TB Responde Brasil

Como consultar a restituição do seu Imposto de Renda

Saiba como consultar a restituição do Imposto de Renda; o processo pode ser feito no site da Receita Federal ou no aplicativo para celular

Wagner Pedro
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A restituição do Imposto de Renda é uma espécie de reembolso feito pela Receita Federal para os cidadãos que contribuíram mais do que o necessário. Isso geralmente ocorre por conta das deduções, que podem fazer com que o saldo a pagar seja menor que o imposto retido na fonte. Para saber se você tem direito a algum valor, basta efetuar uma consulta no site do órgão ou pelo aplicativo Pessoa Física. Abaixo, vou te mostrar como realizar esses procedimentos.

Aplicativo da Receita Federal para declaração de Imposto de Renda (Imagem:Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Aplicativo da Receita Federal (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Tutorial em vídeo

Time needed: 1 minute.

O site da Receita Federal não exige muitos dados, então a consulta pode ser realizada rapidamente. Veja abaixo:

  1. Acesse a página:

    Abra o navegador e acesse a página Consulta Restituições IRPF;

  2. Informe os dados:

    Digite seu CPF, data de nascimento, escolha o ano de consulta e digite os caracteres. Feito isso, clique no botão “Consultar” para visualizar os resultados sobre sua declaração e a possível restituição.

Como consultar a restituição pelo aplicativo

A restituição do Imposto de Renda também pode ser consultada pelo aplicativo Pessoa Física, disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS). Confira:

  1. Com o aplicativo aberto, toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Consulta Restituição”;
  2. Digite seu CPF, escolha o ano referente à consulta e toque em “Consultar” para visualizar as informações.

Qual o calendário para os pagamentos da restituição?

A ordem dos pagamentos é determinada com base nas datas que o Imposto de Renda foi enviado. Ou seja, aqueles que fizeram a declaração mais cedo serão os primeiros a receber a restituição. No entanto, pessoas com mais de 60 anos ou deficientes têm prioridade.

Este ano, o valor poderá ser recebido via Pix, mas existe uma ressalva: apenas o CPF deve ser usado como chave — e-mails, telefones ou chaves aleatórias não são aceitos.

Confira abaixo o calendário de restituição do IRPF 2022:

LoteData da liberação
Primeiro lote31 de maio
Segundo lote30 de junho
Terceiro lote29 de julho
Quarto lote31 de agosto
Quinto lote30 de setembro

Com informações: Gov.Br.

Esse conteúdo foi útil?

Wagner Pedro

Autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque