Lembra do CPUBoss, aquele serviço que consultava especificações técnicas e benchmarks para ajudar você a descobrir qual era o melhor processador? Jude Fiorillo, um dos responsáveis pela ideia, lançou hoje o SSDBoss, que tem a missão de comparar as diversas opções de SSDs do mercado, com a mesma interface agradável e informativa que vimos no irmão mais antigo.

O SSDBoss reúne vários dados divulgados pelos fabricantes de SSDs num só local, como o tamanho da memória cache, a interface (a maioria é SATA III, mas há alguns drives PCI-Express também), o formato e o modelo do controlador. O serviço também faz alguns cálculos para mostrar, por exemplo, o custo por gigabyte.

plextor-m5p-benchmarks

Mas o principal diferencial está nos benchmarks: é possível descobrir facilmente a taxa de transferência que o SSD chega no AS SSD, bem como o tempo para iniciar o Windows 7, que normalmente não passa de 10 segundos. Também dá para consultar a velocidade de escrita e leitura com arquivos de 4 KB – e como os SSDs possuem tempos de acesso baixíssimos, eles alcançam desempenho muito superior a um HD comum.

O SSDBoss é gratuito e pode ser acessado aqui. Além do SSDBoss e do CPUBoss, Fiorillo lembra que no mês passado foi lançado o GPUBoss, que compara placas de vídeo. Com isso, eles esperam “construir uma rede Boss para tornar o comparativo de hardware mais fácil”.

E vale lembrar o trabalho bacana que o pessoal do fórum Adrenaline fez: neste tópico, há uma tabela, atualizada frequentemente, com uma lista dos principais SSDs do mercado e suas respectivas notas para cinco atributos importantes (velocidade de leitura, velocidade de escrita, estabilidade, confiabilidade e consumo).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
E eu achava que a diferença de SSD para HDD era gritante, pelo jeito isso só é veridico no windows 8
Lucas Galvão
Não sei qual SSD tem o MBP. AHAHHAHAHAHAHA
Turdin
Plextor M5P, o meu ssd <3 Da uma grande diferença na inicialização do sistema Sobre o site, achei bacana, só podia ter uns calculos CxB
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942