Início » Ciência » IBM cria a menor animação do mundo: um filme inteiramente feito com átomos

IBM cria a menor animação do mundo: um filme inteiramente feito com átomos

Avatar Por

A IBM marcou ontem, de uma só vez, um momento histórico em dois campos quase sempre bem distintos. Ciência e arte se encontraram em A Boy and his Atom (Um Menino e seu Átomo), uma pequena animação quadro­-a-­quadro produzida inteiramente com átomos de moléculas de monóxido de carbono sobre uma superfície de cobre e vistas através de um microscópio de tunelamento eletrônico. A peça é um delicado filme sobre um menino chamado Adam se divertindo com seu átomo.

Cada pontinho visto na animação corresponde a um átomo ampliado cerca de 100 milhões de vezes. Para ter noção do tamanho, se cada ponto fosse do tamanho de uma laranja, a ampliação usada deixaria esta laranja do tamanho do planeta Terra. E cerca de 5 milhões de átomos podem ser agrupados no ponto final desta frase.

A animação foi desenvolvida pela divisão da IBM hoje responsável pela miniaturização extrema de dispositivos de armazenamento de dados. Atualmente um único bit de informação precisa de cerca de um milhão de átomos para ser armazenado. Porém, esta divisão anunciou a proeza de armazenar o mesmo bit em apenas 12 átomos. Este é o motivo pelo qual a animação começa com 12 átomos: serve como forma de celebrar a impressionante marca.

Além do filme, você também pode dar uma conferida no making-of de A Boy and His Atom e conhecer mais sobre como funciona a manipulação de átomos.

Com informações: IBM Research

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tales Cembraneli Dantas
Não querendo duvidar da IBM (mas já duvidando) com a tecnologia atual, acredito ser impossível esta proeza, isto pra mim foi feito num editor qualquer
Marcos Leão
O que voce queria? são átomos. menores que grãos de areia.
Daniel Dias
Só faltou um pouco de criatividade, parece até os filminhos toscos e sem sentido q eu faço em blocos anotações kkkkkk
Thanara Corrêa
MUITO bem feito :) adorei
Maurício Ferreira Maciel
Se algum dia existir teletransporte, carro voador, etc... a criadora vai ter sido a IBM. Sempre inovando!
ricardo
Uau!
Pedro Saldanha
O que seria de nós meros internautas sem essa IBM, incrível!
Eugenio Hertz Duarte Teles
parabens a todos !!!! sempre é bom ver uma noticia q mostra q o futuro ja ta batendo a nossa porta. mal posso esperar pra andar num "delorean voador", ou viajar o espaço numa "galactica".
Eugenio Hertz Duarte Teles
nao entenderam sua piada , pedro, mas foi boa.... pra ocasião dessa animacao ficou bem BOLADO, como diria silvio santos. MAH OEEEEEEEE.
portela.thiago
Ou pelo James Cameron...
Silvio Ney
"Atualmente um único bit de informação precisa de cerca de um milhão de átomos para ser armazenado. Porém, esta divisão anunciou a proeza de armazenar o mesmo bit em apenas 12 átomos." Sendo simples, poderia ter dado um exemplo da update... :)
Pedro
Um desse dirigido pelo Michael Bay seria um estouro.