O que é Intranet?

Uma rede de computadores privada que auxilia na gestão interna de empresas; saiba o que é intranet e conheça suas vantagens

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
A intranet é uma rede de computadores privada. Ela tem a mesma suíte de protocolos da internet, mas seu uso é exclusivo de uma determinada empresa ou organização, tendo como objetivo facilitar a troca de informações entre departamentos e melhorar a eficiência operacional.
A intranet é essencial em grandes companhias (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A internet é conhecida e usada por bilhões de pessoas todos os dias. Mas você sabia que existe uma “variante” dela chamada de intranet? Normalmente, essa rede é encontrada em empresas e só pode ser acessada por pessoas autorizadas. Abaixo, vou te explicar o que é intranet e quais suas vantagens.

A intranet é uma rede de computadores semelhante à internet, mas de uso exclusivo de uma determinada organização. Por isso, somente os computadores daquela empresa podem acessá-la. Essa tecnologia facilita a comunicação, permitindo que os funcionários troquem informações de maneira mais rápida entre os departamentos.

Diversas empresas usam a intranet em seus servidores, sendo um dos principais meios de comunicação interna. Por ela, o fluxo de dados (envio de documentos, formulários, memorandos, etc) é constante, reduzindo custos adicionais e ganhando velocidade na divulgação e distribuição das informações necessárias.

A intranet melhora a gestão de uma empresa/organização (Imagem: Clayton Cardinalli/Unsplash)
A intranet melhora a gestão de uma empresa/organização (Imagem: Clayton Cardinalli/Unsplash)

Apesar do uso interno, a intranet também permite que, computadores de uma filial conectados à internet por meio de uma senha, tenham acesso a conteúdos que estejam na matriz. Ou seja, essa tecnologia cria um canal de comunicação direto entre a empresa “mãe”, seus funcionários/colaboradores e as filiais.

A segurança é outro ponto importante da intranet. Para evitar que pessoas não autorizadas acessem à rede, as empresas investem em um firewall competente que filtra IPs e elimina possíveis ameaças. Portanto, há um esquema especial de segurança para impedir que informações sensíveis da companhia cheguem na concorrência ou até mesmo vazem na internet.

Vantagens da intranet

  • Melhora a comunicação entre a empresa e seus colaboradores;
  • Auxilia no desempenho das atividades internas, reduzindo custos e economizando o tempo gasto na realização das tarefas diárias;
  • Permite que os usuários tenham o controle de suas próprias informações;
  • Facilita a coordenação e a cooperação das equipes;
  • Promove a eficiência operacional ao disponibilizar informações rapidamente e com precisão;
  • Otimiza a comunicação com os fornecedores e clientes;
  • Ajuda na organização de pastas e documentos usados internamente.

Pronto, agora você já sabe o que é intranet e como essa tecnologia pode ser útil para empresas e grandes corporações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Intranet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados