Ir para o conteúdo.

Início » Review » Review: Nokia 5800 XpressMusic

Prometi a mim mesmo que faria o máximo possível para evitar compará-lo ao iPhone, tarefa na qual falhei miseravelmente. Falhei porque o Nokia 5800 XpressMusic quer, obviamente, ser o iPhone. Foi o celular da Apple que obrigou a Nokia e várias outras fabricantes de celulares a usarem telas sensíveis ao toque nos seus aparelhos. Porém ele entrega tantas funcionalidades melhores e deixa a desejar em algumas outras que ele acaba não sendo melhor nem pior do que o iPhone. Ele é apenas bastante diferente.

Ok, isso foi uma enorme prosopopéia flácida para acalentar bovinos. Eu achei o 5800 infinitamente melhor, mas eu nunca tive um iPhone para poder comparar. O mais perto que cheguei de um dispositivo de internet móvel da Apple foi ter um iPod Touch. Então, aí está. Apple fanboys, joguem as pedras. Pessoas normais, sigam adiante para ler o review mais detalhado do Nokia 5800 XpressMusic disponível na internets.

Embalagem

A primeira comparação com iPhone é essa. A caixa não é tão compacta quanto à do aparelho da Apple, ela tem quase o dobro do tamanho. Talvez por isso, a Nokia tenha conseguido colocar três vezes mais acessórios dentro dela, em comparação com os réles carregador de tomada e fones de ouvido que vem com o iPhone.

5800caixa 5800caixa2

Eu colocaria uma foto da caixa feita por mim, mas na ansiedade de tirar o aparelho da embalagem e usar, acabei não tirando nenhuma foto. Heh :P. Mas usei duas que achei no flickr sob licença Creative Commons 2.0 e que é praticamente a mesma coisa. Bônus: não tem o adesivo gigante da Tim.

Design e conectores

P1020036

Ao pedir o aparelho à Tim, não me disseram que podia escolher a cor. Então eles giraram a roleta e me mandaram um vermelho. Indiferente à isso, o 5800 é um aparelho gordo. E não no sentido “fica sentado na frente do computador o dia inteiro” gordo. Esse sou eu. Mas no sentido “venho com um monte de chips e circuitos dentro de mim” gordo. Por um instante, quando o tirei da caixa, tentei abrir um teclado imaginário, forçando a tela para todos os lados e não consegui. E me senti um idiota logo depois. O máximo que tirei do aparelho foi uma caneta stylus, mas vou falar dela um pouco mais adiante.

P1020040

O design elegante e polido presente no 5800 XpressMusic já virou marca da Nokia. Não posso pensar em um lugar melhor para os botões, slots e plugs do que onde eles estão, o que me leva a concluir que eu seria um péssimo designer de celulares. De um lado, ficam os controles de volume, a chave de travar/destravar a tela e o botão da câmera. Do outro, slots para o cartão SIM e o chip de memória microSD, convenientemente protegidos por palhetas de plástico que só podem ser acessados por alguém com unhas. Na parte de baixo há um buraco microscópico para o microfone, e na parte de cima a entrada padrão para fone de ouvido de 3,5 mm, o botão de liga/desliga, saída para mini-USB e carregador. Os dois últimos são proprietários da Nokia.

P1020065

A tela tem no canto superior direito uma câmera frontal de 0,3 megapixel para realizar chamadas de vídeo. Ou seja, ela ainda é inútil no Brasil. Próximo a ela estão dois sensores (de proximidade e de luz) e abaixo da tela ficam três botões (para atender/iniciar uma chamada, abrir o menu e desligar uma chamada). A traseira do aparelho conta com uma câmera de 3.2 megapixels (que ostenta uma lente Carl Zeiss com foco automático), dois leds para flash e a caneta stylus, que fica convenientemente guardada na capa que protege a bateria e não no aparelho. Uma ótima ideia para um péssimo objeto. Com exceção desse último item, tudo está onde deveria estar.

Nas fotos abaixo, uma comparação com os aparelhos Nokia 6710, meu Nokia 5800 XpressMusic e o Nokia 5220 XpressMusic de um parente.

P1020059 P1020063

Acessórios

“Uau, como esse troço vem com acessórios!” foi o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça ao abrir a caixa. Acho que há um cabo para encaixar em cada um dos buracos do 5800. Aliás, testei se havia mesmo e tirei uma foto. O resultado? Uma imagem consideravelmente macarrônica. E faltaram buracos.

P1020047

O Nokia 5800 XpressMusic vem com fones de ouvido, cabo para conexão com TV, um apoio plástico para o telefone, uma tira de pulso com palheta e um mini-cabo mini-USB, que considero o acessório mais genial no conjunto e que deveria ser um padrão da indústria de telefonia móvel. Santo Jobs, por que você precisa de um cabo de 2 metros quando um de 5 centímetros vai servir o mesmo propósito e diminuir a confusão de cabos na mesa do usuário? Que tipo de fabricante de celulares é esse que manda cabos enormes junto com seus aparelhos?

P1020067

Oops. O da esquerda é o cabo de um Nokia 5220 XpressMusic comprado em dezembro do ano passado por um parente e o da direita é o meu. Como pode-se perceber pela imagem acima, a Nokia demorou para perceber que o cabo poderia ser diminuído. Mas finalmente perceberam e se redimiram, para o bem dos clientes.

A brilhante idéia, no entanto, é estraçalhada em mil pedacinhos quando o mini-DVD contendo os programas para sincronização é inserido. Mais na frente relato o motivo.

Os fones de ouvido são do tipo earbuds, que encaixam no ouvido sem muita dificuldade. Podem causar um desconforto se forem usados sem as espumas (eu detesto espumas, mas aqui elas se fazem necessárias). A qualidade do som é perfeita e não muda durante uma chamada. O interlocutor vai ouvir em alto e bom som tanto pelo microfone do aparelho quanto pelo microfone do acessório extra. Além do botão de atender/encerrar chamadas, ele conta com controles de música e uma trava para evitar toques acidentais.

P1020070

O cabo para conexão com TV usa o sistema de vídeo composto RCA, compatíveis com várias TVs atuais (existe algum modelo de TV sem entrada para vídeo composto?). A resolução mostrada na tela não é a das melhores, visto que o tamanho máximo que o celular suporta em arquivos de vídeo é 640 x 480 pixels. O cabo só tem a utilidade de mostrar alguma foto ou vídeo gravado sem precisar ligar o computador, ele não vai substituir um DVD player ou um media center.

P1020100

Aquele que se chuta

Em matéria de hardware, como já disse anteriormente, esse modelo de Nokia está muito bem servido, obrigado. Ele conta com GPS, suporte a redes 3,5G, Wi-Fi nos padrões 802.11b e g e Bluetooth 2.0. Por baixo dos panos, ele também tem um sensor de proximidade, sensor de luz ambiente e um acelerômetro embutido. Diferente de mim, ele é um gordo útil.

P1020044

A tecla de travamento da tela é um recurso bem melhor do que os métodos anteriores, que usavam uma combinação de dois ou mais botões do teclado alfanumérico. Ela encaixa exatamente em cima do dedão da mão direita. A chance da tela ser destravada com o celular do bolso existe, mas a possibilidade do chamado butt-dial (ato de fazer uma ligação com o celular no bolso de trás da calça ao sentar) é nula.

O GPS demora um pouco para se comunicar com os satélites, mas como bem disse Louis C.K. em uma entrevista à Conan O’Brien, espere um pouco, o sinal está indo pro espaço! Você pode esperar ele voltar do espaço? Eu posso, sem problema. Ele fica mais preciso e rápido quando o GPS assistido é ativado. Ele utiliza o mesmo princípio da primeira geração do iPhone, tentando localizar o usuário baseado no sinal de torres celular. A precisão é assutadora.

A tela aceita entrada tanto dos dedos quanto da palheta plástica que vem junto com a tira de pulso e deveria parar por aí. A caneta stylus não deveria ser um dos métodos de entrada, mas é. Nesse ponto, concordo com o CEO da Apple quando ele diz que usar uma stylus é um saco. Ela tem alto fator de perdibilidade (índice que acabei de inventar e já dei nota máxima para a caneta) e, no caso do 5800, só serve mesmo para ajudar a tirar o cartão SIM. Se fizessem uma adaptação da interface do sistema e do tamanho da fonte, talvez até a palheta fosse desnecessária.

Não é que ela não seja útil. O problema é que a caneta carrega um status de “executivo exibido” com ela. Homens que usam gadgets com stylus automaticamente se colocam, querendo ou não, nessa categoria. E eu sou um mero estudante que não trocou de celular por 2 anos e conseguiu esse aparelho de graça em troca de dois rins e um fígado 12 meses de fidelidade! A última coisa que me cairia bem é o status de executivo exibido. Mulheres, por outro lado, sofrem o efeito contrário. Elas pegam a stylus e num piscar de olhos são bem-sucedidas na vida. A Bia Kunze, por exemplo, se ela perder toda a grana, o emprego, não tiver onde morar e estiver no meio do Avenida Paulista embaixo de chuva usando uma stylus no HTC Touch a aparência será a de uma empresária de sucesso checando seu email.

Para dar uma ideia de como eu odeio canetas stylus, eis uma lista de alguns dos objetos que eu preferiria usar no lugar dela:

P1020048 P1020049 P1020048 P1020049 P1020054

Uma pedra não vai me dar status de executivo, vai? Enfim, repito o que disse no twitter: Nokia, o ano 1999 ligou e eles pediram a stylus de volta. DEVOLVA. Obrigado.

A bateria de íon de lítio foi a parte de hardware que mais me surpreendeu. Num determinado dia, depois de uma carga completa, decidi converter vários videocasts no formato próprio do 5800 para ver em quanto tempo a bateria pediria arrego. Além disso, nos intervalos, usei o WiFi para acessar o Twitter. Consegui tirar 6 horas e 30 minutos, 1 hora e 10 minutos a mais do que consta no site da Nokia.

Aquele que se xinga

Já o software do 5800 XpressMusic pode ser comparado a uma deliciosa salada de frutas de dados, se estivéssemos na Matrix. O sistema operacional que roda no aparelho é o Symbian S60 versão 5, mas ele também tem partes da API do Netscape (para o navegador, provavelmente), roda Java ME e tem algum suporte a Flash através do Flash Lite 3.0.

A melhor combinação, no entanto, está nos pequenos detalhes. A tela sensível ao toque vem com algo chamado haptic feedback, que faz o celular tremer cada vez que a tela é tocada, seja com o dedo, palheta ou a stylus.

O navegador é o que funciona com menos agilidade, dentre todos os programas nativos. Já consegui travar o celular por uns bons 30 segundos por causa de erro de javascript de uma página. Em compensação, o recurso de guardar logins e senhas de sites já me salvou bastante tempo. Ele é bom o suficiente para não me dar motivos para instalar o Opera Mobile, como fiz com quase todos os Nokias que já tive.

A Nokia não economizou nos métodos de entrada de texto. Diferente do iPhone, que só conta com um teclado QWERTY na vertical ou horizontal, o 5800 permite entrada de texto através de teclado alfanumérico, teclado QWERTY em tamanho normal na horizontal, teclado QWERTY em tamanho compacto na vertical ou através de escrita com a stylus. O meio com o qual estou acostumado (teclado alfanumérico com T9) é o que me serviu melhor.

Qualidade de chamada e tráfego de dados

A qualidade de chamada é muito boa, dependendo da rede em que você se conecta. Nenhuma das ligações recebidas ou feitas caíram comigo em Vitória, mas em Belo Horizonte, quando recebi chamadas no trânsito, duas vezes ela desconectou-se sem motivo. Durante a chamada, um ícone verde fica piscando na parte superior da tela, então é possível navegar livremente pelos menus do celular. Só encontrei um problema para voltar à tela da ligação pelo fato do ícone ficar piscando.

O fato do 5800 suportar redes 3,5G não garante que o sinal vai estar forte em qualquer lugar. De fato, as poucas vezes que vi a marca 3,5G do lado do marcador de barras da antena foram em alguns pontos específicos de Vitória. Quando viajei para Belo Horizonte, só consegui sinal EDGE. E não muito estável.

Se você quer comprar o aparelho mais pelo uso da rede de dados do que a de voz e exige que ele use seu total potencial em se tratando de tráfego da internet, talvez seja melhor checar se outras operadoras além da Tim tenham o 5800. E cheque a cobertura na área que você vive também. Em Vitória, por exemplo, a suposta cobertura 3G é de 98%, mas passei por vários ‘pontos brancos’ (sem sinal de 3G) ao redor da cidade.

Nokia Ovi Suite

Baixatudo | Nokia Ovi Suite

Se a quantidade de programas necessários para rodar a Ovi Suite fosse proporcional ao tamanho do disco, o Nokia 5800 deveria vir com um CD de mesmo diâmetro de um disco de vinil. Acha que é exagero? As imagens a seguir dizem que não.

instalac1mini instalac1mini

Foi necessário mais de meia hora para que todos os programas fossem instalados. E antes que alguém comente “AH, MAS NUM NOTEBOOK LERDO DEMORA MESMO” deixe-me esclarecer que o meu processador é um Celeron de 1,73 GHz e tenho 768MB de RAM. Não é um dos melhores, mas é decente. O mínimo recomendado na caixa é um processador de 1,5 GHz e 512MB de RAM. E sim, na tela de seleção eu poderia escolher quais programas gostaria de ter instalado, porém, como quero ter a experiência completa para fazer uma resenha mais justa, deixei tudo como estava: marcado.

35 minutos de download, 15 instalações, 500 MB a menos no meu HD e uma reinicialização depois, estava com os programas prontos. Pluguei o aparelho na USB, selecionei o modo PC Suite e testei algumas das ferramentas disponíveis.

NokiaOviSuitemini

O Nokia Map Loader serve para carregar o mapa do Brasil no aparelho, para evitar que ele precise ser baixado usando a rede celular, ajudando assim a economizar no tráfego de dados. Qualquer coisa que me evite usar a terrível rede de dados da Tim já me agrada.

O Nokia Photos é um gerenciador de fotos, como o nome já diz, mas que é indiscutivelmente inútil. Indo na direção contrária, há o Nokia Video, que converte e transfere vídeos para o celular. Esse sim, tem alguma utilidade e vem com bônus: quando está convertendo algum vídeo, ele me permite continuar trabalhando com dezessete abas abertas no Firefox sem travar.

O Nokia Music foi o que me deu mais trabalho. E não deveria ser, já que o slogan sugere que o Nokia 5800 “Comes with Music”. Mas para ser verossímil mesmo, ele deveria ser mudado para “Comes with Music and Problems”. Explico: quando recebi o aparelho, meu computador estava no reparo. E como sou ansioso para testar tudo, cadastrei-me na loja Nokia Music pelo 5800, usando o PIN da Nokia Store que veio com ele e que me dá direito a baixar “milhões de músicas grátis”. Tentei baixar um álbum do U2 por ele e não consegui, por isso deixei de lado e continuei a explorar outras funções do telefone.

NokiaMusicmini

Quando finalmente instalei o Nokia Music no computador, ele não me deixou baixar as músicas gratuitamente, mesmo que eu tenha logado com o usuário e o PIN já estivesse ativado. Foi preciso deslogar e reiniciar várias vezes para ele indentificar meu computador e meu telefone e me permitir o direito de baixar as músicas que eu queria. Bônus: sem perguntar, ele se tornou o programa padrão para tocar músicas em MP3 e WMA. Coisa linda.

Quando finalmente consegui baixar uma música, não havia nenhuma pista de que elas estavam protegidas. Ao terminar o download da primeira delas, entretanto, apareceu a mensagem abaixo.

imagemdrmmini

“Comes with Music, Problems and DRM” é o slogan mais verdadeiro possível. Não vai vender celulares, mas é honesto.

Não custa dizer que nesse aspecto a culpa não é 100% da Nokia. Eles tem sim uma parcela de responsabilidade pela má implementação da ferramenta que controla o DRM. Mas boa parte da culpa são das grandes gravadoras que *exigem* a presença de DRM nesse tipo de serviço aqui no Brasil especificamente. Lá fora, já não dá mais pra contar nos dedos em quantos países serviços como a iTunes Music Store e a Amazon MP3 Store estão disponíveis totalmente livre do monstro que é a proteção digital. Aqui, ainda estamos engatinhando. Nem a gravação de CD é ativada nos arquivos protegidos, logo, o DRM é permanente.

A transferência de músicas provavelmente usa o mesmo sistema de transferência de arquivos do Windows. Como sei isso? Quando mandei transferir 68 músicas (5 álbuns do Sister Hazel), o marcador mostrava 1 hora e 10 minutos para concluir a cópia. Pulou para 21 minutos. E quando ainda marcava 7 minutos para terminar todas as transferências, ela terminou. Levou não mais que 5 minutos.

Funções multimídia

Eis uma característica que, em relação à Apple, a Nokia conseguiu imitar bem. Vídeos são tocados no modo horizontal e os controles fica espalhados nas laterais tela e não ocupado boa parte dela como ocorre no iPod Touch ou no seu primo com funções de celular. A reprodução de mídia é feita por uma versão do RealPlayer.

AScr000034mini

A câmera tem vários modos de fotografia e uma gama de características ajustáveis como ISO, exposição, flash redutor de olhos vermelhos, modo de captura macro, retrato, paisagem, esportes ou noturno, captura em sequência, definições de tom de cor sepia, preto e branco, normal ou negativo, ajuste de contraste e ajuste de nitidez.

AScr000032mini

É aqui que fica claro que o telefone foi fabricado na China: não é possível desligar o som de clique da foto. Só é possível mudá-lo. Isso ocorre porque na China existe uma lei que obriga os fabricantes de celulares a não permitirem que o som do clique ser desligado. A qualidade das fotos, porém, pode ser escolhida. Abaixo estão três fotos tiradas, respectivamente, em baixa (0,3 megapixels), média (2 megapixels) e alta (3,2 megapixels) qualidade.

Foto 1 Low Foto 1 Med Foto 1 High

Aplicativos de terceiros

A Nokia Ovi Store não tem um aplicativo próprio para ela na Nokia Ovi Suite ou no celular, é necessário acessar o site store.ovi.com para baixar os programas. Antes, é claro, é necessário um cadastro. Você pode escolher a loja do país que mais lhe agrada, não há verificação de IP ou bloqueio por localização. Mas também não vi muita diferença entre as lojas do Brasil e do EUA. Links para baixar os programas são enviados por SMS.

Os aplicativos também podem ser baixados pelo computador e instalados através do instalador do Ovi Suite. Foi assim que instalei a maioria deles.

AScr000026mini AScr000026mini

Os aplicativos que instalei foram: Qik, que permite fazer transmissão de vídeo para a internets através da rede celular ou WiFi; Fring, para fazer chamadas VoIP através do Skype pela rede WiFi ou celular; Gravity, o melhor cliente de Twitter para plataformas S60; BrightLight, que transforma o flash da câmera em lanterna; Seismograph, que serve para mostrar terremotos; e PhotoSnap, para tirar as screenshots publicadas neste review.

AScr000015mini AScr000014mini

Os dois primeiros aplicativos citados são duas boas razões para colocar o Nokia 5800 XpressMusic dois passos acima do iPhone. Usuários do celular da Apple precisam passar pelo semi-árduo processo de jailbreak para conseguir as mesmas funcionalidades. A terceira razão é essa:

AScr000018mini

Yep. Ter programas rodando no background é uma função nativa do aparelho. Precisa dizer mais?

Avaliação final

Como um todo, o Nokia 5800 XpressMusic é um ótimo celular, perfeito para minhas necessidades, incluindo algumas que eu nem sabia que teria, como o GPS. Ele peca em alguns aspectos, como a pouca sensibilidade da tela à dedos, o que gera uma enorme quantidade de toques errados. Em outros, como as funções multimídia e nas características extras da câmera, ele acerta na mosca e não desaponta. Os programas para sincronização também não são os melhores, mas por ainda serem relativamente novos, acho que há espaço para melhora.

O principal problema do aparelho (se você comprar com a TIM, ao menos) é sofrer de uma doença chamada iPhonilite estadunidense aguda, quando um aparelho celular é muito bom mas a operadora que o vende não tem uma rede muito confiável. A cura seria o desbloqueio, mas nós já sabemos como isso funciona por aqui.

O Nokia 5800 XpressMusic é vendido por um preço médio de R$ 1.800,00 desbloqueado, R$ 1.499,00* à vista no plano pós-pago mais barato e R$ 549,00* à vista no plano pós-pago mais caro. A lista completa de especificações técnicas está aqui.

* – Valores para compra online no site da operadora Tim para a cidade de Vitória, ES

Siga o Tecnoblog no Twitter

123 Comentários (Deixe o seu!)

  • Ótimo review. Só não concordo em uma coisa: Aquele minúsculo cabo mini-USB é terrível.
    Eu uso desktop e preciso de um cabo grande. O cabo do iPod (e o que veio com meu celular SonyE) são no tamanho certo pra ligar no computador e deixar o celular/iPod na mesa. Se fosse curto como o do 5800, o celular ficaria no chão…

    • Rafael Silva
      1505c

      Eu acho que a Nokia deve ter feito uma pesquisa com usuários de celulares e descoberto que a maioria deles deve usar notebooks com seus aparelhos. Daí a necessidade de um cabo mais curto.
      Mas é claro, isso é só especulação.

    • simplesmente compre um extensor de entrada usb

  • Tem um pequeno erro no seu review tem como retirar o som do click, esse metodo é igual pra todos sistemas Sybian.
    Vá em definições -> pessoal -> perfis -> escolha o perfil que vc mais usa (no meu caso GERAL) -> personalizar -> tons de aviso == aqui vc coloca desativados….
    PRONTO sua camera nunca mais vai fazer barulho e denunciar aquela foto indiscreta que vc acabou de tirar…. kkkkk

    • Rafael Silva
      1505c

      Rudá,
      Não é um erro. Eu tentei esse método também. Não funciona. =/

      • renato

        A solução para o som da câmera então é usar o gravador de voz, fazer uma gravação muda e colocar como som da câmera, fará o som mudo ,, heheeh… Funciona, não?

        • Rafael Silva
          1505c

          Também não. Ela só permite 4 sons diferentes e nenhum deles é alterável.

          • Richardson

            Selecionando o perfil silencioso é possível tirar o som sim, algo na configuração dele permite isso, faça o teste. Todos os Symbian que testei e até um Nokia 3600 (não Symbian) também ficam sem som.
            De repente alguém já deve ter lançado um hack para isso visto que o 5800 ainda é o celular da moda :)

      • Sérgio - BH

        Testei no meu, funcionou sim…Vc esqueceu de dizer da infinidade de outros sites que conseguimos baixar programas gratuitos, das mais infinitas utilidades. Ainda tem como crackear o celular para que estes programas rodem…um pouco complicado mas consegui…
        http://themobipress.blogspot.com/ Bakana seu blog, parabéns…

  • Atenção para o cabo USB curto: Acho o viva-voz dele baixo em chamadas. Estava utilizando o 3G dele para navegar em um notebook, acabei recebendo uma ligação durante a navegação e aceitei a ligação pelo notebook. Nesse modo o celular entra em viva-voz, mas como o cabo USB que vem junto com o aparelho é de 5cm e o volume é baixíssimo tive que segurar o notebook com uma das mãos pra mais perto de mim e com a outra tive q colocar o celular perto da minha orelha. Estranho é que na reprodução das músicas o áudio é melhor e mais alto.

    • Rafael Silva
      1505c

      Hahahahahaha! Desculpa, mas eu achei absurdamente cômica a cena. :D

  • O cabo não USB não é proprietário, é o padrão micro-USB.

    • Rafael Silva
      1505c

      “saída para mini-usb” foi o que citei, não o cabo. Aliás, metade do cabo deve ser proprietário da Nokia, não? Afinal, metade dele tem o padrão USB e a outra metade a mini-usb que só a Nokia usa. :P

      • Rodrigo
        765c

        Cara, eu uso o mesmo cabo da minhas câmeras Olympus e Sony. Não é proprietário não!

  • Olá! Mto bom o seu review…sou um feliz proprietário de um Nokia 5800, ganhei o meu tb pela Tim. Quanto a qualidade de sinal em São Caetano do Sul-SP, onde moro, e SP(nas regiões que frequento)é ótima, a rede não sai do 3.5G.
    Esse celular é mto phoda. Ele tem o poder da Nserie em um corpinho de XpressMusic… rs
    Só vi um defeito até agora nele. Ter que tirar a bateria do celular para trocar o chip da operadora. E algo a melhorar é a resposta do touch, que acredito que aconteça na próxima atualização, depois que vimos na Nokia World.
    Valeu…

  • Rafael Silva
    1505c

    Maury, O fato da bateria precisar ser retirada para trocar o cartão SIM é quase que um padrão na indústria de celulares. São muito poucos aqueles telefones que vem com a função de SIM hot-swappable. O motivo? Vai saber. Talvez trocar o cartão com o telefone ligado possa queimar algum circuito ou coisa do tipo.

    • Concordo que é melhor desligar o aparelho, mas é complicado ter que tirar a tampa traseira a bateria, pegar a caneta para remover o chip. É meio que um parto rs…. Mas isso com toda a certeza não tira o minimo do brilho desse aparelho. Eu recomendo a todos. Estava enrolando para fazer um review do meu 5800 lá no weRgeeks, capaz de nem fazer mesmo e recomendar o seu…. Abraço

      • Rafael Silva
        1505c

        Ah sim, o método para retirar o chip do 5800 é mesmo um troço do avesso.

  • Nunca usei um smartphone da nokia, mas eu tinha um Qtek pelo qual eu era apaixonada, era um lixo e quebrou, mas é melhor do que nada. Review muito bom por sinal. Hoje eu uso aquele nokia cinza cuja novidade na data do lançamento era tom polifônico.

  • Rodrigo
    765c

    Rafael, tu consegues postar ou enviar por email fotos externas feitas com esse aparelho? Tenho um N95, a câmera de 5mp é ótima, mas para fotos externas e bem iluminadas. Gostaria de fazer um comparativo, minha esposa quer comprar um desses. Obrigado.

    • Rafael Silva
      1505c

      Rodrigo, sim eu consigo, mas precisei primeiro configurar meu Gmail para ser acessado do celular. Se nenhuma conta de email estiver habilitada, a opção de enviar as fotos por email não aparece.
      Já sobre a qualidade, tem um comparativo de fotos no post acima. As fotos do CD do Ubuntu foram tiradas com o 5800. ;)

      • Rodrigo
        765c

        Desculpa, eu acho que não me expressei direito. Na verdade eu queria ver fotos de paisagens feitas com o 5800, para comparar a nitidez e as cores. :-)
        A propósito, estou usando o MobyPicture para enviar as fotos diretamente para o Blogger e Twitter. Uma mão na roda!
        Se puder tirar umas fotos e postar ou mandar, fico muito grato.

        Grande abraço!

        • Rafael Silva
          1505c

          Ahhh, sim, sim. Entendi agora. Vou tirar algumas aqui em BH e publicarei no meu flickr em http://www.flickr.com/rafacst.

  • Asley Passos

    Muito Bom o Review,Cara!
    Bastante objetivo e detalhado.
    Confesso que,no início,fiquei um pouco pé atrás com esse aparelho. Agora sei que ele é o ideal para mim.
    Valeu mesmo!
    Abraço

  • Salomão

    Tem alguns outros aplicativos que valem a pena também tipo o Nokia Photo Browser que visualiza as fotos bem melhor do que o jeito nativo do celular e mais alguns como o Adobe PDF, o Slick, Nimbuzz, Garmin, Brightlight.

    Uma coisa ruim nele são alguns travamentos que acontecem e que fazem com que você não consiga acessar o menu. Aí você tem que manter a tecla do menu pressionada por 3s para ver o programa aberto e fechá-lo por ali. Só então o menu volta a funcionar.

    Faltou mencionar que ele permite a personalização dos atalhos na tela principal, e que tem um botão acima da tela que também é atalho para a área de músicas, filmes etc!

    Abraços!

  • Paulo

    As músicas que baixei do nokia music store nao consigo defini-las como toque. Vc sabe como “driblar” isso?
    Valeu

    • Salomão

      Elas vem progedida por DRM, para botá-las como toque tem que retirar essa proteção usando, por exemplo, o tunebite.
      Toda música protegia por DRM não poderá ser utilizada como toque.

  • Ângelo

    Rafael,

    primeiramente, parabéns pelo rewiew. Excelente!
    Estou tentando saber o que fazer para ouvir estações de rádio, via internet, no meu Nokia 5800. Já tentei ouvir, por exemplo, rádios como Gaúcha (www.rdgaucha.com.br), Atlântida FM (www.rdatlantida.com.br) ou Bandeirantes RS (www.bandrs.com.br), porém tanto o navegador OSS, quanto o navegador Opera Mini, não abrem os links “ao vivo” para escutá-las, por não possuírem o plug-in adequado.
    O que posso fazer para resolver isso?
    Obrigado e abraço,

    Ângelo.

    • Rafael Silva
      1505c

      Ângelo, acho que o problema está no sistema usado pelas rádios para fazer o streaming. Infelizmente não sei se há uma solução pra isso.

  • Carol

    Hey, deixa eu te perguntar, caso eu comprasse o celular pra usar pré pago.. pra usar o GPS tenho que ter conexão com a internet paga e/ou crédito? XD desculpa a pergunta mas meu celular atual nem sonha o que é GPS =D

    • Rodrigo
      765c

      Não necessariamente, Carol. Eu uso o Garmin XT Mobile como navegador, no carro, sem precisar conexão. Ele já vem com os mapas das estradas. Mas para fazer trilha a pé, era legal ter mapas do terreno atualizados.

  • David Cabral

    Olá Rodrigo!
    Existe algum procedimento para fazer o cabo RCA funcionar? Ligo o cabo direto no celular e ligo na tv e ela dá o aviso “sem sinal”! Precisar configurar alguma coisa? Fiz tudo que o manual manda, mas sem sucesso… Só funciona para foto e vídeo ou dar para colocar uma apresentação do powerpoint na tv também?

    • Rodrigo
      765c

      David, na hora de colocar o cabo no celular, ele pergunta qual a conexão (fones de ouvido ou saída para tv). É só selecionar tv e está pronto para ligar. Teoricamente, ele repassa todo o conteúdo da tela para a tv.

      • Richardson

        Aproveitando a deixa da saída para TV, os limites que citou de 640×480 estão relacionados ao aplicativo que original para ver vídeo, mas nada exclui usar um player de terceiros que aceite vídeo em resolução maior. Assim seria possível sim abandonar o DVD, em parte.

    • Rafael Silva
      1505c

      David, eu precisei configurar minha TV para pegar o sinal do cabo RCA como fonte, mas só porque ela tem 5 saídas diferentes. Varia de TV pra TV.

  • Fabiano

    E aí Rafa, blz?

    Eu gostei do seu review sobre o 5800, e estou muito afim de adquiri-lo, mas tenho algumas dúvidas sobre ele.

    Tenho um Sony Ericsson w800 que já tá meio “velhinho” apesar de ser muito melhor q muitos celulaes mais novos, gosto muito das funcionalidades dele, principalmente as teclas de musicas dedicadas na lateral do celular q permitem a troca de musica, volume, play e stop com um só clique.

    E sobre o 5800, eu gostaria de saber se ele envia arquivos(fotos, videos, musicas, jogos,etc…) via bluetooth, se ele recebe, se ele serve como pen drive e se ele tem opção de foto panorâmica?

    Quando ele recebe chamada o volume é alto?

    E será q ele fica lento com um cartão de 16Gb?

    Agradeço desde já!

    Fabiano Diniz, Belo Horizonte.

    • Rafael Silva
      1505c

      Recebi sua dúvida por email e já foi respondida. ;)

      • Caio zani

        Cara…presciso de alguem com experiencia no cel.
        olha… comprei um 5800 a 3 dias, ele é como o seu(vermelho) mais tem um porem…o thema dele está na cor prata, fico muito esquisito.
        vc sabe como faço pra mudar a cor do thema?

    • Rafael Silva
      1505c

      Fabiano,
      Sim, ele envia arquivos por bluetooth (desde que não seja protegido) e também recebe sem problemas. O celular funciona como pen drive sim, mas depende do cartão de memória que vem nele, já que a memória interna total é de só 64 MB. O volume ao receber chamadas pode ser regulado e não acho que o tamanho do cartão de memória vai interferir, já que o sistema operacional dele já vem instalado na memória interna.

  • fantini.

    Estou muito satisfeito com o nokia 5800, pórem quando uso ele com internet,tenho notado que o mesmo descarrega rapido. Outra coisa que achei errado, nao sei se no celular ou na assistencia tecnica dele, è que perdi a canete stylus que acompanha o celular, e em em nenhuma revendedora da nokia ou assistencia aqui de Recife-PE eu encontrei, e jà faz mais de um mes.Sei que posso comprar no mercado livre ou pelo http://www.nokia.com.br, màs è uma vergonha nao se ter um acessòrio disponivel em nenhuma revendedora seque????? e vc compra um celular relativamente caro e agora desfalcado.

    • Rafael Silva
      1505c

      Fantini, qualquer celular se for usado com internet vai perder bateria mais rápido, isso é fato. E sim, é um porre achar uma caneta stylus compatível. Eu já perdi e achei a minha umas quinze vezes.

  • Luciano

    Rafael, tenho um N95 e o que mais detesto nele é a sua lentidão, o teclado de telefone comum e o fato de ter que abrir o slide para usar o GPS. Por isso te pergunto: o 5800 é mais rápido? O modo assistido do GPS usa triangulação de antenas ou é necessário pagar tráfego de dados para a operadora?

    Abraço,

    Luciano

    • Rodrigo
      765c

      Luciano, para usar o GPS (ou qualquer outro aplicativo) sem abrir o slide, é só apertar [Liberar] + [OK]. Mas o gps interno dele é ruim. Eu comprei um Holux bluetooth pra deixar no carro. Funciona que é uma beleza.

    • Rafael Silva
      1505c

      Luciano, ainda não testei o N95 e por isso não posso comparar as velocidades entre eles. E sim, o modo de GPS assistido requer conexão de dados.

  • kauê Regis

    Ganhei um 5800,infelizmente não sei como assistir apresentações em powerpoint. É necessário baixar algum programa específico?

  • Rikardov

    Ótimo rewiew Rafael!
    Estou balancando para adquirir este aparelho, porém ainda estou em dúvidas quanto a sensibilidade do touch screen deste aparelho, fato que parece estar presente em todas as marcas de celulares “touchs”, sempre apresentando algum tipo de problema neste quesito, o que me faz ficar um pouco relutante quanto a abandonar o velho teclado convencional(tenho um e71)e passar para a categoria de touchscreens, enbora os recursos multimidia deste aparelho sejam realmente bem atraentes.

  • Olá Rafael, boa tarde!!!

    Estive visitando seu blog, e considerei muito bom seus comentáiros à respeito do Nokia 5800, bem sou um usuário muito amador, mas é verdade que tenho alguns conhecimentos, dai preciso que voce ajude-me, claro dentro do possivel, em enviar-me um tutorial, passo-a-passo, de como procedo para por meio do Nokia Map Loader carregar o mapa do Brasil no aparelho.

  • Ana Clara

    Olá, aderi ao nokia 5800 tbm, mas estou com um probleminha..
    logo qdo comprei o aparelho, baixei algumas músicas e todas elas foram para a biblioteca e tudo mais,
    agora eu baixo as músicas, elas concluem só que nao consigo colocar na galeria, ela ficam na parte da loja de músicas nos dowloads, apenas acessando ali,ou seja, entrando na internet, e uma por uma eu posso ouví-las, eu baixei mas elas nao vão para o celular se é que me entendem..é como se eu nao as tivessem..

    gostariam que me ajudassem,pq nao tem opção de copiar, nem colocar na galeria ou alguma coisa do tipo, a unica opção é de abrir, usar como toque e tals [mas nao dá por serem protegidas] ir pra galeria[mas elas nem tão lá] e excluir…

    Obrigada

    • André Opelduca

      Olá!! isso ja aconteceu comigo, liguei na NOKIA e me mandaram esvasiar os downloads concluidos, e depois reiniciar e fazer o downloads, isso ocorreu porque vc deve ter baixado muitas musicas ao mesmo tempo..
      Ja passei por isso Abraço

  • Igor

    Fala Rafael! blz??
    Rapaz, o iphone tem aquele atalho para acessar o email direto, certo? O 5800 tem tb? Existe aplicativos para ele como msn,gtalk?

    Valeu cara!

  • hemely

    legal :)

  • Caê

    Olá Rafs,

    Tudo bem?

    Tenho as mesmas dúvidas do Fabiano Diniz, de Belo Horizonte.

    Você poderia me enviar as respostas por email, por favor?

    Obrigada!

    Caê.

  • Cristovao

    O meu Nokia 5800 não veio com o cabo de vídeo e nem com a capa protetora.
    está certo ou tem algumas versões que vem sem esses acessórios?

    obrigado

  • Hugo Leonardo

    Rafael,

    Estou tentando instalar alguns aplicativos e não estou conseguindo. O Media Safe e o Smartmovie por exemplo sempre que tento instalar aparece a mensagem de “Certificado Expirado”. Como faço para resolver? Já tentei mudando a data, mas até agora não deu nada.

    • Rodrigo
      765c

      Hack, meu velho. Os aplicativos devem ser “assinados” (pagos) antes de instalar. E dependendo da versão do sistema, ainda não existem formas de burlar esse bloqueio.

      • Rafael Silva
        1505c

        Rodrigo, existe a opção de instalar aplicativos não assinados, mas nesse caso a Nokia te avisa que você poderá estar quebrando seu celular e toda aquela baboseira de sempre, né? :P

  • iuan purcaru

    rafael, como é que eu faço para ativar os sensores de luz e e proximidade?

    eu vejo os sensores no nokia, mas não consigo faze-los funcionar!

    • Rafael Silva
      1505c

      Iuan, não precisa. Eles já vem de fábrica ativados.

