa com o contato que quer salvar e clique na barra onde está o número do contato (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Selecione “Criar contato”

Em um iPhone, toque na opção “Criar contato” para adicionar o número à sua agenda. Por outro lado, em smartphone Android, toque no botão “Salvar” logo abaixo do número a ser salvo.

Captura de tela mostra janela de perfil de um usuário com seta indicando o botão "Salvar" e "Criar contato"
Na janela de perfil do novo contato, toque no botão “Salvar” no Android ou “Criar contato” no Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Preencha os dados do novo contato e salve

Uma janela pop-up vai surgir, pedindo os dados como “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone”. Nessa janela também é possível selecionar o país do contato do WhatsApp que quer salvar, permitindo adicionar um número internacional. Depois disso, clique em “Salvar”.

Captura de tela mostra janela para criar novo contato no WhatsApp com seta apontando para botão "Salvar"
Preencha os dados do novo contato, incluindo “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone”. Depois, clique em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como adicionar um contato de um grupo do WhatsApp

1. Abra a lista de membros do grupo com o contato do WhatsApp que quer salvar

Acesse o grupo que possui o contato do WhatsApp que quer salvar. Clique na barra superior que tem o nome do grupo para acessar os dados do grupo e a lista de membros.

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp com seta indicando a barra superior com o nome do grupo
Clique na barra com o nome do grupo na parte superior da conversa (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Selecione o contato que deseja salvar

Procure pelo usuário a ser salvo na lista de contatos e clique no número dele.

Captura de tela mostra janela com a lista dos membros do grupo e seta apontando para um usuário que terá seu número salvo
Pressione o nome do membro do grupo a ter seu contato salvo (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Pressione em “Adicionar aos contatos”

No WhatsApp para smartphones Android, ao pressionar no contato a ser salvo, uma janela pop-up vai aparecer. Aqui, clique em “Adicionar aos contatos”. Por outro lado, no WhatsApp para o iOS, ele mostrará a página do contato, com um botão “Criar contato”, que deve ser pressionado.

Captura de tela mostra janela com os dados do usuário a ser salvo no iOS com seta indicando o botão "Criar contato" e "Adicionar aos contatos" no Android
Clique no botão “Adicionar aos contatos” na janela que surgir no Android, ou em “Criar contato” na nova tela que aparecer no WhatsApp para iOS (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Adicione os dados da pessoa a ser salva

Na nova página, digite dados como “Nome”, “Sobrenome” e o número de celular que quer salvar. Lembrando que caso seja um contato com número internacional, pode ser preciso indicar o DDI do país. Após isso, toque em “Salvar”.

Captura de tela mostra janela para criar novo contato no WhatsApp com seta apontando para botão "Salvar"
Adicione o “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone” do contato de WhatsApp a ser salvo. Depois, clique em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como salvar um contato no WhatsApp pelo QR Code de outra pessoa

1. Abra as configurações do WhatsApp

Acesse as configurações do WhatsApp. Em um Android, clique nos três pontos no canto superior direito e toque em “Configurações”, enquanto no iOS basta tocar em “Configurações” no canto inferior direito. Na nova tela, ao lado do seu nome, toque no ícone de QR Code.

Captura de tela mostra a tela de configurações do WhatsApp com seta indicando botão "QR Code" ao lado do nome do usuário
Abra as configurações do WhatsApp e clique no botão “QR Code” posicionado ao lado do seu nome no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Clique em “Escanear código”

A nova janela mostrará o seu QR Code, que pode ser compartilhado externamente. Para escanear QR Code, toque no botão “Escanear código” na parte superior direita no Android, ou em “Escanear” na região inferior caso esteja usando um iPhone.

Captura de tela mostra a tela de QR Code do WhatsApp com seta indicando botão "Adicionar aos contatos"
“Pressione em “Escanear código” e faça a leitura do QR Code do WhatsApp. Após isso, clique em “Adicionar aos contatos” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione o novo contato do WhatsApp e salve

Faça a leitura do QR Code do outro usuário. O WhatsApp pode pedir que clique no botão “Adicionar aos contatos” ou então ir direto para a tela onde deve-se inserir os dados do contato. Adicione o número, “Nome” e “Sobrenome” e toque em “Salvar”.

