Seu PC é compatível com o Windows 11? Saiba os requisitos para instalar
Veja os requisitos para instalar o Windows 11 no seu PC e como verificar se seu dispositivo é compatível com a atualização
O Windows 11 já está disponível oficialmente para usuários em todo o mundo. O novo sistema operacional da Microsoft pode ser instalado gratuitamente em dispositivos que possuem Windows 10. Entretanto, nem todos os PCs são compatíveis com a atualização. Confira, a seguir, como verificar se seu dispositivo é compatível com o Windows 11 e saiba os requisitos para instalar.
Tempo necessário: 5 minutos
A Microsoft liberou uma ferramenta chamada PC Health Check para checar se o computador é compatível com a atualização para o Windows 11. Veja, abaixo, como usar o programa.
- Baixe o software de verificação
Acesse o site oficial do Windows 11, role a tela para baixo e faça o download da ferramenta de verificação disponibilizada pela Microsoft;
- Instale o programa
Faça a instalação do programa seguindo o passo a passo informado pelo instalador, abra o aplicativo de verificação e clique em “Verificar agora”;
- Complete a verificação
Se estiver tudo certo, uma mensagem aparecerá informando “Este computador pode executar o Windows 11”, como ilustrado abaixo. Caso contrário, clique em “Conferir todos os resultados” para saber onde houve falha.
Quais os requisitos mínimos para instalar o Windows 11?
Abaixo estão os requisitos mínimos para instalar o Windows 11. Quase todos os processadores funcionam com a atualização do sistema operacional, exceto alguns modelos.
- Processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits;
- 4 GB de RAM;
- 64 GB de armazenamento;
- Tela HD (720p) maior que 9 polegadas;
- Placa de vídeo ou chip gráfico compatível com DirectX 12 ou superior e com driver WDDM 2.0;
No lançamento, a Microsoft havia informado que apenas os PCs que possuíam o Trusted Platform Module 2.0 (TPM) poderiam fazer a atualização do sistema operacional. Entretanto, a empresa cedeu à pressão e liberou o Windows 11 em PCs oficialmente incompatíveis, ou seja, sem chip TPM.
Trata-se de um componente físico com propósitos de segurança. Basicamente, é um componente que atesta integridade ao sistema e protege às chaves do Windows contra ataques maliciosos. Desde julho de 2016, o componente é exigido ao instalar o Windows 10, mas com algumas exceções (como desktops montados sob demanda).
Os TPMs funcionam oferecendo proteção em nível de hardware em vez de apenas software. Ele pode ser usado para criptografar discos usando recursos do Windows, como o BitLocker, ou para evitar ataques forçados contra senhas. São usados amplamente em laptops e desktops empresariais gerenciados por TI.
De acordo com a Microsoft, os usuários que possuem Windows 10 em dispositivos compatíveis podem atualizar para o Windows 11 gratuitamente.