Quais as diferenças entre os modelos de iPad mini?
Descubra quais são as principais diferenças entre as cinco gerações do iPad mini, o diminuto tablet "de entrada" da Apple

Descubra quais são as principais diferenças entre as cinco gerações do iPad mini, o diminuto tablet "de entrada" da Apple
O iPad mini é a versão mais modesta do tablet da Apple, e possui uma série de diferenças quando comparamos suas gerações. Pequeno e fácil de transportar, ele não é um produto “de entrada” e é quase tão potente quanto suas contrapartes maiores.
O iPad mini teve cinco versões diferentes até 2019, desde o lançamento original em 2012, e aqui você confere as diferenças entre elas.
Lançado em 2012, o iPad mini está atualmente na quinta geração, e de lá para cá recebeu diversas adições, embora visualmente tenha mudado muito pouco.
Vejamos como ele evoluiu:
Design
Este mudou pouco. Desde a primeira versão, o modelo permanece com o form factor de tablet de proporção 4:3, com bordas largas nas partes superior e inferior, ainda que alguns ajustes tenham sido feitos nas dimensões e peso, mesmo sendo poucos.
Desses, o ajuste que chama maior atenção é o de espessura: 7,1 mm na primeira geração, 7,4 mm nos iPads mini 2 e 3, e 6,1 mm na quarta e quinta gerações.
Tela
O iPad mini utiliza uma tela LCD IPS de 7,9 polegadas e proporção 4:3 em todas as suas encarnações, mas com resolução e recursos diferentes, dependendo do modelo:
Desempenho
Em 2012, vinha equipado com um processador Apple A5 de 32 bits, o mesmo presente no iPad 2 e no iPhone 4S. Já os iPads mini 2 e 3, lançados respectivamente em 2013 e 2014, fizeram uso do Apple A7, o primeiro processador de 64 bits da maçã, presente também no iPad Air e no iPhone 5S, e que trouxe mais capacidade de processamento.
Em 2015, a Apple equipou o iPad mini 4 com o Apple A8, presente nos iPhones 6 e 6 Plus, e que hoje é utilizado no Apple HomePod. Já em 2019, o iPad mini de quinta geração ostenta o Apple A12 Bionic, presente nos iPhones XS, XS Max e XR, bem como no iPad Air (2019). Como de praxe, cada nova geração de processador traz mais poder de processamento. Vale mencionar que o Touch ID, o recurso de reconhecimento de digitais, foi introduzido no iPad mini 3, e mantido nos modelos posteriores da Apple.
Em memória RAM, o original veio equipado com 512 MB LPDDR2, os iPads Mini 2 e 3, com 1 GB LPDDR3, o iPad mini 4, com 2 GB LPDDR3, e o de quinta geração, com 3 GB LPDDR4X.
Por fim, as opções de armazenamento foram as seguintes:
Note que cada geração do iPad mini possui duas versões distintas, a Wi-Fi (apenas Wi-Fi), e a Wi-Fi + Cellular (Wi-Fi e cartão nano-SIM de operadoras), com diferenças de preço entre elas. A Apple é a única fabricante de tablets que diferencia modelos por capacidade de conectividade.
Câmeras
Tablets não são os melhores gadgets para tirar fotos, mas são muito bons para videoconferências. Ironicamente no entanto, a Apple manteve a mesma câmera selfie de 1,2 megapixels nas quatro primeiras gerações do iPad mini, e apenas no modelo de 2019 ela foi substituída por uma de 7 megapixels. Já a câmera principal conta com 5 megapixels nas três primeiras gerações, e 8 megapixels nas duas seguintes.
Preços
Os preços de lançamento do iPad mini variaram por geração, sempre para cima:
Hoje, o iPad mini (2019) é o único modelo disponível oficialmente no Brasil.