Como desativar o Controle dos Pais da Play Store

Entenda como funciona e saiba como fazer para desativar o controle dos pais, recurso da Play Store, caso não seja necessário

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 11 meses
Saiba como desativar o controle dos pais, recurso parental da Play Store (Imagem: Andrea / Pexels)
Saiba como desativar o controle dos pais, recurso parental da Play Store (Imagem: Andrea / Pexels)

Na Play Store, a loja de aplicativos do Android, todo o tipo de conteúdo está disponível: apps, livros, filmes e jogos. Com tanta variedade à disposição, o Google oferece um recurso aos responsáveis por crianças para restringir o acesso: o Controle dos Pais. Com a opção ativada, o usuário impede que apps sejam baixados e mídias sejam vistas, de acordo com a idade.

Entretanto, caso você esteja com esta função ativada no seu Android e por algum motivo precise desabilitá-la, confira a seguir como desativar o Controle dos Pais na Play Store.

Como desabilitar o Controle dos Pais na Play Store

Você pode precisar desativar a opção por querer acessar algum conteúdo que não está disponível com o Controle ativo ou por não haver mais acesso de crianças a um determinado aparelho. Para estes ou outros casos, siga os passos abaixo para desabilitar o recurso:

  1. Abra a Play Store no seu aparelho;
  2. Na tela inicial, acesse o menu, no canto superior esquerdo, o botão com “três barrinhas”;
  3. Selecione a opção “Configurações”;
  4. Toque na opção “Controle dos Pais”;
  5. Desmarque a opção de “Controle dos Pais” que está ativa. Será necessário digitar o código PIN criado quando a opção é habilitada pela primeira vez.
É possível desativar o Controle dos Pais através das configurações (Imagem: Reprodução / Play Store)
É possível desativar o Controle dos Pais através das configurações (Imagem: Reprodução / Play Store)

Não lembro do código PIN

Caso você não consiga lembrar o código criado quando o “Controle dos Pais” foi ativado, será necessário redefinir. Veja abaixo como fazer:

  1. Toque em “Configurações” no seu aparelho;
  2. Toque em “Aplicativos”;
  3. Procure por “Google Play Store” e toque;
  4. Selecione a opção “Armazenamento”;
  5. Selecione “Limpar dados”, no menu inferior.
Em caso de esquecimento do PIN, você consegue redefinir as configurações e cadastrar novo código (Imagem: Reprodução / Android)
Em caso de esquecimento do PIN, você consegue redefinir as configurações e cadastrar novo código (Imagem: Reprodução / Android)

O Controle dos Pais será desativado e o PIN redefinido. Caso precise habilitar novamente, será necessário cadastrar um novo código.

Quais as restrições do Controle dos Pais?

  • Apps e jogos: De acordo com a classificação que você escolher, os apps não poderão ser baixados caso estejam dentro da restrição de idade selecionada;
  • Filmes: o download ou reprodução de filmes não será possível se estiverem fora do limite estabelecido pela escolha da classificação;
  • Livros: Enquanto o Controle dos pais estiver ativo, livros com linguagem sexualmete explícita ou dentro das restrições de idade selecionadas não poderão ser lidos ou baixados;

Com informações: Google;

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados