Início / TB Responde / Internet /

O que é IaaS?

Uma das principais categoria da computação em nuvem; saiba o que é IaaS e conheça as vantagens de usar esse serviço

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O modelo de IaaS vem sendo adotado por várias empresas ao longo dos anos. Esse serviço de computação em nuvem chegou para facilitar o fornecimento de recursos, entregando aos usuários uma infraestrutura com rede e servidores, por exemplo, diretamente pela internet. Mas, afinal, o que é Iaas? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

IaaS é uma forma de computação em nuvem onde toda a infraestrutura, como servidores, rede e armazenamento, por exemplo, é disponibilizada pela internet para facilitar o fornecimento de recursos essenciais para a criação de um ambiente sob demanda.
O que é IaaS? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Empresas que fornecem IaaS, como Microsoft, IBM, Amazon e Google, permitem que os usuários reduzam ou aumentem os recursos conforme a necessidade. Assim, é possível ter mais ou menos desempenho apenas realizando uma solicitação no painel da plataforma.

Considerando que o armazenamento, rede, servidores e outros recursos são disponibilizados por um provedor especializado, o cliente não precisa se preocupar em fazer manutenções ou atualizações dos componentes. Além de ser mais prático, isso diminui os custos e elimina a necessidade de ter um data center de alto nível.

A IaaS representa um conjunto de recursos de computação de uso geral, podendo ser aplicada em diversas áreas da tecnologia. No entanto, esse tipo de serviço costuma ser contratado para uso em ambientes de desenvolvimento, testes de aplicativos, armazenamento, backups, computação de alto desempenho e análise de grandes volumes de dados.

Vantagens

  • Flexibilidade: o cliente pode adquirir apenas os componentes essenciais para seu uso e, caso seja necessário, aumentar ou reduzir os recursos;
  • Velocidade: é possível alocar pequenas ou grandes quantidades de recursos em questão de minutos;
  • Economia: a IaaS consegue ser uma opção mais econômica. Afinal, o cliente só paga por aquilo que usar e não tem custos de manutenção;
  • Menor latência: os provedores de IaaS estão presentes na maioria dos continentes. Isso significa que os servidores estão mais próximos do usuário, algo que reduz a latência e, consequentemente, melhora o desempenho;
  • Mobilidade: essa forma de computação em nuvem pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Segurança: um provedor de IaaS fornece métodos que garantem um alto nível de segurança para evitar invasões e manter os dados seguros.

Com informações: IBM.