Como usar o Keynote da Apple [Guia para Iniciantes]

Veja como funciona e quais são os principais recursos do Keynote da Apple, aplicativo para criação de apresentações

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
Como usar o Keynote da Apple [Guia para Iniciantes] / Photo by Gerson Repreza on Unsplash / Reprodução
Como usar o Keynote (Imagem: Reprodução / Photo by Gerson Repreza on Unsplash)

Aplicativo para Mac, iOS e iCloud, o Keynote facilita o seu trabalho na hora de fazer uma apresentação, montar seu portfólio, organizar uma reunião ou trabalhar em equipe. Para quem não está familiarizado com os recursos do app, montamos um Guia para Iniciantes com informações básicas do Keynote da Apple, explicando como ele funciona, quais são suas principais funções e recursos.

O que é o Keynote da Apple

Disponível para Mac, iPad, iPhone e PC, através do iCloud, o Keynote é um aplicativo da Apple que faz parte do pacote de software iWork. Focado na criação de apresentações, ele pode ser visto como uma versão da Apple para o Microsoft PowerPoint, tendo, inclusive, algumas compatibilidades com o programa, como importar e editar seus documentos.

Por meio de seus recursos é possível criar e editar apresentações dos mais variados tipos, usando ferramentas de texto, vídeo, imagem e áudio em seus slides. Além disso, os arquivos ficam integrado a todos os seus dispositivos Apple, e, nos casos de trabalhos em equipe, permitem que seus integrantes trabalhem cada um de sua respectiva casa, podendo acompanhar as alterações da apresentação atualizadas em tempo real.

Como usar o Keynote da Apple [Guia para Iniciantes] / Apple / Divulgação
Graças ao iCloud, uma apresentação do Keynote pode ser acessada em diversos aparelhos Apple (Imagem: Divulgação / Apple)

Como começar

Se você já sabe o que deseja apresentar, o primeiro passo para montar seu trabalho no Keynote é escolher um dos temas já instalados no app, divididos em categorias de acordo com seu estilo. O Keynote permite que você edite essa base de muitas formas diferentes, incluindo animações, efeitos, trilha sonora, fotos, áudios e outras dezenas de recursos. Nessas inserções, inclusive, é possível incorporar vídeos do YouTube e do Vimeo de maneira direta, sem precisar baixá-los ou abri-los em outro reprodutor de mídia.

Outra opção também, porém voltada para quem ainda está estruturando o seu trabalho, é o modo “Esboço”, disponível para iPhone e Ipad. Nele, ao invés de partir direto para um tema básico, em que já é preciso ter em mente o que será feito, você consegue estruturar sua apresentação tendo uma visão mais crua e ampla dos slides.

Dessa maneira você pode jogar suas ideias na tela sem medo, trocando a ordem das informações da apresentação, organizando-as da melhor maneira possível e vendo como o seu trabalho fica disposto de maneira geral. Depois, é só abrir a apresentação no desktop e começar a montagem final.

Como usar o Keynote da Apple [Guia para Iniciantes] / Apple / Divulgação
Mesmo estando em lugares diferentes é possível trabalhar em equipe no Keynote (Imagem: Divulgação / Apple)

Mais recursos disponíveis

Além de ser ótimo para apresentações presenciais, o Keynote também é uma ótima opção para quem precisa se apresentar durante uma videoconferência. Sua versão para Mac permite que os slides fiquem em uma janela à parte, sem tela cheia, de modo que quem está no comando da apresentação possa acessar arquivos, apps, anotações e todo tipo de material durante a reunião.

Além disso, quem possui um Apple Pencil pode incluir escritos à mão, brincando com cores e estilos, e deixando a apresentação ainda mais original.

Com informações: Apple Keynote

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Keynote na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados