O que é notificação push?

O que é notificação push e como pode ser chata ou útil no seu dia-a-dia, enquanto usa a tela do celular ou enquanto está bloqueada

Felipe Vinha
• Atualizado há 1 ano e 9 meses

Nem sempre queridas, mas muito úteis, as notificações via push são uma boa ferramenta de informação e que podem ser mais benéficas do que incômodas para quem usa muito celular. Porém, elas possuem algumas características e diferenças de outras notificações comuns. Saiba o que é notificação push e seus pontos.

o que é notificação push / Jonas Leupe / Reprodução

O que é uma notificação push?

A notificação comum é tudo aquilo que aparece na tela do seu celular, te avisando de alguma novidade, seja uma nova mensagem do WhatsApp ou um aplicativo que recebeu novo conteúdo. Dentro do campo de notificações, temos o “subgênero” conhecido como “push notifications”.

“Push”, do inglês, significa “empurrar”.

É literalmente o que um aplicativo faz na hora de enviar uma notificação deste tipo. Ele te “empurra” aquele conteúdo, mesmo que você não tenha solicitado. Por este exato motivo é que elas são diferenciadas e exigem um planejamento de quem as produz.

E sim, às vezes a notificação é irresistível.

Devo me livrar delas?

Essa é uma pergunta que sempre nos fazemos. Desligar ou não a notificação do celular? Se for um aplicativo de delivery de comida, talvez você perca algum cupom de desconto. Se for um jogo, é possível que fique de fora de um evento temporário e perca prêmios virtuais.

Hoje, praticamente qualquer aparelho te deixa desativar notificações push, até mesmo aqueles que não são celulares e tablets, como videogames. Mas desligar nem sempre pode ser a melhor opção.

É claro que muita gente pode preferir uma tela de celular bloqueada menos poluída – principalmente para priorizar informações, como mensagens de amigos –, mas muitas “push notifications” podem ser suas amigas.

o que é notificação push / Jamie Street / Reprodução

Qual a diferença?

Na verdade, uma grande diferença entre notificação comum e a notificação push está no fato de o aplicativo te perguntar se você deseja receber.

Além disso, a versão “push” normalmente deve ser menor, com menos texto do que uma mensagem, por exemplo, ou ela pode não aparecer por completo na sua tela – o que gera até muitos memes.

Então, em resumo: notificações comuns são meras mensagens de texto. De um amigo ou amiga no Instagram, Messenger e WhatsApp, por exemplo. Já as notificações push são trabalhadas e pensadas pelo setor de marketing de um aplicativo de compras, por exemplo, quando ele existe.

Se você gosta delas ou não, aí é uma questão pessoal e de costume de utilização de cada um e seu aparelho favorito.

Com informações: OneSignal, Buildfire

Relacionados

Escrito por

Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.