Gear 2 e Gear Fit, os smartwatches da Samsung que estão chegando ao Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses
gear-fit-hands-on-abre

O Galaxy S5 foi o principal produto apresentado hoje pela Samsung, mas não foi o único: a empresa também trouxe ao país a nova geração de relógios inteligentes, que deixaram de lado o Android e a marca Galaxy. Movidos a Tizen, Gear 2 e Gear Fit começam a ser vendidos no Brasil também no dia 12 de abril, custando 1.299 e 899 reais, respectivamente. E o Gear Fit é, no mínimo, curioso.

Samsung Gear 2

Mas vamos começar pelo Gear 2, o sucessor do Galaxy Gear, que não foi exatamente um sucesso de vendas. A Samsung corrigiu alguns dos problemas que a primeira geração possuía, a começar pelo design: o Gear 2 parece mais fino que o antecessor, está com um visual mais harmônico, não possui mais parafusos à mostra e perdeu aquele calombo bizarro para abrigar a câmera.

samsung-gear-2
gear-2-hands-on-horas

A lente da câmera de 2 MP agora está no corpo do relógio, o que tornou possível trocar a pulseira. A Samsung venderá pulseiras na cor preta, laranja, cinza e marrom. As grifes Moschino e Nicholas Kirkwood também desenvolveram algumas pulseiras, que são mais chamativas e possuem alguns desenhos; particularmente, elas não me agradaram.

A tela Super AMOLED continua sendo de 1,63 polegada, com definição suficiente para não revelar pixels individuais. Ela exibe dados como hora e previsão do tempo, mas não fica ligada o tempo todo, o que não é exatamente bom para um relógio. É verdade que isso consumiria mais energia, mas Pebble e Sony SmartWatch 2 exibem as horas constantemente em uma tela de baixo consumo.

A câmera não é muito boa, mas quebra o galho
A câmera não é muito boa, mas quebra o galho

Com os aplicativos, é possível ouvir música, fazer ligações por meio do smartphone pareado, ver notificações, controlar a TV e enviar comandos de voz. A Samsung está dando bastante atenção para o aspecto fitness da coisa e colocou no Gear 2 um sensor de batimentos cardíacos, assim como fez no Galaxy S5.

O Gear 2 tem memória interna de 4 GB para reproduzir músicas por meio de fones Bluetooth e possui certificação IP67 contra água e poeira, o que significa que você pode lavá-lo ou tomar chuva sem medo de danificar o dispositivo.

gear-2-hands-on-musica

Samsung Gear Fit

Custando 400 reais a menos, o Gear Fit é um smartwatch bem mais simples que o Gear 2. Não dá para fazer ligações ou tocar músicas, nem dar uma de espião tirando fotos por aí, porque ele não possui câmera embutida. Acho que é por não ter tantas firulas que o Gear Fit me chamou mais a atenção.

samsung-gear-fit

O Gear Fit faz o básico de um smartwatch: exibe as horas (com o mesmo inconveniente do Gear 2 de manter a tela apagada para economizar energia), mostra notificações recebidas no smartphone, pode controlar o player de música, tem cronômetro e contador regressivo, possui funções para monitorar atividades físicas e… é só isso mesmo.

Os principais recursos do Gear Fit são os relacionados à saúde, como o contador de passos e o sensor de batimentos cardíacos, localizado na traseira do corpo do relógio, que funcionou perfeitamente nos meus testes e media a atividade do coração em cerca de três segundos (eu estava relaxado, com 83 bpm).

gear-fit-hands-on-batimentos
Esse é o sensor de batimentos cardíacos
Esse é o sensor de batimentos cardíacos

A parte que mais chama a atenção é a tela, que é curvada. Esse detalhe, somado à leveza do Gear Fit (só 27 gramas) deixam o smartwatch bem confortável no pulso. Assim como o Gear 2, ele possui resistência a água e poeira.

É estranho ler assim, mas dá para se acostumar
É estranho ler assim, mas dá para se acostumar

O único problema é que, pelo fato da tela acompanhar a curva do pulso e ser bem estreita, é meio estranho ler as informações, que ficam na orientação vertical. Mas é só questão de costume mesmo: alguns minutos foram suficientes para começar a manusear o Gear Fit com naturalidade. Inclusive, como não há os milhares de recursos e gestos difíceis de decorar do Gear 2, o Gear Fit é bem mais agradável de usar.

Samsung Gear Neo e compatibilidade

Gear Neo também roda Tizen e é uma espécie de Gear 2 sem câmera integrada. Ele ainda não veio para o Brasil, mas o lançamento não está descartado: a previsão da Samsung é que o smartwatch comece a ser vendido no Brasil no segundo semestre do ano. Nenhuma estimativa de preço foi divulgada, mas devemos apostar em algo próximo a mil reais, considerando os valores dos outros smartwatches da Samsung.

Sempre é bom lembrar que os três smartwatches da Samsung só funcionam com determinados modelos de smartphones e tablets da própria Samsung. Entre os aparelhos compatíveis estão Galaxy S5, Galaxy Note 3, Galaxy S4, Galaxy S III, Galaxy S4 mini, Galaxy Mega, Galaxy Gran 2 e Galaxy Note 3 Neo.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados