TB Responde Aplicativos e Software

O que é Área de Transferência?

Saiba o que é Área de Transferência e como ela evoluiu, de uma ferramenta que só salvava texto para armazenar até imagens

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Á Área de Transferência é um recurso de sistemas operacionais essencial que permite copiar, recortar e colar conteúdos entre documentos ou aplicativos diferentes — ou seja, transfere de um para outro. Hoje, a ferramenta não lida mais apenas com texto puro e pode armazenar desde links até imagens. Saiba o que é a Área de Transferência.

BRRT / Prancheta / Pixabay / O que é Área de Transferência

O que é Área de Transferência?

A Área de Transferência é um recurso que sistemas operacionais de todos os tipos usam para armazenar dados em pequenas quantidades, como trechos de documentos, links e imagens, para uso entre aplicativos. É a Área de Transferência que armazena tudo o que você copia, recorta e cola, no computador ou celular, quando precisa mover um texto de lugar ou reproduzi-lo em outro documento, ou copia uma imagem, um link.

No início da computação, a Área de Transferência só era capaz de salvar dados em texto puro (plain text), sendo útil apenas para funções básicas de mover ou copiar palavras. Hoje, ela pode armazenar metadados em múltiplos formatos, reconhecer links, salvar atributos de cor ou mesmo imagens, planilhas e bancos de dados. No entanto, os dados recortados ou copiados não podem ser muito grandes. Caso contrário, pode dar erro.

Como acessar o histórico (Windows 10)

Histórico / o que é área de transferência

Normalmente, usamos esse recurso super útil através dos clássicos comandos de copiar, recortar e colar. Sejam por atalhos no teclado (Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V), com o mouse ou gestos no celular. Na maioria dos casos, você só pode usar o último dado copiado/recortado.

O Windows 10, por sua vez, conta com um recurso nativo muito bom, que é o de histórico: com o atalho “Win + V”, o sistema da Microsoft exibe uma extensa lista com diversos itens que você copiou ou recortou, que podem ser reutilizados quando quiser.

O macOS, o iPhone (iOS) e o Android não contam com esse recurso nativamente, mas você pode usar apps como Pastebot (macOS, apps.apple.com) ou Clipboard Manager (Android, play.google.com) que ativam o histórico, uma ferramenta que pode ser útil.

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque