Guru da tecnologia e bonachão nas horas vagas, nosso idolatrado Steve Wozniak foi à fila e comprou seu exemplar do iPhone 5 nessa sexta-feira, data em que o aparelho chega às lojas da Apple em diversos países (não no Brasil). Woz falou a uma emissora de tevê local e fez suas previsões de sempre: “Em quarenta anos nós teremos computadores conscientes, com sentimentos, que tem uma personalidade.”

Tomara que Woz esteja certo. Ele aposta suas fichas na melhoria da inteligência artificial a ponto de produzir melhores amigos. “O computador vai olhar no seu rosto e entender a sua expressão.”

O co-fundador da Apple em parceria com Steve Jobs diz que alguns de nós serão substituídos por máquinas e que “teremos que reestruturar a sociedade”. Ele dá como exemplo o iPhone, que em algum momento será tão bom que ele não mais quererá saber dos seres humanos – espere só a esposa de Woz descobrir que ele a trocaria pela Siri…

E como fica a questão de virarmos uma “Matrix” sob comando de máquinas muito poderosas? Essa é a pergunta que este intrépido repórter faria a Wozniak caso tivesse a chance de uma entrevista com ele. Penso que o campo da Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) ainda anda a passos muito lentos. Espero que Woz esteja certo quando faz suas previsões para daqui a quarenta anos.

Wozniak durante a Campus Party 2011 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Wozniak durante a Campus Party 2011 | Clique para ampliar

Repórteres presentes perguntaram sobre a morte de Steve Jobs. O ex-funcionário da Apple disse que ficou sabendo pelos próprios jornalistas que começaram a ligar para ele quando a informação se confirmou. “Eu me lembro de chorar ao telefone durante entrevistas.”

Com informações: 9News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elton V. Silva
Eu vou guardar meu PC então. Não quero ter que aguentar máquinas sentimentais.
Elton V. Silva
Que?
Pitter
Acredito que aquela porta dos bancos tb tem alguma inteligencia, pois ela só trava quando estou com pressa, pois ue sempre estou com as mesmas coisas no bolso.
mlhz
vários computadores já reconhecem isso, site de banco então nem se fale. Quando você tem 2 minutos para fazer aquele pagamento para evitar um cartório....o site do banco trava...
paulo1039
e postando pelo navegador da steam mostra como google chrome lol :D
paulo1039
imagino quando der uma porrada no coitado :D
Saulo Castelo
Carro não, mas moto... =) http://www.hover-bike.com
Lucas Lemos
Emo, emo...
Shilika
Será se ele conhecesse de fato o lado espiritual ele imaginaria isso. Acredito que não. Nós estamos em pleno século 21 e os que se dizem entendido afirmam que a inteligência humana é creditada ao nosso cérebro ao invés de afirmar que é do espírito. Assim, eles irão viajar e assustar a maioria...... menos eu.
ajscaldas
A minha impressora já faz isso a tempos, ela detecta o meu desespero em imprimir algo importante e trava o papel :D Woz.... esperava mais de você haeuhauehaeaeh
@rodrigorsena
Velho, no futuro um cara vai falar isso: "... no começo do século 21, a humanidade inteira estava celebrando. Estávamos encantados com a nossa própria grandeza por criarmos a IA. Uma consciência singular que gerou uma raça inteira de máquinas. Não sabemos que atacou primeiro, nós ou elas..." E depois: "... Há campos, Neo, campos sem fim onde seres humanos não mais nascem. Nós somos cultivados." E se as máquinas não ficarem do "evil" elas vão ficar quando eles pegarem a maioria dos filmes que fala que elas "vão matar a humanidade"
viniciusghietti
as maquina vao dominar o mundo e n quero estar vivo quando isso acontecer euu heeim
Vinícius
E eu tenho um carro que voa.