Início » Celular » Jolicloud, o que o Google Chrome OS pretende ser

Jolicloud, o que o Google Chrome OS pretende ser

Avatar Por

Jolicloud“Nós acreditamos que um movimento se iniciou. Um movimento que irá mudar a industria da computação para sempre: um mundo onde computadores são baratos, onde sistemas operacionais são gratuitos e softwares são online. Esse é o mundo que sonhamos quando descobrimos a internet. E é por isso que desejamos construir um sistema operacional (SO) em torno de uma plataforma que dá a todos a oportunidade de se tornar parte desse movimento e ter acesso a novas possibilidades.”

É com esse parágrafo que a equipe do Jolicloud, sistema operacional web para netbooks, inicia a página onde descrevem a idéia base do desenvolvimento do SO. Lembra algum outro produto de uma grande empresa? Com certeza.

Menu de aplicação do Jolicloud

Menu de aplicação do Jolicloud

Enquanto o Google anunciava oficialmente seu projeto de sistema operacional baseado em Linux com ênfase em seu browser Chrome, e que deve ser lançado somente no ano que vem, e a Microsoft publicava em sua página dedicada a pesquisas o Gazelle, um browser com características de sistema operacional baseado em segurança, o jolicloud, sistema operacional baseado na “nuvem” que você provavelmente nunca ouviu falar, fundado por Tariq KRIM, também fundador do Netvibes, recebia fundos de seus novos investidores, Atomico Ventures e Mangrove Capital Partners, de forma muito mais discreta.

O grande diferencial entre o desconhecido SO e os outros, está no fato de que enquanto tudo que as duas grandes empresas possuem até o momento não passa de hype, o Jelicloud já está sendo disponibilizado em sua versão alpha, apenas para convidados, e já é compatível com netbooks dos principais fabricantes, como ASUS, Acer, Dell, MSI, Lenovo, e HP, mostrando que o mundo é de quem faz, não de quem fala. [CNET News / Ostatic]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius
Um Linux em que a principal interface com o usuário é um navegador. Só eu acho que isso realmente não tem nada de revolucionário? Vendem como se fosse coisa de outro mundo. O nome é o pior de tudo, sistema operacional web, parece até que o kernel vai rodar na web.
Thiago Reis
Assim que li esse post (16/07), fui correndo acessar o site do projeto pra solicitar meu convite. Hoje(29/07) recebi um email dizendo: "[Jolicloud] You have been Joliclouded!" Já estou baixando a imagem pra já começar a testar esse novo e iteressante SO. Pelo que vi na apresentação no site do projeto, o Jolicloud promete! O Google que se cuide. E ao contrário do geison89, gostei do nome. Depois que baixar e testar, volto pra comentar sobre o que achei.
geison89
Excelente dica, realmente não conhecia, o projeto é muito interessante (muito mesmo), ele ainda está em fase alpha mais não é atratativo, o nome não é legal e nem a UI.