Já faz bastante tempo que a base de usuários do Windows tem uma grande parcela de usuários piratas, que preferem encontrar métodos alternativos a pagar pelo sistema para usá-lo. Por isso desde o Windows XP a empresa requer a instalação de um programa autenticador para ativar o sistema. No Windows 8 a Microsoft está planejando fechar o cerco ainda mais, focando em algo que pode ser comparado a cortar o mal pela raiz.

Segundo slides confidenciais obtidos pelo site Myce, as OEMs terão que comprar chaves de licença individuais para cada computador montado (criando hashes de acordo com seu hardware) e incluir cada uma delas na BIOS do equipamento. Antes disso as OEMs poderiam montar os computadores incluindo o mesmo serial em todos eles e que tinha o poder mágico de passar a ativação. Só que algumas fabricantes deixaram esse serial escapar, o que causou uma enorme onda de pirataria.

A criação de hashes únicas para cada computador – algo que a Microsoft está chamando de OA 3.0 – pode ser uma vantagem para a empresa evitar a pirataria, mas os usuários pensando em adicionar mais memória RAM ou mudar a placa de vídeo podem encontrar problemas. Principalmente se for necessário ativar o Windows 8 toda vez que um componente for alterado. Mas não sabemos ainda com certeza como isso deve acontecer, já que a Microsoft não comenta rumores e vazamentos.

A apresentação, se for legítima, também mostram que as ativações do Windows 7 e sistemas anteriores não deverão ser alteradas, o que é um alívio já que eu planejo ficar com o Windows 7 por um bom tempo depois do lançamento do 8.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Felsen
Isso mesmo!
Icaro Melo
Essa notícia não durou meia hora, quebraram facilmente
Junior
Aff acabei de var essa noticia e já apareceu outra q ja conseguiram quebrar o sistema, praticamente 90% dos pcs windows são pirateados!!!
Luandersonn
Como disse o cara em cima, ter usuários não quer dizer que eles vão migrar, principalmente aqueles que fazem coisas além de jogos, onde tem programas nos seus PCs.
YanGM
Aqui tam... oh wait, eu me livrei disso!
@LBKatan
Acho que o maior problema, nessa questão, é a dificuldade em fazer upgrade. Digamos que eu use o Win8 original, tudo bonitinho, no meu desktop. Se eu quiser colocar um processador melhor, tenho que trocar a placa mãe. E lá se vai meu Windows. O computador é o mesmo, o HD é o mesmo, o sistema é o mesmo, mas não posso usar. Dá pra entender?
@LBKatan
Que tristeza, hein, gokernel. Bem, aqui no trampo dá pra acessar o TB e ficar de boa por umas 6 horas. Depois tenho que ir pra casa. =P
@LBKatan
Mas esse valor do DVD é o da atualização, não o sistema novo. Imagina quanto sai o sistema puro, pra instalar do zero!
gokernel
aqui no trampo tem como regra: PC/notes/impresoras é para uso único em prol da empresa... ALTERNATIVA: ... vai ao banheiro e passam o post de um smart ;)
@atpfreitas
Eu não vou, pode ter certeza. E já sei de umas dezenas que não irão também.
@atpfreitas
Cara, sistema operacional não é um “negocinho ali que qualquer um faz”. É por pensarem assim que tem muita distro de merda do Linux. Se tu se recusa a pagar US$30 pelo OS X, bacana. Mas eu julgo muitíssimo barato pagar isso por um sistema operacional, mesmo que a atualização nem seja tão grande assim. O Tiger e o Leopard eram um absurdo de tão caros, assim como o Windows. A tendência do preço é diminuir, sim, mas desnecessário criticar algo complexo como o desenvolvimento de um SO.
YanGM
OSX é barato, blá blá blá, OSX mimimimi OSX, como se fosse possível instalar OSX em qualquer PC sem métodos alternativos.
YanGM
Sheldons, mal posso ver seus movimentos!
YanGM
"Editar Perfil"
YanGM
Essas pessoas que acessam o TB do trabalho devem ser os funcionários do mês.
Exibir mais comentários