O que é um e-mail transacional?
Informações sobre contas e pedidos online; veja o que é um e-mail transacional e por que a estratégia é interessante
Informações sobre contas e pedidos online; veja o que é um e-mail transacional e por que a estratégia é interessante
É comum, diariamente, a nossa caixa de entrada estar repleta de e-mails dos mais variados tipos. E para as pessoas que, como eu, tem o costume de comprar pela internet ou possui várias contas e assinaturas, as mensagens transacionais são ainda mais frequentes entre os recebidos. Vem comigo, entender o que é um e-mail transacional e qual a sua importância, principalmente para vendas online. Eu te explico tudinho. 😉
Bom, e-mails transacionais são aqueles e-mails automatizados, enviados para uma pessoa, na maioria das vezes, para passar uma informação sobre uma conta ou status de uma compra online, por exemplo. Como o próprio nome diz, são relativos a uma transação, ação, troca ou transferência.
Nesse sentido, eles são enviados com informações exclusivas e relevantes apenas para aquele determinado destinatário. Bem diferente do e-mail promocional, que, geralmente, é enviado em massa, com a mesma informação para todas as pessoas e exclusivamente focado em vendas.
Por exemplo, vamos imaginar que você comprou um tênis em uma loja virtual. Ao finalizar a compra, você recebe um e-mail com todas as informações do seu pedido: o tênis escolhido, o tamanho, o preço pago, a forma que você utilizou para pagar, o endereço de entrega e o status. Isso é um e-mail transacional. Você recebeu uma “notificação” sobre uma compra que realizou e só diz respeito a você.
Mas não é apenas nessa situação que um e-mail transacional pode ser usado. Existem outros exemplos também presentes em nosso dia a dia. São eles:
Existem quatro vantagens importantes sobre o uso dos e-mails transacionais que eu quero destacar aqui. A primeira é a questão do contato próximo com o público/consumidor. Essa estratégia permite que a marca tenha uma comunicação mais pessoal, já que são enviados e personalizados com o nome da pessoa e informações que somente ela sabe.
Isso nos leva a mais duas vantagens: a possibilidade de criar uma comunicação mais informal e simples, como se a empresa e o cliente fossem amigos, o que reforça a questão da proximidade; e a questão do cuidado que o cliente sente, visto que os e-mails transacionais mostram a preocupação da marca em mantê-lo informado sobre os acontecimentos.
Por último, mas não menos importante, esse modelo de e-mail traz uma excelente oportunidade para apresentar coisas novas. No caso de um e-commerce, é possível sugerir outros produtos relacionados àqueles que o consumidor comprou. Em um cancelamento de serviço você pode oferecer outras soluções desconhecidas pelo cliente.
Mesmo sendo uma estratégia bastante comum e também vantajosa, como já comentei no tópico acima, é importante também destacar os pontos de atenção com os e-mails transacionais:
Existem diversas ferramentas que permitem a criação de e-mails transacionais em fluxos para enviar automaticamente para os destinatários. Inclusive, temos um conteúdo exclusivo com 5 dicas de ferramentas de e-mail gratuitas que podem te ajudar nessa tarefa. Vale a pena conferir!
Gostou do conteúdo? Ele tirou suas dúvidas sobre o assunto? Vem me contar nos comentários 😄
Com informações: MailChimp.