A ficção científica nos ensinou que a inteligência artificial pode ser uma ameaça à humanidade. No entanto, há especialistas que levam essas preocupações a sério também aqui, no mundo real. É o que evidencia uma declaração aberta, assinada por executivos e pesquisadores da área, alertando para o risco de extinção trazido pela IA. Será que devemos começar a nos preocupar?

No episódio de hoje, analisamos alguns dos riscos ocasionados pela evolução das inteligências artificiais. Sistemas de armas autônomos poderiam desencadear guerras? A dependência das máquinas nos levará a um cenário do tipo WALL-E? E o mais importante: como garantir que uma IA avançada não nos veja como uma ameaça? Para mergulhar nestes e outros cenários futurísticos, dá o play e vem com a gente!

Participantes

Citado no episódio

Créditos

Assine o Tecnocast

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Relacionados