Samsung Galaxy Gran Duos tem boa duração de bateria e tela grande

Com boa duração de bateria e tela grande, o Galaxy Gran Duos é chamado de "o melhor dual SIM do mercado"

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 11 meses
galaxy-gran-duos-13

No último ano, os smartphones dual SIM deram um belo salto no Brasil: o crescimento nas vendas desse tipo de aparelho foi de 680%, segundo o IDC. Com o aumento das vendas, também cresce a oferta de aparelhos no mercado e, hoje, há várias opções para os brasileiros que precisam de dois números de celular.

É inserido nesse cenário que o Galaxy Gran Duos da Samsung aparece. Com o título de melhor smartphone com suporte a dois SIMs atualmente no mercado, ele é um aparelho intermediário que tem ótimo desempenho para a categoria.

Design e pegada

No geral, o design do Gran Duos segue o “novo” visual da linha Galaxy: sem quinas, com um friso cromado em toda a lateral e a parte de trás levemente arredondada. Ele lembra bastante o S III, mas é maior.

Na verdade, ele está mais para grandalhão, mesmo. As dimensões são de 14 por 8 por 10 milímetros e ele pesa 162 gramas. Mas, como já estamos acostumados com smartphones grandes, não é desconfortável.

É engraçado colocá-lo ao lado do S4: os dois têm o mesmo tamanho de tela, mas o Gran Duos parece bem maior por causa do resto do corpo. As bordas são mais largas e a espessura, maior. Também é mais pesado que o outro smartphone, mas é pouca coisa e a diferença não deveria ser tão perceptível ao segurar os dois; provavelmente, é uma ilusão causada pelo tamanho.

14

As bordas arredondadas da traseira me deixaram constantemente insegura ao segurá-lo; dá a impressão de que vai escorregar da mão o tempo todo, o que é agravado pelo peso dele e pela textura bem lisa da tampa traseira. Falando nela, é de plástico, como é comum nos smartphones da Samsung.

Tela

O Galaxy Gran Duos tem tela de 5 polegadas e resolução modesta de 800×480 pixels.

Os resultados disso são facilmente visíveis: os ícones, observados de perto, têm as bordas serrilhadas. O tamanho deles também é esquisito até se acostumar já que, para não perder na definição, foram deixados grandes.

A mesma coisa acontece com o tamanho da fonte: a normal é grande, grande demais. A menor, que é chamada de minúscula, também passa longe de ser pequena.

gran duos fonte

O sistema operacional que ele roda é Android Jelly Bean com a tradicional interface TouchWiz. Dá para aproveitar até sete telas iniciais que podem ser preenchidas por ícones de apps e widgets. Ao conectar o fone de ouvido, uma tela extra é criada com widgets do player de música e de vídeo.

Também há atalhos personalizáveis: na tela de bloqueio, pode-se deixar até três ícones para acesso rápido e outros quatro fixos na parte inferior da tela, ao lado do ícone que abre o menu com todos os aplicativos.

telas

A Samsung pegou leve na hora de instalar apps próprios no Gran Duos. Destacamos o S Memo para tomar notas, o S Planner como agenda, o S Voice para comandos de voz e o S Suggest, que reúne sugestões de aplicativos para o usuário. Num smartphone que tem apenas 8 GB de armazenamento, agradecemos que eles deixem bastante espaço livre.

Hardware

As especificações do Gran Duos são de um smartphone intermediário. Com processador dual core de 1,2 GHz e 1 GB de RAM, não há nenhum número impressionante, mas a informação de que é atualmente o smartphone dual SIM de melhor configuração no Brasil pode ser útil para injetar credibilidade nele.

Nos testes de benchmark, fica a prova de que, apesar de ter bom desempenho, fica longe dos topo de linha. Vale ressaltar que os resultados de outro intermediário testado essa semana no TB, o Xperia SP, também foram superiores, mas ele não é dual SIM.

  • Vellamo (HTML5): 1503
  • AnTuTu: 6506
  • Quadrant Standard: 3590

De um modo geral, os engasgos no uso foram raros, mas ocorreram em algumas situações isoladas. Ao iniciar uma partida de Fruit Ninja e solicitar o início de download de um aplicativo, ele ficou lento e chegou a travar por alguns segundos. Mas nada que fosse um erro fatal; só precisa ter um pouco de paciência.

Multimídia

Na reprodução de músicas e de filmes, o smartphone não tem nada de especial, mas cumpre os requisitos básicos. Rodou músicas em MP3 e FLAC e vídeos em AVI e MKV sem problemas.

