O que é retargeting?

Saiba o que é retargeting; entenda também como essa estratégia de marketing digital funciona e os benefícios de usá-la

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 5 meses
Retargeting é um tipo de estratégia de marketing digital que consiste em mostrar anúncios segmentados a usuários que já interagiram com uma marca, aumentando as chances deles retornarem ao site da empresa para adquirirem um produto/serviço.
O que é retargeting? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O retargeting é uma boa estratégia de marketing para empresas que desejam aumentar suas vendas. Esse método usa anúncios personalizados para atrair consumidores que passaram por um site e não finalizaram uma compra. Mas, afinal, o que é retargeting? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre esse termo.

O retargeting consegue ser extremamente útil em sites de e-commerce. Na prática, essa estratégia “entra em ação” quando um visitante acessa uma plataforma de vendas e olha alguns produtos, mas sai sem colocar nada no carrinho.

Pouco tempo depois, ele encontra o anúncio de um produto que já tinha visto naquela plataforma, além de outros itens relacionados. Isso aumenta as chances do consumidor lembrar da marca e retornar ao site para realizar uma compra.

Como funciona

Para que essa estratégia funcione, é preciso inserir um pequeno e discreto código no site, normalmente chamado de pixel. Esse código, imperceptível aos visitantes, instala um cookie no navegador para que a marca consiga coletar os dados de navegação do usuário.

Dessa forma, quando os visitantes estiverem navegando na internet, o cookie saberá quando veicular anúncios personalizados do Google Ads ou Facebook Ads, garantindo que eles sejam visualizados apenas por pessoas que já interagiram com o site.

Benefícios

  • Impacto nas vendas: uma estratégia de retargeting bem trabalhada consegue atrair usuários que já demonstraram interesse em uma marca ou produto específico, fazendo com que a empresa tenha chances reais de aumentar suas vendas;
  • Baixo custo: conhecendo o portamento do usuário e sabendo o que ele visualizou, fica mais fácil criar uma campanha de marketing, já que a empresa pode reduzir custos ao direcionar os anúncios para um público específico.

Retargeting estático X Retargeting dinâmico

No retargeting estático, a empresa cria um grupo fixo de anúncios que são mostrados aos consumidores dependendo das páginas visitadas. Essa estratégia é aplicada para impactar um certo tipo de audiência e não um indivíduo específico. Em alguns casos, ela também funciona para promover determinado produto ou oferta.

O retargeting dinâmico, por outro lado, entrega anúncios personalizados para cada consumidor. Esse modelo usa tecnologias mais sofisticadas (incluindo machine learning) para analisar o comportamento de cada usuário e exibir anúncios baseados em suas preferências, maximizando as chances dele retornar ao site.

Com informações: Retargeter.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Behavioral retargeting na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados