Como carregar o Kindle na tomada [PowerFast Charger]
Saiba como carregar o Kindle na tomada usando o adaptador oficial da Amazon; descubra se você pode usar carregadores de celular
Carregar o Kindle na tomada é uma atividade mais complicada do que deveria ser, principalmente porque a Amazon vende o adaptador oficial separadamente e não os envia com os leitores de e-books. No entanto, você pode usar outros carregadores de eletrônicos desde que eles possuam as mesmas características do carregador oficial.
Como carregar o Kindle na tomada
Por padrão, a Amazon não vende nenhum modelo de Kindle com um adaptador de tomada incluso. O kit traz sempre o leitor de e-books, o cabo USB-A/microUSB para alimentação e transferência de dados e os manuais. Nada além disso. Mesmo os modelos premium, como o Kindle Oasis (2019) não vêm com carregador na caixa.
Isso acontece por dois motivos: 1) o consumo de energia do Kindle é baixo e, dependendo do uso, uma única carga pode durar meses. Assim, a Amazon considera que o carregamento via porta USB do computador é o suficiente para a maioria dos usuários, por mais lento que o processo seja (de 4 a 6 horas ou mais, dependendo do modelo). 2) a Amazon vende um adaptador de tomada chamado PowerFast.
Segundo a fabricante, o PowerFast é capaz de fazer uma carga completa em um Kindle Paperwhite em até 4 horas ou em um Kindle tradicional em até 3 horas. Embora o nome sugira carregamento rápido como o de smartphones, os Kindles não são compatíveis com tal tecnologia (a comparação é com o carregamento via porta USB).
No entanto, não é preciso comprar um adaptador de tomada oficial para carregar um Kindle na tomada. Estas são as especificações do PowerFast quanto à entrada e saída de energia:
- Entrada: 100-240 V ~ 0,3 A 50/60 Hz;
- Saída: 5,2 V – 1,8 A.
O adaptador da Amazon é bivolt (100 a 240 V), a saída possui uma tensão elétrica (erroneamente chamada de “voltagem”) de 5,2 V e uma corrente (o termo “amperagem” também é errado) de 1,8 A. Ou seja, se você possui um carregador de celular que atenda estas exatas especificações, não é preciso comprar o modelo dedicado.
Claro que o PowerFast é otimizado para os Kindles e o mais indicado para carregar os leitores de e-books numa tomada, mas não é a única opção para donos do e-reader.
Carregar um Kindle na tomada é simples:
- Conecte o cabo USB ao Kindle e ao carregador;
- Conecte o carregador à tomada;
- Desconecte-o quando o carregamento terminar.
Alguns modelos possuem um LED indicativo de carga, que acende em amarelo durante a carga e muda para verde quando a bateria atinge 100%.
E pronto.