Início » Telecomunicações » Internet móvel das operadoras continua insatisfatória, afirma Anatel

Internet móvel das operadoras continua insatisfatória, afirma Anatel

Vivo é a operadora que recebeu pior avaliação da agência

Lucas Braga Por

A Anatel divulgou ontem a famigerada avaliação trimestral dos planos de melhorias apresentados pelas operadoras. Os planos foram montados em julho do ano passado, em decorrência da proibição da venda de novas linhas por parte das operadoras. A Vivo, que não foi punida na época, apresentou baixo desempenho em relação ao serviço de acesso à internet no último relatório.

Um dos primeiros relatórios é o da qualidade do atendimento. Apenas Claro, Oi e TIM passaram por essa avaliação, por serem as operadoras proibidas de vender novas linhas durante o mês de julho de 2012. Os índices oscilam muito de mês a mês. Porém, desde junho do ano passado, a TIM é a operadora com o maior índice de registros, o que é controverso, tendo em vista que os dados do Procon para o ano passado mostram que a TIM é a operadora com o menor número de reclamações.

reclamacoes-anatel-2012

No serviço de voz, as operadoras se saíram bem. A meta mínima para acesso e disponibilidade da rede de voz é de 95%, e todas as operadoras cumpriram esse ponto de qualidade. O mesmo aconteceu no quesito quedas de chamadas: o limite máximo permitido pela Anatel é de 5% do montante de ligações, e todas as operadoras cumpriram essa determinação com folga.

No serviço de dados, nenhuma operadora cumpriu a qualidade mínima estipulada de 98%. O destaque maior vai para a Vivo, que ficou com menos de 95%, sendo considerado o pior índice entre todas as operadoras. Claro, Oi e TIM atingiram o valor igual ou maior a 95%, ainda que não tenham atingido a qualidade mínima. Todas as operadoras conseguiram bons resultados nos testes de queda de conexão.

Apesar das operadoras terem atingido alguns padrões mínimos de qualidade, ainda há muito o que melhorar. Infelizmente, quedas de chamada e conexão são constantes em lugares com grande concentração de pessoas. Eu mesmo estou sofrendo com isso: meu celular (e todos os celulares de uma certa operadora) estão sem conexão de dados 3G desde o início do ano em Belo Horizonte. É triste, e algo que nos faz perder as esperanças sobre o futuro da telecomunicação no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno B.

Não tem 3g e ainda elogia a porra da operadora? Vai tomar no cu

Bruno Valente
Não tem 3g e ainda elogia a porra da operadora? Vai tomar no cu
rafinha costa
Tem que acabar com essa desgraça de redução de velocidade. De que adianta ter um milhão de APP pra chamadas de videos e assistir filmes entre outras coisas, se esses caralho de operadora nos da uma peste de franquia de 10 MB r depois nos reduz a 50 kbps e o demônio da vivo ainda consegue ser pior nos oferecendo 16 kbps. Vai tomar no cuu
juanvvfreitas
que barca...essa reportagem...todo mundo opinando ao contrario da reportagem.. aqui em pernambuco...a melhor que tem é a vivo ..todas as outras só dão do de cabeça a tim derruba ligação direto...sem contar a internet lenta... a vivo o melhor 3g da qui pelo menos
@brunogdb
Ultimamente, vejo melhorias por parte da Oi e da Claro (operadoras que tenho contato no cotidiano), principalmente da Oi que quase todo lugar que vou no RJ (digo o estado inteiro), tem 3G e funciona muito bem, coisa que não era esperado até o ano passado. Também tenho contato com a TIM e deu uma melhora em ligações, mas em questão de plano de dados, eu até desisti da ideia de usar ele como uma saída caso o meu número da Oi (principal) dê algum problema.
Yago G. Oliveira
Estou bastante satisfeito com meu 3G da Oi, sem falar que as vezes "liberam" a velocidade, mesmo com a franquia já esgotada. A única coisa ruim é que em alguns pontos da cidade o 3G tem poucas barrinhas.
Motomagx Noitatsyalp
A 3g da OI em em São Carlos é bastante instável: Ocasionalmente chega a 1Mbit, as vezes 1KB, e por ai vai... independente do consumo de dados e horário.
Motomagx Noitatsyalp
A Vivo é a que menos obtém reclamação e instabilidade nos serviços. De maneira geral, ela está dentro do padrão de qualidade. Já a claro, oi e tim não estão.
Vitor Salvatore
Aqui o Sinal da Tim Em londrina-PR é excelente, ligação nunca cai sempre consigo me conectar a internet 2g, mas conectar 3g é só sonho. tenho Tim Beta, e para nada adianta, não poder usar internet 3g :[
Pedro Maich
Mesmo que não caia tanto, só de ter que colocar a cabeça pra fora da janela de casa pra ouvir uma voz mais ou menos distinguível já deixa a TIM como uma das piores operadoras.
Lucas Berquó
Esse relatório tá muito bom pra ser verdade. O que percebo, na realidade, não tem nada a ver. A Claro aqui em BH tá com um 3G péssimo há meses.
TatoGomes
Quero essa Tim que derruba menos de 5% das ligações. Comigo é mais de 50% com certeza...
Renan Favero
Eu acho que "Insatisfatório" é uma maneira pomposa de dizer que ta uma merda.
viniciusghietti
Eu nao tenho problemas com o meu Vivo 3G sempre chega aos 1 mega no celular e aos 3 megas no modem em horario de pico ;)
Anderson Freitas
E porque não vemos a Vivo sendo citada em vários pronunciamentos da Anatel? Cade a Vivo nesse gráfico? Sei...