Rumores publicados em abril sugeriam que a Microsoft estava planejando a volta do botão Iniciar no Windows 8.1. As informações foram corroboradas por pessoas confiáveis, mas nós sabíamos muito pouco sobre o assunto. Agora, screenshots vazadas revelam como o botão Iniciar deve se comportar e mostram mais uma novidade: a possibilidade de colocar o papel de parede do desktop na tela inicial.

Hoje de manhã, a jornalista Mary Jo Foley, que tem bom histórico de informações sobre a Microsoft, publicou detalhes sobre o funcionamento do botão Iniciar no Windows 8.1. Citando fontes anônimas, ela adianta que o novo botão Iniciar “não funcionará como o atual”. Ou seja, não espere que ele abra um menu de aplicativos como o Windows 7: o mais provável é que o botão seja apenas um atalho para a tela inicial.

Mary Jo Foley também afirma que o Windows 8.1 tem uma tela “Todos os aplicativos”, que lista os programas instalados e poderá ser ordenada por nome ou frequência de uso. Uma tela parecida já existe no Windows 8, mas a Microsoft estaria considerando colocar uma opção para que essa tela seja exibida por padrão, o que deve satisfazer os usuários que não gostaram da tela inicial do Windows 8, com blocos dinâmicos.

Esta tela lista todos os aplicativos instalados
Esta tela lista todos os aplicativos instalados

Pouco tempo após a publicação do post de Mary Jo Foley, outro jornalista especializado em Microsoft, Paul Thurrott, comentou sobre o assunto: ele confirmou as informações e publicou algumas screenshots que mostram as novidades.

Olha o botão Iniciar ali no canto esquerdo!
Olha o botão Iniciar ali no canto esquerdo!

Na versão do Windows 8.1 que Paul Thurrott obteve acesso, o botão Iniciar se parece com o existente na barra lateral do Windows 8. Quando o usuário passar o mouse em cima do botão, a cor do logotipo do Windows se altera e o fundo ficará na cor preta. O novo botão Iniciar vem ativado por padrão e não pode ser removido pelo usuário, mas isso pode mudar até a versão final. Quando o usuário estiver na tela inicial, o botão Iniciar não é exibido.

A nova tela inicial poderá exibir o mesmo papel de parede da área de trabalho, o que melhora a integração entre a parte Metro e a parte clássica do Windows, mas este não é o comportamento padrão – será necessário ativar isso em algum local não especificado. Hoje, no Windows 8, só é possível mudar a cor do plano de fundo e usar uma das 20 ilustrações que a Microsoft inclui no sistema.

Tela inicial do Windows 8.1, agora com wallpaper legal
Tela inicial do Windows 8.1, agora com wallpaper legal

Sobre a opção para pular a interface Metro e inicializar o Windows diretamente para a área de trabalho clássica, Thurrott simplesmente comenta: “Sim, ela está lá. E está desativada por padrão”.

A nova versão do Windows 8.1 ainda não vazou para o público em geral, então não temos como comprovar as mudanças, mas é quase certo que elas estarão no preview público que a Microsoft liberar na Build, entre os dias 26 e 28 de junho. O Windows 8.1 será lançado até o fim do ano e será gratuito para usuários do Windows 8.

Com informações: The Verge, ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados