O que é o Facebook Instant Articles?

Saiba o que é o Facebook Instant Articles; conheça também as vantagens e desvantagens de usar esse recurso em uma página da rede social

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 4 meses
O Instant Articles é um recurso que agiliza a abertura de artigos compartilhados em páginas do Facebook, criando um arquivo HTML5 dentro do próprio aplicativo para abrir instantaneamente os textos publicados, melhorando assim o engajamento do site.
O Instant Articles é um recurso importante em páginas do Facebook (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Facebook é a maior rede social do mundo. Por isso, quem trabalha na divulgação de conteúdos, gasta um bom tempo elaborando textos criativos para atrair a atenção dos usuários da plataforma. No entanto, muitas vezes os cliques nos links são cancelados devido a demora na abertura da página. Pensando nisso, a empresa de Mark Zuckerberg criou o Instant Articles. Abaixo, vou te explicar o que é esse recurso.

O Instant Articles nada mais é do que um recurso criado pelo Facebook para facilitar a leitura e melhorar a experiência dos usuários que usam o aplicativo.

Essa ferramenta consegue abrir com mais rapidez os artigos compartilhados em páginas da rede social, eliminando a necessidade de entrar no navegador do celular e, consequentemente, melhorando o acesso aos conteúdos escritos.

O Facebook trabalhou pesado para que o Instant Articles fosse eficiente, especialmente em conexões mais lentas. Felizmente, a empresa conseguiu entregar um bom resultado, com links abrindo quase que de maneira instantânea no celular.

Interface de um Instant Articles (Imagem: Divulgação/Facebook)
Interface de um Instant Articles (Imagem: Divulgação/Facebook)

Isso acontece porque o usuário não sai do Facebook, já que um Instant Article é um arquivo HTML5 que é carregado rapidamente dentro do próprio aplicativo. Assim, o leitor não precisa ser redirecionado ao site desejado, algo que agiliza o processo de abertura do conteúdo.

Diversas páginas da rede social, incluindo a do Tecnoblog, utilizam o Instant Articles. O recurso está disponível gratuitamente para qualquer usuário da plataforma, mas o processo de inscrição leva algum tempo, pois o Facebook precisa se certificar de que tudo está na formatação correta para só então autorizar uma publicação nesse formato.

Vantagens do Instant Articles

De acordo com dados do próprio Facebook, os Instant Articles oferecem vantagens interessantes. Dentre elas temos:

  • Carregamento 10 vezes mais rápido;
  • Média de leitura de textos aumenta em 20%;
  • 70% menos chances do usuário abandonar o artigo;
  • 30% mais chances do usuário compartilhar o artigo;
  • Vídeos tocam automaticamente;
  • Facilidade para dar zoom em imagens.

Desvantagens do Instant Articles

Nem tudo são flores. Apesar dos benefícios, há algumas desvantagens em usar o Instant Articles no Facebook:

  • O modelo predefinido esconde elementos da página, como barras e menus;
  • O botão de compartilhamento é restrito ao Facebook, dificultando a divulgação em outras redes sociais;
  • O Analytics, ferramenta para medir acessos e o comportamentos dos usuários, encontra dificuldades em avaliar textos nesse formato — é necessário fazer uma configuração para o bom funcionamento.

Pronto, agora você já sabe o que é o Facebook Instant Articles e os prós e contras de usar esse recurso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instant Articles na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados