Cyanogen recebe investimento de US$ 7 milhões e quer ter o terceiro sistema móvel mais usado do mundo

O time do CyanogenMod agora faz parte da Cyanogen Inc.
ROM personalizada do Android pode vir pré-instalada em aparelhos no futuro.

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

O CyanogenMod é uma das opções mais interessantes para quem não está satisfeito com o Android que veio instalado em seu aparelho. Com tanta popularidade, os responsáveis pela iniciativa se sentiram confiantes para alçar voos mais altos: a Cyanogen virou oficialmente uma companhia de software e recebeu recentemente um aporte de US$ 7 milhões que a permitirá criar um fork do Android.

cyanogenmod

Explicando melhor, para a Cyanogen não basta mais disponibilizar ROMs alternativas do Android. Os planos agora são de oferecer um sistema derivado desta plataforma, com um nível de comprometimento mais profissional. Dadas as devidas proporções, a meta é audaciosa: ter o terceiro sistema operacional móvel mais popular do mercado, superando Windows Phone e BlackBerry.

Com o investimento obtido, a Cyanogen conseguiu montar uma equipe com 17 desenvolvedores. Para dar uma ideia de como as coisas mudaram, dois dos principais colaboradores do CyanogenMod, Steve Kondik e Koushik Dutta, foram contratados em tempo integral como líder de tecnologia e vice-presidente de engenharia, respectivamente.

Atualmente, os trabalhos da Cyanogen priorizam duas frentes. Uma delas é criar uma solução no estilo “clique e instale” para que o CyanogenMod deixe de exigir que o usuário execute uma série de passos para a sua instalação. A ideia é que este instalador esteja disponível no Google Play, atendendo apenas um número pequeno de aparelhos no início, mas expandido a compatibilidade para uma quantidade maior de modelos em um futuro próximo. Deverá haver também um instalador que funcione a partir do Windows.

Instalador do Cyanogen

A outra frente é uma parceria com uma fabricante de hardware de nome ainda não revelado. Sim, a ideia é oferecer aparelhos que saiam com o CyanogenMod de fábrica, o que faz bastante sentido, afinal, não dá para esperar ter o terceiro sistema móvel do mercado se este continuar tendo cara de alternativa “cool”.

Este processo de profissionalização todo incluirá também mudanças de nome: o CyanogenMod deverá deixar de ter esta denominação, como é de se esperar. É possível que o sistema passe a se chamar simplesmente Cyanogen, mas até mesmo este nome poderá ser trocado.

A parceria com a empresa de hardware e a questão dos nomes deixam claro que novos detalhes deverão ser revelados em breve. Mas levando em conta o histórico que o projeto tem, já dá para apostar no sucesso desta nova fase.

Com informações: The Verge.

Leia | Como fazer root no Android [Kingo Root]

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.