O que é segurança da informação?

Segurança da informação é a prática que mantém os dados sensíveis em sigilo, a defesa do que não é público

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
segurança da informação

Milhões de bits e bytes de informação circulam na internet diariamente. Nunca na história tivemos uma ferramenta tão democrática na hora de publicar e de consumir conteúdo. Mas como tudo tem seu limite, talvez seja o momento de repensar aquilo que você envia para a grande rede. Saiba o que é segurança da informação e por que deve se preocupar com seus dados.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é aquele conceito por trás da defesa dos dados, detalhes e afins para assegurar que eles estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito ou as pessoas às quais foram enviados.

Por exemplo, imagine uma grande corporação multinacional, com projetos em várias frentes e participando de várias concorrências governamentais. É natural e saudável que esses dados sejam sigilosos, mas sempre existe o risco de uma ou outra informação vazar. Quando isso acontece, a perda pode ser irreparável.

E essas informações que, de uma forma ou de outra, vão parar nas mãos erradas, raramente chegam a esse destino indesejado sem a intervenção de um usuário final. Nem todo mundo percebe, mas um simples “encaminhar” no cliente de e-mail para a pessoa errada pode culminar no envio de dados restritos que possivelmente serão usados contra essa pessoa ou empresa. Nunca se sabe onde eles vão chegar.

Em uma empresa, a segurança da informação nada mais é do que as políticas, processos e métodos que devem ser empregados para que a circulação de dados e informações seja segura e controlada, evitando que pessoas indesejadas façam uso ou ao menos tenham acesso a essas informações.

Ter um departamento de TI, a tal Tecnologia da Informação, preparado para dar conta da segurança da informação é fundamental. Já existem ferramentas variadas que permitem evitar maiores problemas e garantir a integridade e a confidencialidade da informação, o que em última instância é o desejo primeiro das empresas.

A informação só estará segura quando usuários e profissionais de TI agirem em consonância, colocando em prática as melhores maneiras para evitar riscos futuros.

biometria ajuda a ter segurança de pagamentos no whatsapp

Acima de tudo, segurança da informação diz respeito a como as pessoas usam as informações que chegam até elas. E não há dúvida quanto a isso: seja um e-mail particular ou um relatório sobre uma grande venda, nada pode escapar do ecossistema de proteção criado para aquela pessoa. Portanto, é bom ficar de olho.

E quanto às informações pessoais?

A segurança da informação não está restrita apenas a dados empresariais. Mais que nunca, usuários comuns, que usam a internet apenas para conversar com amigos ou familiares pelas redes sociais, também devem tomar cuidado ao navegar na rede. A exposição de dados sensíveis — seja um nome completo, um documento ou mesmo qual o banco que usa — é meio caminho andado para fraudadores aplicarem golpes de roubo de identidade.

Aqui no Tecnoblog, sempre publicamos dicas, guias e informações sobre segurança na internet. Confira alguns conteúdos úteis para se proteger e praticar a segurança da informação:

Colaborou: Lucas Lima.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados