western-digital-hd-ultraslim

A Western Digital anunciou novos discos rígidos com apenas 5 milímetros de espessura. Isso é menos que qualquer smartphone lançado até hoje e 47% mais fino que os HDs comuns para laptops. Eles terão capacidade de 500 GB e serão usados por vários fabricantes para deixar os notebooks ainda mais finos e leves.

De acordo com a Western Digital, quanto mais fino forem os dispositivos portáteis, mais o HD sofre com impactos e vibrações. A empresa desenvolveu algumas tecnologias para minimizar esses problemas, como o StableTrac, que estabiliza os pratos do HD para evitar perda de dados, e o Dual Stage Actuator, para melhorar a precisão da agulha.

O WD Blue UltraSlim de 2,5 polegadas gira a 5.400 RPM, tem 500 GB em um prato e poderá ser adquirido por OEMs com preço estimado de US$ 89 por unidade e dois anos de garantia. Ele pesa apenas 74 gramas e usa interface SATA III. Acer e Asus vão lançar notebooks com o novo HD ainda este ano.

Apesar de não informar as especificações exatas, a empresa também lançará um WD Black com a mesma espessura. Este modelo será um HD híbrido e terá memória flash integrada para melhorar o desempenho em determinadas tarefas, como o boot do sistema operacional e a abertura de aplicativos.

Com informações: X-bit labs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emmanuel Fotógrafo
iPods originais têm HD's mecânicos, não são SSD's. Muitos ainda estão funcionando sem problemas, mesmo sendo usados durante esportes. Então... não, não entendi o problema da vibração quando o hardware é preparado pra isso.
Thanara Corrêa
Não gostei, >< é 5.400 rpm.
Bruno Cabral
Já falam isso desde quando uma TV LCD ou LED de 32 não saia por menos de 2 mil. Mas a verdade é que até tablet ta ficando mais barato, menos os SSDs. Na época em que os SSDs surgiram as TVs LCD e LED de 32 Dificilmente custavam menos de 2 Mil, hoje já se acha por 800,00 de boa marca. Os SSDs ao contrário quase não caíram de preço.
Alberson Melo
Caraca, muito legal esse HD aí. Ainda mais pelo preço. Mas mais legal ainda é gente querendo estar certo na internet, hahahahahaha. Impossível não lembrar de: https://lh3.googleusercontent.com/-UDLplP1XWs0/UARsjCU25bI/AAAAAAACXKg/CfFuoXBFLCM/w497-h373/wrong.jpg
portela.thiago
Pensei exatamente na mesma coisa.
Pedro Saldanha
HD não funciona em tablets certo? se funcionasse ia ser muito bom ter todo esse espaço em um gadget.
Turdin
Não é ambiguo, e não tem duplo sentido. Leia novamente, interprete corretamente.
Raul Nascimento
"o futuro está nos híbridos". lembrei do South park, 10ª temporada Episodio 2 dos carros híbridos. haushsauhsauha
Bruno Cabral
Não é o que se vê. Sobre interpretação de texto. O seu texto tem duplo sentido pq é ambiguo.
Bruno Cabral
Existem SSDs grandes, e muito mais caros. SSDs precisam de técnicas de fabricação mais baratas, tendo em vista o tempo de existência deles, pode esquecer SSD barato até 2025.
Turdin
não disse "Um SSD que É mais barato e fino", e sim " Um SSD mais barato e fino". Faltou interpretação. Sobre sua previsão do futuro, acho que está redondamente enganado.
Turdin
Evolução é algo natural. E só para informação, já existem SSDs de 1tb, o meu é de 500gb por sinal
Moises
O preço de um SSD realmente é muito alto para o espaço que ele fornece, porém, isso deve mudar com o tempo, assim como aconteceu com o HD. Em relação a vida útil do SSD eu tenho que discordar. Vou utilizar um exemplo que o próprio tecnoblog deu: "Vamos simular um cenário hipotético onde você comprou um SSD com capacidade de 120 GB e vida útil de apenas 3 mil ciclos de escrita. Por ser um usuário extremamente avançado, você é capaz de gravar 120 GB de dados todos os dias, o que nem de longe é algo normal. Fazendo as contas, isso significa que você terá pouco mais de 8 anos até que o SSD comece a falhar. Num ritmo mais normal, gravando 20 GB de dados por dia, esse tempo subiria para 49 anos."
Bruno Cabral
Mais barato que HD só se for de 8GB. Finos, grande parte já é. Já disse uma vez e repito, o futuro está nos híbridos, não nos SSDs ou HDs comuns.
Turdin
HD? Em 2013? Porque não um SSD mais barato e fino?
Exibir mais comentários