Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como funciona o Zenly

Além de informar a localização dos seus amigos em tempo real, esse aplicativo entrega vários recursos; saiba como funciona o Zenly

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A segurança de nossos amigos/familiares é algo importante. Felizmente, já é possível monitorar a localização dessas pessoas em tempo real para garantir que está tudo bem. Essa função pode ser cumprida com certa maestria pelo Zenly, um aplicativo que, além de exibir a localização, entrega outros recursos divertidos. Abaixo, vou te explicar como funciona a plataforma.

Zenly (Imagem: Divulgação/Zenly)

O Zenly está disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS). O princípio básico do aplicativo é informar a sua localização em tempo real para seus amigos/familiares — e vice-versa. Assim, vocês podem determinar se está tudo bem ou se alguém precisa de ajuda.

Na verdade, ele funciona basicamente como uma rede social. Após enviar os dados necessários para a criação da conta, é possível adicionar usuários pelo nome, número de telefone, agenda ou até mesmo encostando os celulares. Feito isso, seu perfil já pode visualizar onde cada pessoa se encontra.

Recursos

Além de exibir a localização, o Zenly também entrega uma série de recursos. Por exemplo, o aplicativo permite que o usuário saiba o número de vezes que seu perfil foi visualizado por outras pessoas — ele não mostra o nome de quem visualizou.

A plataforma também entrega a possibilidade de alterar o estilo do mapa. Há três tipos disponíveis:

  • Zenly: esquema de cores personalizados para que o usuário encontre seus amigos com mais facilidade;
  • Padrão: visualização clássica (incluindo nome das ruas);
  • Satélite: visualização baseada em imagens de satélite.

Curiosamente, o aplicativo ainda informa quando seus amigos estão dormindo — um ícone de lua é exibido no avatar. Caso queira, é possível receber uma notificação para alertar quando o usuário acordar. Essa “mágica” é feita usando os sensores do próprio celular.

É possível verificar quais amigos estão dormindo (Imagem: Divulgação/Zenly)
É possível verificar quais amigos estão dormindo (Imagem: Divulgação/Zenly)

O Zenly também oferece um recurso de reuniões. Funciona assim: sempre que dois (ou mais) amigos estiverem no mesmo local, um ícone de fogo será mostrado no mapa para alertar que há uma concentração de pessoas conhecidas.

Outra função disponível é a de montar um trajeto até a localização de um amigo/familiar. Após selecionar a opção, o aplicativo consegue criar uma rota para ser usada em plataformas de navegação instaladas no celular, como o Google Maps.

Se você gosta de conhecer novos lugares, as “Pegadas” são um recurso para ficar de olho. Assim que uma área for explorada, o aplicativo mostrará no mapa que seu perfil esteve por lá. Vale ressaltar que as informações e detalhes das áreas desbloqueadas não são exibidas publicamente.

Recurso de "Pegadas" da Zenly (Imagem: Divulgação/Zenly)
Recurso de “Pegadas” do Zenly (Imagem: Divulgação/Zenly)

Para aumentar a interação, o Zenly disponibiliza um chat para que os usuários conversem, mandem emojis, fotos e vídeos. Assim como outros apps, é possível excluir uma mensagem enviada por engano, apagando-a para todos.

É normal que, em alguns momentos, você não queira compartilhar sua localização. Pensando nisso, a plataforma entrega um modo fantasma, que permite decidir quais amigos podem te encontrar. O recurso tem três opções:

  • Exata: mostra a localização exata em tempo real;
  • Aproximada: mostra uma localização aproximada — a distância da localização real pode ir de 10 metros a 1,2 km;
  • Fora do ar: a localização é fixada no último local registrado antes de ativar o modo fantasma.

Privacidade e segurança

Como se trata de um aplicativo que compartilha a localização, é comum ficarmos com dúvidas a respeito da segurança.

De acordo com o Zenly, os dados de localização são privados e não são compartilhados ou vendidos a terceiros.

A empresa ainda afirma que, apesar de guardar a maioria das informações enquanto a conta está ativa, se ela for deletada, os dados também são excluídos automaticamente.

Além disso, se a conta não for utilizada em um período de 12 meses, ela é deletada para evitar qualquer possibilidade de armazenamento de dados.

Para conhecer mais detalhes sobre a política de privacidade do Zenly, acesse a página dedicada ao assunto.

Agora que você sabe como funciona o aplicativo, pretende baixá-lo em seu celular para usar com seus amigos e familiares ou ainda acha que ele não se encaixa no seu dia a dia? Conta para a gente nos comentários!

Com informações: Zenly.