Os processadores Llano da AMD fizeram bonito nos benchmarks e ajudaram a fabricante de Sunnyvale a roubar um pouquinho do mercado da poderosa Intel em 2011. Hoje a empresa revelou as primeiras APUs da linha Trinity, que chegam para concorrer com a arquitetura Ivy Bridge e inicialmente são voltadas para notebooks e ultrafinos.

A AMD revela que já vendeu mais de 30 milhões de APUs, nome que a empresa deu aos processadores com vídeo integrado num único chip. A arquitetura Trinity foi produzida com mais de 5,5 mil patentes e incluiu no portfólio da marca um processador de baixo consumo com TDP de 17 W, permitindo que ela possa competir com os ultrabooks da Intel. De acordo com a fabricante, uma das grandes vantagens do Trinity é a duração de bateria, que pode chegar a 12 horas.

AMD Trinity, inicialmente para notebooks e ultrafinos.

Cinco novos processadores foram anunciados – três para notebooks e dois para ultrafinos. Os chips para desktops devem aparecer futuramente. O mais poderoso é o A10-4600M, com frequência de 2,3 GHz, cache L2 de 4 MB e vídeo Radeon HD 7660G integrado. O AnandTech fez alguns testes com jogos e na maioria deles o processador se saiu melhor do que o Intel HD 4000, presente no Ivy Bridge.

A tecnologia Turbo Core pode aumentar automaticamente a frequência do processador quando um dos núcleos for mais exigido – o A10-4600M pode chegar a 3,2 GHz. Além disso, as APUs contam com controlador de memórias DDR3 de até 1600 MHz (para notebooks) ou até 1333 MHz (para ultrafinos) e possuem o dobro de “performance por watt” em relação a geração anterior.

Radeon HD 7660G integrada é melhor do que a HD 4000, dá um banho na HD 3000 e ainda roda Crysis (clique para ampliar).

É verdade que a AMD ainda não possui um concorrente direto para o Core i7, mas pelo menos no Brasil, os produtos da marca possuem ótimo custo-benefício. Os gamers também não deverão utilizar o vídeo integrado, mas o alto desempenho das Radeon HD 7000 dos Trinity podem dar uma força para usuários que rodam jogos casuais e navegam na internet – com o avanço do HTML5 e do WebGL, o processamento gráfico da máquina é cada vez mais exigido.

Com informações: ZTOP, Neowin.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marckhus
Nao tenho nada contra a amd mais eu nao compro processadores deles nao....ja basta a experiencia que eu tive com o athlon x4 630...parecia uma frigideira...
lucas
curto amd.
João Henrique
Eu gosto muito da AMD além disso o Processador Fx-8150 consegue competir com os core I7 chegando a até ganhar em algumas coisas. Apesar de não ser melhor que um core I7 ele é bem mais barato e tem desempenho superior ao Core I5. (Ele compete com os core I7 2600k core I7 3370k). Pena que aqui no brasil seja tão caro importar. (Impostos de importação são realmente exagerados/exorbitantes demais). Fico pensando até quando a população vai suportar tanta exploração,é praticamente um estupro o que o governo faz com a população. (para importar nós pagamos 60% de imposto , ou seja já tem o peso da moeda , o valor convertido +60% + o ICMS). Ai vem as coisas mais absurdas, a pessoa física pode importar até 50 dolares , mas não pode importar nada mais do que uma ou duas vezes , para não ter que justificar pratica de revenda. Ou seja pode importar desde que não seja pra revenda.(Novamente, nada justifica isso a não ser a desculpa só o governo pode levar vantagem). Fora o fato de trabalharmos no brasil 5 meses pagando imposto.
gilmar
Show de Bola AMD SEMPRE
wagner
amd agora se for vai dar um caldo nestas intel caras ....valeu amd
Ronaldo
eu tb tenho problemas com drivers da minha placa amd, sem falar q o meu tipo de placa nem é mais suportado pela ultima versão do catalyst, olha q é uma placa mais ou menos .. rodo maioria dos jogos ultimamente... mas AMD : nunca mais
Patrik
E muitos semi-leigos que viam testes de i7, compravam Atom ou Celeron e diziam de boca cheia que tinham Intel.
Forbidden_404
Eu já tentei desse modo, de um descrito no fórum do Ubuntu, já olhei na Wiki para Hybrid Graphics, além de blogs pela internet, inclusive pelo Ubuntu dicas
Forbidden_404
Já tentei sim
Forbidden_404
Na verdade não, acho mais rapido no Ubuntu, mas eu comecei ele no Windows, sei que pode ser feito se escolher a mesma pasta, mas ando com receio disso, vou tentar amanhã.
Ze Buscape
Ahh, bom, está explicado... rsrs Mas você acha o download por torrent mais rápido no Windows? :)
Forbidden_404
Tô fazendo um download de 48gb pelo torrent e agora que comecei, quero terminar o quanto antes HASUDUASHDUAHS ai não to saindo do windows até ele terminar, to louco pra voltar pro Ubuntu e pro Arch ):
caRIOca
Tanto o meu Notebook quanto o meu desktop são AMD, como não utilizo nenhum dos dois para games, o Notebook para trabalho e Desktop para lazer, estou super satisfeito com ambos.
Ze Buscape
Por que você deixou de usar o Ubuntu, filho? :P
Turdin
Pergunte para pessoas semi-leigas que saibam só o que é AMD e Intel e veja quais são as lembranças que todo mundo tem da AMD > esquentadinha. Ainda mais com uma linha de notebooks HP que esquentava pra caramba.
Exibir mais comentários