Início » Telecomunicações » Está faltando um Google Fiber por aqui

Está faltando um Google Fiber por aqui

Banda larga de 1 Gb/s do Google faz a concorrência se mexer nos EUA

Avatar Por

Quem está mudando a realidade da banda larga nos Estados Unidos não é nenhuma das quatro grandes companhias de telefonia móvel (Verizon Wireless, AT&T, Sprint e T-Mobile). Muito menos as operadoras de banda larga tipo Net, que oferecem também telefonia fixa e televisão por assinatura. Pelo contrário, é um velho conhecido nosso: o Google. O serviço Google Fiber está mexendo com a concorrência na única cidade em que está disponível e naquelas em que chegará nos próximos meses.

Apenas recapitulando. Google Fiber é a banda larga por fibra – como o nome já indica – com a velocidade impressionante de 1 Gb/s por 70 dólares mensais. Assinantes interessados em TV a cabo pagam um pouco mais, cerca de 120 dólares mensais, para acesso a uma penca de canais em alta definição, um DVR capaz de capturar quatro transmissões simultâneas e 1 TB de armazenamento na nuvem Google Drive.

Na primeira cidade com o serviço, Kansas City, as empresas de banda larga Comcast e Time Warner Cable já se mexeram. Aumentaram algumas velocidades de conexão sem elevar o preço da assinatura. Para eles não é difícil porque a fibra ótica estava instalada em diversos pontos da cidade, mas não ofereciam a velocidade mais alta por um só motivo: não havia motivo para fazê-lo. Sem concorrência, os clientes tinham de optar pelos planos oferecidos por eles sem reclamar.

Os esforços do Google Fiber começaram no fim do ano passado em Kansas City. Um estudo publicado recentemente pela Akamai mostra aumento recorde de velocidade média de um ano para outro: 86%. Não é preciso trazer um especialista aqui no TB para confirmar que a chegada de mais um concorrente fez com que o mercado se mexesse.

O curioso é que o Google não informa quantos são os assinantes nem quais são os planos mais adotados por eles. Pode ser que a maioria dos usuários do Fiber adote o pacote com somente 5 Mb/s por 300 dólares pagos somente uma vez. É tipo uma conexão vitalícia. Claro que essa velocidade hoje em dia não representa nada dentro de uma rede de fibra ótica, então o Google pode muito bem oferecê-la praticamente de graça na região.

De qualquer forma, a simples possibilidade de trocar de uma conexão de 50 MB/s por outra de 1 Gb/s (caso real de um consumidor) pagando uma pequena diferença fez a concorrência se movimentar para enfrentar o gigante das buscas.

O Google Fiber chegará em breve a mais duas cidades americanas: Austin, no estado do Texas, onde anualmente tem a conferência SXSW voltada para tecnologia e inovação; e Provo, no estado de Utah. Lá em Austin, a AT&T anunciou que vai oferecer um plano muito similar ao topo de linha do Google pelo mesmo preço. A Time Warner Cable ainda não chegou a tanto, mas deu de lambuja um aumento nas conexões sem cobrar a mais por isso e também liberou o acesso ao Wi-Fi em espaços públicos, como shoppings e cafés, sem cobrar adicional.

Ao menos essa última prática já se disseminou pelo Brasil, como o Lucas Braga mostrou em uma matéria especial.

Adaptador do Google Fiber

Adaptador do Google Fiber

A gente não tem como saber se o Google ganha dinheiro com o Fiber. É bem provável que não, mas o buscador não está nessa indústria mesmo; o negócio dele continua sendo fazer dinheiro com serviços de internet. Só que, para chegar a esse objetivo, as pessoas precisam ter a conexão em casa primeiro!

Parece que o experimento tem dado muito certo. Ainda mais para os consumidores que subitamente viram a velocidade do serviço antigo de banda larga ou trocaram para algo ainda melhor. Eu assinaria mole o Google Fiber. E você?

Enquanto isso, no Brasil… A GVT parece ser a operadora com as melhores velocidades por preços acessíveis. Ao menos era assim que a companhia era retratada pelos próprios clientes até pouco tempo atrás. A velocidade média de banda larga pulou de 0,7 Mb/s em 2007 para cerca de 10 Mb/s em 2011. Não temos números para o ano passado, mas a expectativa era de chegar aos 12 Mb/s.

Só que, diferentemente do Google Fiber, é preciso contratar o combo também com telefonia fixa para ter uma real vantagem na contratação dos serviços da GVT. A rede está espalhada por mais de cem cidades no país, mas ainda não chegou a São Paulo. Portanto, não tenho condições de opinar sobre a qualidade do serviço.

Opa, Google Fiber chegou!

Opa, Google Fiber chegou! ME WANTS IT.

Será que falta um novo player (no jargão do mercado) para balançar o que já se estabeleceu em termos de velocidades e preços de conexão? Tenho a suspeita de que sim.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mufasa Leao
nao concordo. A Live Tim, consegue velocidades 3 vezes maiores que as da NET,GVT por um preco mais camarada, Sem precisar instalar TV ou Telefone que as outras operadoras obrigao voce e se voce nao quiser o preco de 1 coisa vai la em cima. CLaro que nao e igual o Google Fiber, mas concerteza se a Empresa quiser da pra fazer um preco razoavel igual Live tim.
Paulo
@thassius:disqus Reviver esse assunto cairía como uma luva no momento atual. :-)
Jhonatan Willians
Aqui em São José dos Campos estou usando o Vivo Fibra 50 MB e nunca chega menos que 70 MB. Satisfeitíssimo. Pago 79,90. Agora a NET, que foi substituída pela Vivo, é lamentável. E não sei porque eles ainda falam que é fibra.
1michaelsilva1
Razões para o Google não trazer Fiber para o Brasil: 1°: Brasil está entre os países com os maiores impostos. 2°: Se o Google Fiber chegar no Brasil, geral varias divergências nas empresas que aqui já estão.Primeiro pelo fato das empresa serem inferiores na qualidade, segundo o preço muito mais agradável para o consumidor e com isso gerando uma concorrência esmagadora, para as pequenas empresas, vamos combinar, perto do gigante Google, essas empresas parecem crianças ainda kkk. 3°: Se por a caso o Google conseguir trazer o Fiber ao Brasil, obviamente os preços serão altíssimos, baseando-se nos impostos do Brasil, que não são brincadeira. Até porque o Google num ia lançar um produto para tomar prejuízos. Conclusão: se o Brasil não fosse um país tão fd..., de ladrões talvez a gente tivesse o google viber aqui, se o governo tirasse pelo menos a metade dos impostos os preços de tudo, não só de internet iria cair.
brufael
Enquanto aqui no Brasil, eu pago cerca de 35 dólares mensais para ter apenas 10 Mbits e mais 50 dólares por um DVR com poucos canais em alta definição, capaz de capturar apenas duas transmissões simultâneas e 500 GB de armazenamento num HD interno. Que tristeza.
Leonardo Luiz
vcs estão reclamando de barriga cheia, aqui em Barbacena - MG a OI cobrava mais de 50 reais por uma velocidade de 600k a pouco tempo que eles subiram a velocidade, agora 1 mega é 50 reais e 2 megas 60 reais e mesmo assim com uma qualidade bem meia boca, tirando isso só internet a radio de algumas empresas daqui msm pessimas e fibra otica uma empresa promete o serviço mas sei la viu
leonardo.cobmax
Infeliz ironia... aqui não consigo um Speedy com mais de 1Mb... e o NET Virtua... nem se fala... pior de tudo é que as operadoras anunciam e nos deixam com agua na boca :/
Kelvin Arruda
O Google Fiber teria que vir para o Brasil urgentemente para mostrar a todas essas operadoras que oferecem serviços horríveis que internet é coisa séria e que não veio para enricar as operadoras, e sim para a conexão mundial de computadores e a troca de informação. Internet já é um bem necessário na casa do Brasileiro então, teria que ter um serviço melhor e mais barato para o brasileiro. O Fiber quebraria ou melhoria o serviço de várias operadoras o que seria bom para os consumidores. Que o GOOGLE veja futuro no Brasil, e melhore essa vergonha tecnologica.
Thássius Veloso
Isso pode mudar com o novo projeto do governo que em tese abre o mercado para qualquer companhia de telecomunicações, sem as cláusulas que restringem capital estrangeiro nesse tipo de negócio. Dizem que a Virgin Mobile quer muito entrar no mercado brasileiro. Mesma coisa com a AT&T.
ricardo
Isso acontece porque as empresas que dominam o mercado financiam as campanhas eleitorais para que os políticos, após eleitos, impeçam a chegada de novos concorrentes (A GVT está há séculos tentando entrar em SP sem sucesso). Pra piorar a mídia, que deveria denunciar e lutar contra essa situação fica calada porque as empresas que financiam os políticos são as mesmas que patrocinam as emissoras de tevê. Sem concorrência as empresas fazem o que querem e o povo se lasca.
Anderson Rodrigues
É triste ver que pelo menos onde vivo na Zona Norte de São Paulo temos que nos contentar com internet de 2MB pela Vivo, já estou há 4 anos com Vivo e sempre tento aumentar a velocidade sem sucesso, dai quando me aparece uma opção vem logo a NET com esse pacote que limita o consumo de franquia, ai não dá, tem que ficar com a Vivo mesmo; estamos precisando de socorro porque não dá mais pra ficar nas mãos de Vivo e NET, isso é o triste contraste que vivemos em comparação com a utopia vivida lá fora.
Romeryto Lira
Foi exatamente o que aconteceu aqui em Campina Grande. A Oi Velox. tinha o monopólio de tudo. Vendia "links" de no máximo 1Mb... mais do que isso o preço era exorbitante. Aí chegou a GVT com planos de de 5 Mb a 100Mb com preços muito melhores, aí a Oi num instante lançou propostas semelhantes com a mesma infraestrutura que já tinha. Só a concorrência faz as coisas melhorarem nesse Campo. Aqui mais por onde a GVT passou, saiu pegando o povo da Velox, acho que a Oi perdeu os clientes de mais da metade da cidade.
Romeryto Lira
Não. Acredito que ele está se referindo a redes do Governo como a RNP das universidades. Aqui na UFCG já temos conexão na casa dos Gbps(se não chegou aí, está quase). E rede na RNP é imensa, e a infraestrutura é nova comparada aos restos de estrutura das Operadoras normais(exceto GVT). Ela tem Backbones em quase todos os estados do Brasil, inclusive o daqui da Paraíba fica na UFCG aqui em Campina Grande. Nesse link você pode ver o status em tempo real de toda a rede da RNP no Brasil: http://webmngr.pop-pb.rnp.br/poppb/!RNP.html . Assim como a RNP o governo tem outras redes e outros backbones com estrutura nova, já que a estrutura velha foi repassada às operadoras na época das privatizações.
ricardo
Chega a ser covardia oferecer um serviço que nem mesmo paga o próprio custo. Essa estratégia já foi usada por muitas empresas grandes com intuito de quebrar a concorrência para depois dominar o mercado. Em breve teremos Internet = Google.
Thássius Veloso
É sorte o serviço apresentar bom desempenho ou não. Um amigo meu que desistiu do Live TIM mora na Vila Mariana, em São Paulo (bem como eu).
Lekynus Sama
Da onde que vc tirou que é sorte? velocidade varir dessa forma é normal. S
