Como impedir que o iOS delete aplicativos sem uso do iPhone

Socorro, o aplicativo sumiu! Se os seus aplicativos antigos estão sumindo do iPhone, acompanhe as dicas e volte a usá-los novamente

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
iphone sobre a mesa

Socorro, o aplicativo sumiu! Se os seus aplicativos antigos estão sumindo do iPhone, acompanhe o texto para entender por que isso está acontecendo e como reverter o processo que deleta apps sem que o dono precise confirmar a operação no seu celular.

Se um ou outro aplicativo sumiu do seu iPhone pode ser que o recurso que remove automaticamente os aplicativos não usados, mas mantém seus documentos e dados (histórico, fotos editadas ou mensagens trocadas, por exemplo), esteja ativado para ganhar espaço de armazenamento no aparelho. Isso significa que, se o mesmo aplicativo for reinstalado, os dados serão restaurados e tudo voltará a ser como foi.

Porém, sempre tem um porém, isso só vai acontecer se o aplicativo ainda estiver disponível na App Store. Caso o desenvolvedor tenha tirado o software da loja, você perde o acesso ao aplicativo de vez. Ficam, apenas, arquivos e pastas gerados por ele.

Ok, como desativar isso?

Como impedir que o iPhone delete aplicativos sem uso

Você vai precisar alterar uma coisa bem simples nas suas configurações:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Toque em “iTunes e App Store”;
  3. Desmarque a opção “Desinstalar Apps não Usados”.

Depois disso, baixe novamente o seu aplicativo e restaure os dados que foram usados nele. Se você não se lembra exatamente quais aplicativos sumiram, podem consultar o seu histórico de compras (com alguma paciência) e checar quais apps você já baixou.

Desinstalar Apps Nao Usados

Como ver o histórico de compras da App Store

  1. Acesse Ajustes;
  2. Toque em “iTunes e App Store”;
  3. Toque no “ID Apple” e em “Ver ID Apple”;
  4. Deslize até encontrar o “Histórico de compras” e toque nessa opção.

Note que se você usa o Compartilhamento Familiar, verá neste histórico de compras o que você comprou com o seu Apple ID, mas não o que os outros familiares compraram. Para ver o que outros familiares e crianças compraram, use o Apple ID deles.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados