Como instalar mods e conteúdos personalizados no The Sims 4

Aprenda como instalar mods no The Sims 4, e personalize sua experiência com diversos itens cosméticos e novos modos de jogo

Ronaldo Gogoni
• Atualizado há 1 ano e 11 meses

The Sims 4, a mais recente versão do simulador de vida real, conta com suporte a mods e conteúdos personalizados, criados pela comunidade. Estes arquivos, compatíveis com as versões de macOS e Windows do game, permitem adicionar itens cosméticos e até alterar o comportamento do game. Aprenda a seguir como instalar mods no The Sims 4.

The Sims 4 (Imagem: Divulgação/Maxis/Electronic Arts)
The Sims 4 (Imagem: Divulgação/Maxis/Electronic Arts)

Qual a diferença entre mods e conteúdos personalizados?

Muita gente acha que os mods e conteúdos personalizados para The Sims 4 são a mesma coisa, mas na verdade, cada um se enquadra em uma categoria bem distinta do outro.

De um modo geral, temos:

  • Conteúdos personalizados: Chamados de CPS, ou CC (de Custom Content em inglês), são itens tangíveis geralmente cosméticos, como cabelos, roupas, móveis, quadros, sapatos e etc;
  • Mods: São modificações no script de The Sims 4, que alteram a forma como o jogo se comporta.

Além destes, há também os Lots, que são os imóveis, como casas, e os Sims, que são novas opções de personagens personalizados pela comunidade.

Como instalar mods no The Sims 4

As versões de The Sims 4 para Windows e macOS suportam a inclusão de mods e conteúdos personalizados de forma nativa, mas o jogador precisa ativar os recursos antes.

Faça o seguinte:

Configurações de The Sims 4 no PC (Imagem: Reprodução/Maxis/Electronic Arts)
Configurações de The Sims 4 no PC (Imagem: Reprodução/Maxis/Electronic Arts)
  1. Abra The Sims 4 em seu computador;
  2. Clique em “Menu de Opções” (os três pontinhos no canto direito superior da tela);
  3. Clique em “Opções de Jogo”, “Outro”;
  4. Marque as caixas “Habilitar conteúdo personalizado e modificações” e “Modificações de Script Permitidas”;
  5. Clique no botão “Aplicar Alterações”.

Feito isso, feche o jogo. Para que The Sims 4 reconheça os mods e conteúdos personalizados quando forem adicionados, ele não pode estar em execução.

Você pode encontrar mods e conteúdos personalizados realizando buscas na internet. Em geral, os arquivos virão compactados em pacotes .zip, .rar ou outro formato, por isso, é recomendado ter um descompactador instalado, como o WinRAR.

Uma vez que você tiver baixado os pacotes de arquivos com os mods e conteúdos personalizados, faça o seguinte:

  1. Descompacte os pacotes baixados;
  2. Na pasta com os arquivos, selecione todos os que possuam as extensões “.package” (conteúdos personalizados) e “.ts4script” (mods);
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e depois em “Recortar”;
  4. No Finder ou Explorador de Arquivos, navegue até a pasta “Documentos -> Electronic Arts -> The Sims 4 -> Mods”;
  5. Clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e depois em “Colar”;
  6. Os arquivos .package serão movidos para a pasta de mods.

Em alguns pacotes baixados, haverão também arquivos .blueprint, .bpi e/ou .trayitem, que são os Lots, e também .hhi, .householidbinary, .sgi e/ou também .trayitem, que são os Sims alternativos. Estes arquivos devem ser colocados na pasta “Documentos -> Electronic Arts -> The Sims 4 -> Tray”, usando o mesmo método acima.

As pastas Tray e Mods suportam subpastas, logo, você pode organizar categorias de arquivos para separar os tipos de alterações, até para identificar melhor o que apagar depois, caso não queira usar mais um mod ou conteúdo personalizado.

Exemplo da pasta Mods organizada com subpastas (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Exemplo da pasta Mods organizada com subpastas (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Uma vez que você terminar de transferir os mods e conteúdos personalizados para as pastas Mods e Tray, basta abir The Sims 4 normalmente. Se tudo for feito corretamente, o jogo exibirá uma lista de todas as modificações acrescentadas.

Você pode checar a lista em “Menu de Opções”, “Opções de Jogo”, “Outro”, “Exibir Conteúdo Personalizado”.

Com informações: PCGamesN, LevelSkip.

Relacionados

Escrito por

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.