Bitcoin Cash: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Aprenda a diferença entre bitcoin cash e bitcoin e a origem dessa criptomoeda

Jean Prado
Por

Bitcoin, bitcoin cash, ethereum, ripple, IOTA, litecoin… Essa sopa de letrinhas de criptomoedas é realmente confusa. Principalmente quando falamos do bitcoin cash: quais as diferenças entre ele e o bitcoin, na prática? Quanto vale hoje? Como comprar? Dá pra minerar? Descubra nos parágrafos abaixo.

O que é Bitcoin Cash
Bitcoin Cash (Imagem: Divulgação)

Como surgiu o bitcoin cash?

A origem do bitcoin cash (BCH) é bem curiosa. Na metade de 2017, iniciou-se um debate na comunidade do bitcoin sobre a necessidade de mudar a forma como a criptomoeda funciona para aumentar o número de transações por segundo; normalmente, usuários precisam esperar mais de um dia para que a transação seja registrada na rede de blockchain.

E aí, como resolver? Por meio do protocolo SegWit (Segregated Witness), foi proposto um soft fork no bitcoin, que não altera compatibilidade com as soluções atuais e aumenta em oito vezes a capacidade de transações. Além disso, ele protege melhor as transações de um terceiro mal-intencionado. Caso seja identificado que ela foi alterada por um outro integrante, a operação não é executada.

Como não houve consenso na comunidade, foi feito um hard fork no bitcoin, ou seja, uma nova criptomoeda foi criada. Assim que nasceu o bitcoin cash.

Pra que serve o bitcoin cash?

A princípio, o bitcoin cash servia para substituir o bitcoin. Porém, não houve consenso na comunidade da criptomoeda e o BCH foi forjado como uma nova criptomoeda. Desde então, temos BTC e BCH e ele ganhou muito suporte nas corretoras ao redor do mundo.

Como minerar bitcoin cash?

Normalmente, não vale muito a pena minerar bitcoin cash em casa pelo alto consumo de energia, muita exigência de poder de processamento e baixo retorno em relação ao que você investe, tanto em dinheiro quanto em equipamentos.

Se você ainda quiser começar a minerar, pode entrar no que é chamado de pool de mineração, onde diversos usuários se juntam para unir o poder de processamento e dividir os lucros do retorno. Neste caso, você pode minerar com seu processador ou placa de vídeo, mesmo que elas não sejam feitas especificamente para isso. Os mais conhecidos são AntPool, VVPool e ViaBTC.

Além disso, é possível participar de alternativas como cloud mining para minerar bitcoin cash (ou até mesmo bitcoin). Neste caso, você fecha um contrato com a empresa, pagando mensalmente ou uma vez só, e recebe uma porcentagem do que a empresa minerou.

No cloud mining, não é necessário minerar no seu próprio computador: a própria empresa usa o dinheiro que você deu no contrato para sustentar a compra de hardware. Os mais conhecidos são Bitcoin.com Pool, Eobot e ViaBTC.

Como acompanhar a cotação do bitcoin cash

Criptomoedas são um ativo de alta volatividade que mudam de valor a cada minuto, e o bitcoin cash não é diferente. Portanto, as cotações devem ser acompanhadas ativamente. Você pode se informar sobre a cotação dos ativos de diversas maneiras. 

Google

O Google exibe a cotação de uma criptomoeda de maneira bastante direta. Basta digitar bitcoin cash ou o código BCH na barra de buscas e apertar enter.

o que é Bitcoin Cash - cotação Google
Bitcoin Cash (Imagem: André Leonardo/ Tecnoblog)

Aplicativo Stocks

Donos de dispositivos iOS podem utilizar o Stocks para a mesma função e acompanhar seus ativos por um aplicativo desenvolvido pela Apple.

Sites especializados

Você também utilizar sites como o CoinMarketCap que informa as cotações do bitcoin cash e de outros ativos em tempo real. Além destas opções, você pode acompanhar os sites ou aplicativos das corretoras que trabalham com criptoativos.

Como comprar bitcoin cash

No Brasil, o Mercado Bitcoin aceita pagamentos em reais para comprar bitcoin cash. Além disso, existem grandes exchanges de BCH como OKEX, HitBTC, Coinbase, Huobi e Binance. Nestas, é bom ter atenção: muitas vezes, você precisa comprar bitcoin e depois usar o bitcoin para comprar bitcoin cash, pois nem todas aceitam USD para BCH automaticamente.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados

Relacionados