Captura de tela mostra a tela para preencher os dados do contato a ser Salvo no WhatsApp, com seta indicando botão "Salvar"
Preencha todos os dados do novo contato a ser adicionado e pressione em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Dá para ler o QR Code de um contato do WhatsApp pela câmera do telefone?

Sim. O QR Code de um contato do WhatsApp pode ser lido diretamente pela câmera do telefone. Muitos smartphones já vêm com a função de leitura de QR Codes integrada à câmera, permitindo ler até mesmo um QR Code de um contato do WhatsApp. Abra a câmera do celular, direcione para o QR Code e o contato será reconhecido automaticamente.

Por que não consigo adicionar um contato no WhatsApp?

Quando um contato não aparece no WhatsApp, pode haver várias razões, como número não cadastrado no WhatsApp, por exemplo. Também é possível que o número seja inválido, ou até mesmo não tenha as permissões necessárias para funcionar. Também pode ser preciso alterar o nome de um contato no WhatsApp para que apareça na lista. Veja os principais motivos:

  • Número inválido: o contato não será exibido se o número estiver incorreto ou não existir.
  • WhatsApp Web: contatos não podem ser adicionados pelo WhatsApp Web.
  • Conta inexistente: o contato deve ter uma conta no WhatsApp para aparecer.
  • Falta de permissão: o WhatsApp precisa de acesso aos contatos do telefone.
  • Nome diferente: se o contato foi salvo com outro nome, atualize-o para encontrá-lo na lista.

Posso adicionar um contato pelo WhatsApp Web?

Não. O WhatsApp Web é basicamente um espelho do aplicativo para smartphones do mensageiro, se limitando a exibir mensagens recebidas no celular. Embora não seja possível salvar contato no WhatsApp Web de forma nativa, existem maneiras alternativas para adicionar contatos.

Uma opção é usar o Google Contacts ou o iCloud, onde você pode adicionar o número do contato na lista de contatos da sua conta do smartphone e, após a sincronização, ele aparecerá no WhatsApp Web. Outra opção é utilizar a extensão de navegador InTouchApp, que permite salvar e sincronizar contatos diretamente no Google Chrome.

Tem como permitir que o WhatsApp acesse meus contatos do telefone?

Sim. Para fazer isso, no Android vá até as configurações do seu dispositivo, procure por ‘Apps’ ou ‘Aplicativos’, selecione o WhatsApp e depois vá em ‘Permissões’. Lá, será possível mudar permissões do aplicativo, incluindo o acesso a seus contatos. No iPhone, acesse os “Ajustes” role a página até encontrar o WhatsApp e permita o acesso aos contatos.

É possível adicionar um contato no WhatsApp sem salvar o número?

Não. Para adicionar um contato, é preciso salvar o número de telefone dele em sua agenda do celular. Exige-se um número de telefone válido para criar uma conta no WhatsApp. Por outro lado, é possível iniciar conversa no WhatsApp sem salvar o número, bastando digitar o número desejado na barra de pesquisa do aplicativo.

Dá para excluir um contato do WhatsApp?

Sim. Para apagar contato do WhatsApp, basta excluir o contato da sua lista de contatos do celular, visto que o mensageiro se baseia na sua agenda telefônica. Depois de excluir o contato, será preciso aguardar a atualização automática da lista de pessoas no app, ou então forçar a atualização no botão presente no canto superior direito na janela de conversas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gustavo de Lima Inacio

Gustavo de Lima Inacio

Especializado em tecnologia, Gustavo de Lima Inacio produz conteúdo sobre tecnologia desde 2015. Fanático por games, smartphones e PCs, tem passagens por TudoCelular e Canaltech, e é roteirista do canal Matheus Kise no YouTube.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados