Como fazer Boomerang no Instagram

Veja como criar boomerang pelo recurso nativo do Instagram e como aplicar o efeito em um vídeo pronto usando o CapCut

Ronaldo Gogoni Amanda Machado
Por e
• Atualizado há 1 ano
Instagram terá mapa com localização de amigos em tempo real
Como fazer Boomerang no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Boomerang é aquele vídeo em loop, reproduzido com um efeito de “vai e volta”, como se fosse um GIF. O Instagram tem um recurso nativo para criar esse efeito, mas também é possível transformar vídeos prontos em Boomerang usando apps de terceiros.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo para criar um Boomerang no Instagram é feito pelos Stories, seguindo esses passos:

  1. Clique para adicionar um Story

    No seu perfil, clique no sinal de “+” no canto superior direito e depois clique em “Story”;perfil instagram adicionar story

  2. Clique em “Câmera”

    É preciso ir à opção “Câmera”, a primeira que aparece na tela;câmera adicionar story instagram

  3. Clique no ícone de Boomerang

    Na lateral esquerda da tela, clique no ícone de Boomerang, representado pelo símbolo do infinito;botão boomerang story instagram

  4. Faça o Boomerang

    Clique no círculo que está no centro da tela para criar o Boomerang; caso queira, é possível escolher um dos filtros, basta clicar no que deseja e depois clicar novamente para o vídeo ser criado.filtro boomerang instagram

Após fazer a captura do Boomerang, antes de publicá-lo, você consegue adicionar textos e usar as figurinhas do Instagram, como GIF, localização, menção, enquete, avatar e todos os outros.

Ao finalizar, você pode optar por publicar o Boomerang apenas nos Stories ou salvá-lo na galeria do seu dispositivo para publicá-lo no Feed.

salvar boomerang galeria celular

Como transformar um vídeo em Boomerang

O CapCut é um aplicativo móvel gratuito de edição de vídeos disponível para Android e iOS que possui diversos recursos. Um deles é a possibilidade de fazer Boomerang a partir de um vídeo da galeria do seu celular.

Para usar o CapCut, não é necessário fazer login com a sua conta do Instagram, mas é preciso permitir o acesso à galeria de fotos e vídeos do celular e à câmera do dispositivo, caso queira fazer a filmagem na hora.

  1. Clique em “Novo projeto”;
    novo projeto app capcut
  2. Selecione o vídeo da sua galeria, recorte onde deseja e clique em “Adicionar”;
    adicionar vídeo capcut
  3. Ao abrir o vídeo na página de edição, clique no sinal de “+” para adicionar o mesmo vídeo novamente;
    duplicar vídeo capcut
  4. Toque no segundo vídeo adicionado, procure a opção “Reverso” na parte inferir da tela, clique nela e espere completar a função.
    botão reverso capcut

Pronto, o Boomerang está feito. Depois, clique na seta localizada na parte superior direita para exportar o clipe criado. Lembrando que na versão gratuita do app um encerramento com o nome do aplicativo é adicionado ao final do vídeo.

Se não quiser o CapCut para isso, outra opção para transformar vídeo em Boomerang é o aplicativo Boomerang Vídeo Loop Editor, disponível para Android e iOS.

Como deixar um Boomerang em câmera lenta

É possível editar um vídeo em câmera lenta com o CapCut. No app, você consegue controlar a velocidade em partes diferentes, utilizando modelos já prontos ou personalizando manualmente.

Para celulares Android também temos o app Boomerate. Nele você pode diminuir a velocidade do Boomerang de forma rápida e até mudar a forma de reprodução.

Como fazer Boomerang no Instagram com o Live Photos do iPhone

O Live Photos, disponível em dispositivos da Apple, é outra alternativa para criar Boomerang no Instagram, inclusive, de um jeito bem fácil, já que recurso registra um segundo e meio antes e depois da foto tirada.

  1. Ative a opção de Live na câmera do seu iPhone. Para isso, abra a câmera, arraste para cima e na opção que possui um ícone com vários círculos, clique em “Ativado”;
    live photos câmera iphone
  2. Tira a foto que deseja;
  3. No Instagram, vá em adicionar “Story”;
  4. Procure na galeria a foto Live tirada;
  5. Ao aparecer a foto na tela, clique em “Boomerang”, no símbolo de infinito localizado na parte superior da tela.
    botão boomerang instagram live photo

Pronto. O efeito já aparecerá e você poderá compartilhar no seu Story ou salvar o Boomerang na galeria do dispositivo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados