Quem ainda não conhece o SIMET deveria conhecê-lo. Trata-se de um medidor de velocidade de conexão de alta precisão, recomendado a todos pela Anatel e pelo Procon. A ideia é fornecer testes de velocidade bem detalhados para o consumidor verificar se as operadoras estão honrando a velocidade que vende. A partir de agora, usuários de smartphones com Android terão acesso ao SIMET na palma de suas mãos e poderão testar as conexões 3G e Wi-Fi.

O aplicativo, que já está presente há mais tempo para a plataforma iOS, foi lançado pelo Ceptro.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), que se trata de uma divisão do Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da internet no Brasil.

São realizados 3 testes: medição da latência da conexão, do Jitter (variação de atraso na entrega de pacotes) e, por fim, da velocidade, tanto de download como de upload. Além disso, o aplicativo utiliza o GPS do aparelho para determinar qual o servidor mais próximo, afim de garantir maior precisão no teste. Também é possível escolher o servidor desejado manualmente.

Sim, só funciona na horizontal

O SIMET Mobile também é capaz de gerar relatórios sobre todos os testes realizados, assim como há uma função para compartilhar o resultado do teste através do Twitter. Apesar das duas funções estarem presentes no programa, nenhuma delas funcionou no meu Galaxy Nexus, chegando a travar o aplicativo, que fecha logo em seguida. Uma coisa chata é que o aplicativo só funciona no modo paisagem, sendo necessário virar o celular para a horizontal antes de usar o medidor.

Trata-se de uma excelente alternativa ao aplicativo do Speedtest. O programa pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play, e está disponível para smartphones que rodam Android 2.1 ou superior. A versão para iOS pode ser baixada pela App Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson
Eu utilizo o speed test copel
Turdin
Eu por aqui uso o Speed Test, acho mais preciso.
@joaoricardo_rm
Engraçado. Pelo menos aqui onde tenho 5mb, os medidores, inclusive este citado na matéria sempre marcam entre 4,5 e 4,9MB. Pelo menos aqui parece que a OI tá cumprindo o prometido. :) Mas é realidade que de qualquer maneira são péssimos mesmo.
Bitstorm
O WP mal chegou, @Thiago... e ainda veio com 02 cores(Wp7.5 e WP8)! Vai demorar um pouco para animar os devs. Ou seja, ele é o Linux dos dispositivos móveis! =P
Melanke
Gostei muito, sentia falta de uma aplicação desse tipo, já que os outros medidores não testam Jitter. Tentava usar o Skype e nenhum sistema me dizia o problema. O Simet me informou que o Jitter estava horrível :) OBS.: baixei nas primeiras versões e deu muito pau, mas houve uma atualização e agora funciona perfeitamente.
Dennis
Prefiro o Speedtest, é super preciso e funciona muito bem.
Lucas Braga
O SIMET funcionou de boa com Jelly Bean. Sobre o Viber, eu descobri isso da pior forma (viajando pro exterior e precisando do app pra falar com a família :( )
David
Coloquei aqui no meu ACE e funcionou mas achei um pouco confuso e travou na primeira vez. Vou ficar com o Speed test por enquanto.
Luiz Alberto
Tinha um muito bom, chamado BandWidth, que usava os servidores do Speedtest.net, mas por um problema com o uso desses servidores ele foi retirado do marketplace. Ainda não apareceu outro tão bom quanto. Felizmente eu ainda tenho ele instalado no meu e funciona muito bem. Espero que ele volte ao Market, ou que o Speedtest.net resolva fazer um app pra WP.
Carlos
Que bobagem. No mundo inteiro a medição é feita em Mbits. Mbyte é só uma referencia a 8 Mbits, para facilitar a comparação com tamanho de arquivo.
Álvaro Rutz
Pena, muita gente me pede, queria testá-lo em meu Lumia 800! :(
Alexandre
O seu nexus ta no JB? Tem alguns apps que nao funcionam ainda no JB, memso funcionando no ICS.. O viber por exemplo da um mega pau no JB e nao tem previsao para funcionar...
Alexandre
fico um pouco confuso com os medidores de velocidade pois aqui no pais nós forçam a usar uma unidade diferente do resto , ou do que a maioria acha correta. Esse lance de megabute/seg versus megabyte/seg eh a maior enganacao do setor desde os primordios do intenert via celular... me sinto enganado... pena que nao temos um governo decente pra implemenatar e fiscalizar isso...
Paulo Higa
Pronto. :-)
Emilio Souza Lima
Não funciona no meu Galaxy Nexus X... trava no teste de latência!
Exibir mais comentários