Os players de áudio e vídeo do sistema também não oferecem nenhuma grande novidade. No review do Galaxy S4 eles estão um pouco mais detalhados.

print_sala

Destacando um ponto de interesse em cada um, o “salão de música” do player de música cria automaticamente playlists de acordo com um gráfico que explora o estilo delas (alegre, excitante, apaixonada ou calma); no player de vídeos, a possibilidade de executá-lo em uma janela e continuar mexendo em outras coisas no smartphone é bem legal.

Ao contrário do S4 – e da atual tendência em smartphones – , ele tem rádio FM.

Câmeras

A câmera principal do Gran Duos tem 8 MP e faz fotos boas o suficiente em ambientes bem iluminados. Não dá para exigir todo o detalhamento do mundo, especialmente no tamanho original, em que é fácil de notar ruído. As cores são bastante vivas, dando até a impressão de ter o contraste levemente aumentado. E, nas cenas de ampla gama dinâmica, ela também sofre para se adaptar: ou ficam muito claras, ou muito escuras.

Além dos controles comuns em câmeras de smartphones, como valor de exposição, ISO e controle de branco, há 13 efeitos que podem ser utilizados nas fotos: desbotado, sépia, preto e branco, negativo, entre outros.

As fotos feitas à noite com iluminação escassa ficaram cheias de ruído, com os pontos de luz estourados na imagem. Com o modo noturno ativado, elas ficam mais claras, mas esses problemas não desaparecem.

A filmagem tem resolução Full HD. Os mesmos efeitos do modo de fotografia podem ser utilizados no vídeo.

Conectividade e acessórios

Nesse tópico, o Gran Duos segue o padrão da Samsung.

Na caixa, há apenas o fone de ouvido, o carregador de bateria e o cabo microUSB, que se conecta tanto ao carregador quanto a um computador para transferir arquivos. No próprio aparelho, somente a porta microUSB e a P2 para fone de ouvido. Entre as conexões sem fio, Bluetooth, Wi-Fi e compatibilidade com 3G.

20

Uma observação sobre o fone de ouvido é que o cabo dele parece muito rígido. Mas o áudio é ótimo.

Bateria

Para testar a duração da bateria, utilizamos os procedimentos padrões aqui do TB. Tanto o de uso intenso como o de moderado começaram com a carga completa.

A bateria de 2.100 mAh terminou o teste de uso moderado com 74%. Em uso intenso, terminou nos 49%. As duas marcas são razoáveis mas, no dia a dia, a impressão pode ser diferente por conta da intensidade de uso; ir e voltar do trabalho ouvindo música e mexendo nas redes sociais deve resultar em chegar em casa com quase nenhuma carga.

Pontos negativos

  • Pouco espaço de armazenamento
  • Qualidade mediana da tela
  • Engasga e trava ocasionalmente

Pontos positivos

  • Dual SIM
  • Ótimos recursos para um intermediário
  • Fone de ouvido com controle de volume e ótima qualidade de áudio

Conclusão

O Gran Duos é um pouco mais caro que o geral para sua categoria. Os smartphones com suporte a dois SIM cards são, normalmente, um pouco mais baratos; o da Samsung sai atualmente por cerca de mil reais, enquanto outras opções, como o RAZR D3 da Motorola, fica na faixa 700 reais.

No entanto, o Gran Duos é chamado de “o melhor dual SIM do mercado” por um motivo. Apesar das especificações o manterem entre os intermediários, ele se destaca em alguns aspectos, como o tamanho de tela e a maior duração da bateria, além do design ser mais refinado (ainda que a construção seja em plástico). Além disso, no Brasil, somente intermediários são dual SIM.

Não é o modelo mais barato, mas é o melhor modelo no país atualmente para quem procura um smartphone que aloque dois números diferentes e venha com a garantia de bom desempenho no dia a dia.

Especificações técnicas

  • Bateria: 2.100 mAh.
  • Câmera: 8 megapixels (traseira) e 2 megapixels (frontal).
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0, USB 2.0.
  • Dimensões: 143,5 x 76,9 x 9,6 mm
  • Kit contém: Samsung Galaxy Gran Duos, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB e manuais de instrução.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 64 GB.
  • Memória interna: 8 GB.
  • Memória RAM: 1 GB.
  • Peso: 162 gramas.
  • Plataforma: Android 4.1.2 (Jelly Bean).
  • Processador: dual-core de 1,2 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, bússola digital, proximidade, giroscópio.
  • Tela: touchscreen capacitiva, LCD de 5 polegadas com resolução de 800×480 pixels.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados