Como deixar o PC mais rápido (Windows)

Com essas dicas, seu sistema operacional da Microsoft vai ficar mais leve e rodar melhor e mais rápido no seu computador

Jean Prado
• Atualizado há 1 ano e 11 meses

É comum que computadores com Windows fiquem lentos ao longo do tempo. Mas você não precisa formatar o computador ou trocar seu HD por um SSD (embora seja recomendado) para deixar o PC mais rápido. Veja essas dicas para deixar seu computador com sistema operacional da Microsoft mais leve.

1. Desinstalar programas e antivírus que você não usa

Uma das piores coisas que você pode fazer com seu computador é deixar vários programas que você não usa instalados e ocupando espaço. Eles provavelmente estão iniciando com o Windows, ficam ativos o tempo inteiro, e consomem RAM ou poder de processamento. Chegou a hora de desinstalar.

Para fazer isso, entre no Painel de Controle (pelo Windows 10, pressione o botão de Windows, escreva Painel de Controle e aperte Enter). Depois, procure pela opção de Desinstalar um programa. Selecione os programas ou aplicativos que você não usa e clique em Desinstalar/Alterar.

No Windows 10, também dá para remover alguns aplicativos nativos em Configurações > Aplicativos. Basta clicar no app e depois em Desinstalar.

Ah, se o seu computador tiver mais de um antivírus, é bom desinstalar também – ou trocá-lo por um mais rápido. Neste post, nós mostramos os antivírus mais velozes e que não atrapalham o desempenho do seu computador. Uma das dicas é, justamente, manter apenas um antivírus instalado na máquina.

2. Desativar o Windows Defender

Outro programa que pode deixar o seu computador lento é o Windows Defender, antivírus padrão do Windows. Por mais que ele seja eficaz, é o mais lento para fazer a verificação de vírus e atrapalha a performance do seu computador. Veja neste post como desativar essa proteção ou desabilitar por completo o Windows Defender.

3. Apagar fotos, vídeos e arquivos que você não usa

Nós também falamos no post sobre antivírus, mas vale lembrar: quanto mais arquivos (fotos, vídeos, instaladores, etc) você tiver, mais tempo o seu antivírus e outros programas vão levar para escanear o seu HD. Uma opção é mandar o conteúdo para nuvem como Google Drive ou Dropbox. Não custa reforçar que vale trocar o seu HD por um SSD, já que o principal motivo de um computador ficar lento é a baixa velocidade de acessar as informações no disco rígido.

4. Usar o CCleaner

Um programa que ajuda na limpeza do Windows é o CCleaner. Ele examina itens do registro que não são mais usados, limpa a lixeira, histórico de navegação (se você optar) e vários outros itens que ajudam a limpar o entulho do seu computador. Faça manutenções frequentes usando o utilitário na sua máquina.

5. Remover programas da inicialização do Windows

Isso não só ajuda o computador a inicializar mais rápido, como faz com que menos programas fiquem ativos enquanto você está usando o PC, o que deixa ele mais leve. Para fazer isso, clique na Barra de Tarefas com o botão direito do mouse e vá em Gerenciador de Tarefas. Depois, abra a aba de Inicializar.

Em versões anteriores do Windows, aperte o botão iniciar, digite msconfig e aperte Enter. Na aba Inicialização de Programas, remova os programas que você não quer que iniciem junto com o Windows.

6. Limitar aplicativos em segundo plano

No Windows 10, também é possível limitar os aplicativos que podem ficar em segundo plano, também economizando memória RAM e poder de processamento do seu computador. Para fazer isso, entre em Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano.

7. Bônus: formatar o computador

Essa última opção não é ideal para todos e também mais radical. Afinal, há um conhecimento técnico envolvido e você precisa fazer backup dos seus arquivos. No entanto, fizemos um tutorial aqui sobre como formatar o seu Windows 10 e aqui para o Windows 7. Boa sorte e deixe o seu PC mais rápido com as dicas!

Relacionados

Escrito por

Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.