  • Luan salomao

    Oi rafael tudo bem?
    e o sguinte eu comprei pela vivo um samsunf jet.
    entao, resumindo o que eu gostaria de oerguntar e o seguinte vc julga melhor o jet do que o 5800?
    e que eu comprei o jet recebi ele essa semana e gostei de todas as funcoes e midias do do jet, so que comprei sabendo que ele tinha um SO propruo e nao windows mobile e nem symbian.
    mas me arrependi um pouco por esse fato.
    estou pensando e pesquisei sobre o aparelho nokia 5800 e achei seu topico e sinceramente gostei pra carambas.
    pois e, vc fala serío sobre o aparelho e nos diverte com suas ópnioes sobre o mesmo de forma engracada.
    kkkkkkkkk
    entao ja solicitei a coleta do aparelho e vai ser feita essa semana e vou comprar outro.
    ainda to em duvida entre o omnia 1 e 2 e o 5800.
    pois e.
    me ajude por favor na escolha.
    me mande por e_maul por favor se puder.
    ah eu ja tenho um e71 e um cookie.
    mas quero algo mais ”chique”
    kkkkkkk
    certo, abracos e agradecerei sua opniao.
    abracos.
    so pra constar o 5800 pode se instalar o skyfire e o windows live?

    • Richardson

      Rapaz, estou na possibilidade de troca de aparelho, apesar de que o meu Nokia N76 atende muito bem em quase tudo (principalmente por ser um S60v3).
      Hoje eu considero primordial na minha escolha: Touch (multi-touch opcional – colocar 2 dedos numa tela pequena é complicado, quase supérfluo), Wi-Fi, SO Windows Mobile ou Symbian, GPS (já me fez falta várias vezes, mas o interessante são outros aplicativos que não são para mapas/rotas).

  • Bom Dia, belo review cara.

    Estou vendo de comprar ele pelo ML, e pagarei a bagatela de R$700,00 com um vendedor bem conceituado.

    Agora com seu review, fiquei mais seguro, mas gostaria de saber de você se tem condiões da Nokia ter melhorado o touch nessas versões mais atuais que o seu.

    Abraços

    • Rafael Silva
      1505c

      Luiz, eu acho que a tela capacitiva é uma melhor escolha do que a tela resistiva. Mas a Nokia parece discordar, então não há nada que eu possa fazer. :P

  • ah e outro comentário.

    Depois de dois meses, você está plenamente satisfeito com seu aparelho?

    • Rafael Silva
      1505c

      Luiz, absolutamente sim! Eu já até levei o bicho pros EUA, funcionou que é uma maravilha. Não podia estar mais satisfeito. :)

  • Rafael, cara muito bom o review, mesclando informação e humor, a pedra no lugar da stylus foi interessante, inclusive eu dei um zoom pra ver se tu ia encostar de verdade!!!!

    Parabéns ficou legal, adquiri um 5800 recentemente e numa boa pesquisa na net vim parar aqui no seu review, particularmente estou gostando muito do telefone, primeiro que posso dizer ser um TELEFONE de verdade, muitas funcionalidades, muita coisa ainda pra aprender.

    Uma pequena dúvida: Alguns anos atrás eu fui ao Bossa Conference, da Nokia em Porto de Galinhas e lá em um workshop o cara fazia uma aplicação em Python no notebook e depois exportava via cabo para o N95(se não me falha a memória) vc saberia me dizer se é possivel fazer o mesmo com o 5800?

    Outra coisa: para instalar aplicações no meu aparelho, seria interessante instalar os aplicativos do cd no notebook e depois fazer o download e então passar para o celular, tipo assim é esse o passo a passo para turbinar o aparelho.

    Valeu se puder manter contato via email, agradeço.

    Abraço

    • Rafael Silva
      1505c

      Luiz, eu precisei rodar um aplicativo em Phyton no me 5800 um dia, não lembro agora qual, mas sei que antes de poder instalá-lo precisei instalar uma biblioteca phyton no celular, para que ele identificasse corretamente o aplicativo. E sobre a instalação de aplicações, sim, eu segui esse processo que você citou, mas agora que há a opção de baixar diretamente no celular, é essa que eu prefiro.

  • nadia de souza herculano

    Isto é urgente, estou fechando a compra de um nokia 5800 pela net, e aqui está a duvida: Quero ter o cel mais moderno então qual devo comprar o nokia 5800 3g (estou em Santo André-SP e meu chip é Vivo simples) ou nokia 5800 2g. Ah, e qual é a diferença entre o modelo Europeu e o Americano, please me oriente pois minha preferencia maior é o que venha c/ português BRA. E finalizando me de sua opinião qual das cores é a + cobiçada a mais linda.
    Tenho até hj às 17:00 p/ fechar esta compra e dependo destes dados.
    Bjs
    Nadia

  • Gustavo

    Ele está a avenda?Quanto custa?

  • Débora Ramalho

    Oi Rafael!
    Muito bom esse post sobre o nokia5800. Adorei, pois acabei de ganhar um e me esclareceu muito. Só tenho uma duvida, aliás, duas. O GPS pode ser acessado sem conexão com net? E quanto a conexão à net é só para quem tem pacote de dados?
    Obrigada.

    • Rafael Silva
      1505c

      Débora, o GPS pode ser usado com ou sem conexão de dados. E a conexão com a internet é basicamente o pacote de dados.

  • Caio

    Rafa, tenho uma duvida cruel sobre o que roda no 5800, eu gostaria de saber se o celular consegue rodar arquivos com formar PowerPoint.
    grato desde ja à resposta

  • Pedro

    galera, comprei um nokia 5800 novo no paraguay, ele vem com todos os acessorios, ja vem atualizado. Paguei só 290 dolar!!!vale apena!!!

  • Marinaldo

    Rafa, como fazer para salvar contatos na agenda com varios telefones, tipo celular, residencia, trabalho etc.. tenho que fazer comocontato novo e constrar o mesmo nome tre vezes na agenda? Posso baixar o firefox gratuitamente como navegador de internet? que versão é atualizada? este é o melhor navegador?
    Existe uma tela para procurar o contato na agenda com letras grandes mas só vai até a letra R depois disso vc tem que tocar na pagina 2 para ter acesso as letras t u v x y e z, tem alguma opçao de diminuir o tamanho da tela para aparecer todas as letras na mesma pagina?
    Obrigado antecipadamente se puder me ajudar.

    • Rafael Silva
      1505c

      Marinaldo, ao editar um contato aparecem as opções de colocar vários dados num só perfil. Já sobre o firefox, não tenho certeza se eles lançaram uma versão compatível com o Symbian, sistema usado no 5800. Eu recomendaria o Opera Mini ou Opera Mobile, são ambos muito bons.
      A tela de procurar contato funciona da seguinte maneira: você digita a primeira letra do nome da pessoa e ele mostra a lista com os nomes começados por aquela letra. Existe a opção de mudar o tamanho sim.

  • Reginaldo C. Mendes

    Gostaria de saber se alguem já configurou o msn para se usar nele, é facil? Continua com os mesmos contatos do msn(é o mesmo que vc usa no pc)

    • Rafael Silva
      1505c

      Reginaldo, eu já usei um aplicativo para MSN justamente pelo fato de que não consegui configurar o que veio no celular. =P

  • Felipe

    Velho, baita celular esse nokia 5800. A qualidade do som é perfeitaa, viajo escutando as musicas.É considerado um dos melhores em qualidade de som (se nao o melhor). O wi-fi dele é perfeito, pra ter uma ideia ele acha redes que o meu noteboock (rasoavel, nao top de linha, mas muito bom ) nao acha. O touch é muito bom tbm, boa resposta. Bom recomendo para todos, baaita aparelho.

  • Ed

    Olá, bom review, ajudou bastante. Obrigado.

    Gostaria de uma ajuda:

    Minha esposa tem um 5800, que comprou desbloqueado e usa com chip da TIM. Funciona tudo beleza.
    Eu também comprei um 5800, só que o meu era um celular da CLARO Argentina que foi desbloqueado.

    Pertguntas:

    1. Como faço para ter a configuração do TIM WAP FAST, TIM Conect Fast, TIM MMS, etc. que no celular da minha esposa foi instalado automaticamente? (ela recebeu uma mensagem assim que ligou o aparelho pela primeira vez com o chip da TIM e já configurou tudo)

    2. Os dois aparelhos, quando colocados lado a lado, geralmente o da minha esposa pega a rede 3g e o meu não. (A configuração de rede está ok. O meu pega o 3G, mas só em certos lugares.)

    3. Tem como eu trocar e firmware e excluir todo o lixo instalado da CLARO Argentina? Ou seja deixar o firmware de um aparelho desbloqueado?

    Muito obrigado se alguém puder responder.

    • Rafael Silva
      1505c

      Ed,
      1 – A melhor forma é cadastrar no site da Tim e usar a opção de enviar as configurações via SMS. É bem simples e fácil.
      2 – ???
      3 – Acho que usando o Nokia Ovi Suite você consegue reinstalar o sistema operacional original dele, mas não recomendo.

  • Marcos

    Amigo, vc sabe porque a gravação de audio( fui gravar umas aulas) na resol. max 15′ocupam 6.4Mb e na padrão sai como se a voz estivesse modulada, não dá para ouvir direito. Também passei uns arquivos de outras aulas gravados em outro aparelho porém em Wav e ao reproduzir no 5800 parece acelerado, tb inaldivel. Copieie colei alguns videos de shows em wmv e ele tb não aceita. vc tem alguma dica ? Obrigado

  • XXI

    “Santo Jobs” huahuahuahuahua ta falando sobre a nokia e coloca o Jobs no meio kkkkkkkkkkkkk essa parte foi hilaria demais xD

  • Marcelo

    uma coisa que percebi muito chata no texto, é que vc fala TODO O TEMPO do iPhone,fala mais do iPhone do que no 5800, é só comparacao, comparacao e comparacao, eu odeio quando comparam algum aparelho touch screen com o iPhone, ODEIO!!!!!!!!! parece que é um pobre favelado desesperado por um iPhone ‘-’ todo texto que eu vejo SEMPRE TEM comparaco com o IPHONE, SEMPRE!! ta loco, sera q n dá pra mudar isso???? da vontade de da um tiro na cabeça quando vejo isso ¬¬

    • Bruna

      Sempre tem uma comparação com o iPhone porque SEMPRE tem alguém que aparece pra comparar qualquer telefone touch com o mesmo.

  • Caio zani

    Cara…presciso de alguem com experiencia no cel.
    olha… comprei um 5800 a 3 dias, ele é como o seu(vermelho) mais tem um porem…o thema dele está na cor prata, fico muito esquisito.
    vc sabe como faço pra mudar a cor do thema?

    • Rafaell

      Olha no manual :-S

  • Érika

    Comprei um 5800 e com menos de 6 meses de uso ele começou a travar os comandos do touchscreen, mandei pra assistencia tecnica autorizada e ela me informou que havia umidade na placa do aparelho.
    Acontece que o aparelho nunca foi exposto a nenhum tipo de “umidade” nem uso dentro de banheiro, nem chuva, nem cabelo molhado, inclusive a atendente teve a capacidade de dizer que poderia ser ate suor, o que seria ridículo, pois nao acredito que a Nokia faria um aparelho com um isolamento tão ruim assim.
    Será que dei muito azar? Detalhe, perdi a garantia do meu celular e agora tenho um celular novo que nao funciona, pois trava o tempo todo.
    Alguem sabe o que posso fazer?
    Desde ja agradeço

  • luis

    parabens rafa mt bom seus comentarios
    Queria ver contigo c pode me ajudar
    Tenho um nokia e71 gostaria de escutar a radio atlantida de porto alegre no internet radio do celular pois morro na australia e gostava de escutar a radio, ja procurei na internet e nao acho o endereco achei de varias radio brasileiras menos da atlantida
    C poder me ajudar agradeco
    Mande por email c rolar
    Abrass
    Parabens pelos post

  • Rafaell

    Cara, não entendi quando você disse que chamada de vídeo não funciona no Brasil, claro que funciona, já fiz várias, isso depende da operadora, talvez a Tim não tenha suporte, a minha operadora é a vivo.

  • André Opelduca

    Boa Noite !!
    Parabens Rafael Bem joinha cara!!
    Tenho um 5800 ja faz\ um tempo, ai do nada decidi fazer uma chamada de video para um n95.. “erro de conexão”
    Fui em conectividade e abilitei rede dupla (só usava GSM)
    mesmo assim da esse erro, liguei na TIM e abilitei o serviço… mesmo assim 24hs depois ainda o mesmo erro… alguém ja passou por isso e pode me dizer o que fazer? Abraço!

  • Alexandre

    Qual vc recomenda, o nokia 5800 ou o samsung jet s8000? Grato pela atenção.

  • Olá, após ler seu review e mais alguns, acho que vou comprar esse celular, pelo Mercado Livre, já que lá acho por uns R$ 600,00. Se tiver alguma dica pelo mesmo preço, aceito hehehe.. Obrigado

  • Sergio

    Caro Rafa, gostei muito do seu preview, parabéns. Não vi nada que mencionasse sobre carregar a bateria através do cabo USB. Tenho um LG que tem esta capacidade e que acho muito legal, pois não preciso ficar me preocupando em levar o carregador comigo, já que basta ligá-lo ao notebook, via USB.
    Abraços,

  • julio roque

    boa tarde ue tive um problema identico ao da érica. começou a travar o 5.800 mandei pra nókia e disseram que foi exposto a umidade e que perdeu a garantia, com seis meses. o que fazer? nunca molhei o aparelho. alguem pode me ajudar? temos que acabar com o abuso de poder da nókia

    ?

  • sandro

    Olá, estou com um problema na hora de conectar o aparelho para transferir musica, sempre que conecto nome modo multimidia ele volta para o modo pc suite e sendo assim algumas musicas não são trasferidas pro celular.

    Alguem ai pod me dar uma ajuda?

    • Rafael Silva
      1505c

      Sandro, para transferência de música é melhor usar mesmo o modo PC Suite e transferir pelo windows explorer mesmo.

  • Rubens

    Boa tarde!!! gostei muito das dicas estou quase certo da compra deste aparelho! 1 pergunta, esse aparelho tem comando de voz em portugues para o gps?? estou querendo um p usar com fone de ouvidos quando estarei pilotando minha moto, vc sabe me informar?? e o tempo de resposta do gps e rapido?? tenho de pagar por isso ou é so baixar o mapa?? agradeço a atenção e parabens!!!

  • Aline

    Olá Rafael, parabéns pela excelente review, que continua super atual.
    Comprei o aparelho ontem pela TIM, e estou ansiosamente esperando que ele chegue pelos correios (após ler sua review, fiquei ainda mais ansiosa!). Uma pergunta: o aparelho tem suporte ou há como colocar algum programa para que eu possa acessar documentos em doc ou pdf?

    Obrigada!

  • Ah, vamos, a canetinha stylus é bem útil quando não se quer sujar a tela com os dedos.

  • amo o nokia 5.800 mas que um celular e um filho o meu e vermelho lindo tem td que preciso funciona muito bem so tenho uma duvida acho que ate por falta de tempo de procurar melhor queria saber se ele tem a funçao de web can e como faz pra ativa-la se puder ajudar ficarei agradecida mas estou muito satisfeita comprei indiquei e 9 amigos meus compraram e tds estao satisfeitos boa noite desde ja agradeço a atençao

  • andrea

    bom dia eu comprei esse celular, e gostaria muito de usar o mensseger pelo hifi mas ñ consigo o que faço?

  • Sr. Sem Papo
    1303c

    Esse foi meu primeiro artigo que li no Tecnoblog, antes de frequentalo …. otimo….quero ver se compro um ainda esse mes KKKagora que o preço ta melhor

  • Marcio

    Rafael,
    Muito legal seu review… mas tenho uma dúvida. Eu estou pra comprar o 5800 mas vi no site que existe uma limitação para filmar vídeos com este celular… limitação essa de 1:30 minutos. É verdade? nao quero acreditar que a nokia limitou o video de um celular com tanto espaço… e eu estou perguntando pq me amarro no QIK tmb…
    Bom… preciso saber disso antes de comprar… se vc. puder me confirmar, seria muito bom.
    Grande abraço.

    • Rafael Silva
      1505c

      Marcio, já gravei vídeos com mais de 1 minuto e meio no 5800 sem problemas. Agora, pode ser que numa atualização mais nova da firmware do aparelho essa limitação exista.

  • Cristiano

    Muito bom seu Review….
    Comprei um há poucos dias (TIM). Vc facilitou bastante prá mim, pois ler todo esse manual do usuário acho um saco.
    Mais uma coisa: No 5800 dá prá instalar mais de uma conta de e-mail…

  • baltazar

    boas pessoal ando a fazer uma pesquisa de mercado e de entre as falhas qe a nokia cometeu com este fantastico aparelho, acho que a mais falaha é o duplo click que é necessario fazer para seleccionar uma função.

    Gostava que deixassem os vossoa comentário sobre este aspecto.

    Cumps

    Nice reviews ;D

  • Elisangela

    Quando recebo uma mensagem de alguém que ja tenho em minha agenda, não vem identificado o nome da pessoa e sim o nº do celular.
    Você sabe como faço para configurar a função de aparcer o “nome” do contato?
    Obrigada!

  • Dilenia

    Comprei um aparelho Nokia 5800 há menos de 1 mês e verifiquei que os contatos armazenados no chip com o código da operadora antes, não aparece o nome da pessoa que está ligando. É preciso copiar os contatos para o telefone para que o contato seja identificado. Alguém pode me dizer por que isto acontece>

  • Marco

    existe antvirus pro nokia 5800

  • neil

    NOKIA 5800 E D +++++++++++++ ELE E TUDO DE BOM CARA VALEUUUUUU

  • David

    Pessoal, aquela imagem que parece um tema no site da nokia do 5800, uma imagem vermelha mostrando a interface do aparelho, como consigo esse tema? Ele não vem com o telefone…

  • manoel guilherme santos

    meu nokia 5800,o radio não funciona o que eu tenho que fazer?

  • MiudinhU

    Olá.. tenho um Nokia 5800 e não tenho muita intimidade com algumas coisas relacionadas, fui tentar fazer atualização, o site me orientou a fazer beckup do conteúdo, etc.. antes de atualizar.. tentei fazer, mas creio q foi salvo na memória do celular e não no cartão de memoria.. não sei bem oque fazer, mas td q vou fazewr, ou uma simples recepção de mensagens ele diz que a memoria e seu espaço (celular) não é suficiente p/ realizar a função desejada. ja tentei liberar espaço, apaguei muitas coisas e acho q até oq não devia, mas continua crítica a coisa.. procurei em td caNTO DENTRO DA MEMORIA DA CEL E NÃO CONSIGO ACHAR O TAL BECKUP OU OQUE ESTA OCUPANDO TANTO ESPAÇO ASSIM.. POIS NÃO BAIXEI NADA QUASE NA MEMÓRIA DO CEL, NADA MESMO. SE POSSIVEL ME DÊ UMA DICA DE COMO RESOLVER ISSO.. GOSTEI MUITO DO CEL.. ENQUANTO NÃO TENTEI ATUASLIZAR.. RSRSRS ABRAÇO E OBRIGADAÇO!!

    OBS.. GOSTEI MUITO DA SUA ANÁLISE DO CEL E ME ELUCIDOU MUITAS DÚVIDAS.. GRATO!!

    MIUDINHO

  • Túlio

    Amigo, parabéns pelo review! Estou para comprar um aparelho desse e todas as informações aqui foram de grande utilidade. Me dias umas coisas: 1) O GPS dele pode ser utilizado de forma gratuita, certo? Digo, sem a necessidade de vinculação com a operadora. Quanto a velocidade de conexão com satélite, navegação pelas rotas, visualização dos mapas…. O que vc diz??? Posso utilizar algum programa específico para GPS (Ex.: iGO) ou ele “prende” apenas no programa nativo que a Nokia fornece? Vc pode dar umas informações mais detalhadas desta função??? 2) Provavelmente depois de um maior tempo de utilização, vc se acostumou com os “erros” e a falta de precisão do toque na tela? Ou isto é uma coisa ruim neste modelo??? Grande abraço e parabéns novamente pelo Review!

  • Julia

    oiii. =]
    adorei a Review ..
    queria saber se vale apena comprar o 5800? tendo o x6 que tem uma camera melhor, 16g de memória interna,melhor touch screen mais sensivel. e por ja fazer um certo tempo q ele foi lançado, acho q foi em 2008.
    to pensando em comprar aqui: https://www.lojatim.com.br/Nokia_5800_Preto_Vermelho.aspx
    oq vc acha?

  • Nome ou @

    Ola Rafa, o meu bluetooth, não funciona,e o radio tambem não,
    o bluetooth esta desativado,não tem como ativa, sera que pode seu
    atualização?
    ok…..

  • eduardo

    Rudá Matheus, vlw cara, fiz o primeiro passo que você citou para tirar o som da câmera no meu Nokia 5800 e deu certo!!!

    Agora estou com outro problema… não consigo reproduzir vídeo nem ver fotos no meu televisor 29″ convencional, alguém sabe me dizer o que está acontecendo? Já tentei conectando nas entradas frontais, em todas as opcionais atrás da tv e nada…. =/

    Quando conecto o cel na tv só o que tenho é o áudio do vídeo…

    Desde já agradeço!

  • titio

    Prefiro mil vezes o LG BL40 – New Chocolate. Mil vezes.

  • andre

    não sei o de voçes, mais, o meu nokia 5800 de vêz em quando apaga e desliga subtamente. é muito ruin cara mandem respostas para mim obg….

  • Mateus

    Eu tambem tenho um 5800, e não pude deixar de reparar que na segunda foto as luzes do teclado estão apagadas. Existe alguma configuração para acende-las novamente?? As luzes do meu, depois de um “reparo” não acendem mais.
    Se possivel, mande resposta por e-mail: mateussena@hotmail.com
    Obrigado

  • Matthaeus

    Tem como desativar o som da câmera simples. Só ir em editar perfil e desativar ué. Não precisa de gambiarras.

  • Virna

    meu celular modelo Nokia 5800 Xpressmusic não esta registrando as chamadas discadas , não atendidas e recebidas recentes, e tambem so recebe os sms do SIM card quando aperto em SIM CARD MENSSAGENS.
    Isso ocorreu depois que apaguei algumas coisas do cel (ou do memory card)pois precisava de espaço para um aplicativo. Acho que apaguei o que nao devia e nao sei mais o que fazer. Me ajudemmm!!!

  • Mery Fami
    1c

    voces apenas esqueceram de falar que ele tira fotos em movimento, dentro do carro, do onibus e sai maravigliosa !!
    eu comprei o meu aqui na italia,em um mercado grande e sem aquela meleca de qualquer operadora no meio, NUNCA, nunquinha tive qualquer problema com ele, e o melhor paguei muuuito mais barato, convertidos em real, +-400 reais. eu nao li anda a respeito aqui, mas ele veio alem da memoria interna, um cartao de memoria de 8 gbs.
    Pra mim nao existe e melhor celular.

  • Rafael, parabéns pelo seu post, tenho um nokia 5800, e tenho uma rede wifi, preciso urgentemente, desabilitar ou excluir "Tim Connect Fast" pois o mesmo insiste em consumir os meus créditos do celuar, sem que eu utilize a internet. Peço encarecidamente, que me dê uma dica de como faço para desabilitar esse processo. Abraços

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.