Thássius Veloso
Logo se vê que é tudo uma questão de sorte. Não gosto muito disso. Deveria funcionar e pronto.
Thiago Garcia Koschtschak
Thassius eu to na Vl Mariana em SP com o TIM Fiber de 35Mb e nunca tive problema, aliás o único problema q tive foi q o modem parou de funcionar do nada mas em menos de 12h eles tavam aqui pra trocar, em relação a velocidade faço testes td semana, o mínimo que peguei foi 30Mb/s de download, o upload fica em torno dos 19Mb/s e 21Mb/s
Thássius Veloso
Vitor, quando você cita "rede do governo", você se refere a que? À malha de fibra desativada do sistema Telebrás? Às redes de empresas estatais como Petrobras e Correios?
Bruno Silva
GVT ou todas operadoras?
Bruno Silva
O mesmo aqui, GVT 15Mb/s, + Pacote TV Ultra HD com 89 canais + 12 canais HD + Pacote TELECINE + Pacote HBO por R$189,00 e estou bem satisfeito com os serviços prestados. A TV tem um problema sério no receptor que é lento, mas é aceitável pela qualidade do serviço como um todo. Antes tinha o problema natural da tecnologia, chovia, a antena não captava o sinal, agora quando o sinal cai devido as condições metereológicas, eles mandam pela internet e continuo vendo a TV normalmente de forma transparente sem fazer nada. A internet que pago pelos 15Mb/s, recebo 16 a qualquer hora do dia, coisa linda.
Robuske
O vice-presidente de engenharia da Google deu uma palestra na UFRGS umas semanas atrás. Um dos presentes perguntou a respeito do Fiber, o cara disse que eles não pretendem expandir muito a Fiber, que o objetivo é exatamente esse, mostrar como preços melhores podem ser praticados e tal, parece que ta dando certo
João Eduardo Medeiros
A concorrência pode esquecer... Mesmo eles conseguindo deixar o preço mais barato e a velocidade a mesma muitos pessoas ainda iam preferir serviços Google, falo isso porque eu mesmo iria preferir mesmo sendo um pouco mais caro :).
Vitor
Sabia você que a rede (eu disse REDE) do país (GOVERNO) é uma das melhores do mundo? Deve ser a 3º ou 4º melhor, mas as operadoras sim, tem uma rede despreparada e com pouquíssimas áreas com fibra (ao contrário da rede do governo)? Se o governo lançasse uma conexão própria, à preço acessível, deveria ser uma das, senão a melhor do mundo.
viniciusghietti
A Telefônica/Vivo não levou uma conexão de 15gb na Campus Party? Me desculpem se estou enganado! Sei que é para toda a Campus mas já é um começo! Além disso as redes de Fibra deles já chegam a 200mb, claro que o preço não ajuda... Vamos ver esse ano se temos novidades :)
guilhermebr1
Infelizmente esse é o meu caso, totalmente refém da VIVO e ainda preso na velocidade de 2MB.
Thanara Corrêa
Liguei pra GVT 10 da noite de um dia, e no outro de tarde já passaram em minha casa e arrumaram o problema.
Marcoscs
"Enquanto isso, no Brasil… " Parei de ler nessa parte pra terminar bem a sexta feira.
@AntonioVeras
Ótima estratégia do Google, pode não ganhar, muito, dinheiro com o Fiber, mas faz com que a concorrência melhore as conexões e assim o acesso dos clientes aos serviços do Google. Eu assinaria sem nem ler. rsrsrsrsrs
jacques
É bem por ai, operadoras só costumam melhorar quando chega alguma concorrência de peso. Felizmente a vivo não faz igual a OI, vende só até 1 ou 2mbps pra algumas regiões com preço premium, porém, a rede antiga na maioria dos lugares faz com que seja bastante complicado encontrar pessoas que consigam assinar mais de 4mbps com eles. Concordo que é a GVT quem tá fazendo um papel de google fiber por aqui, apesar da necessidade de se contratar um telefone é ainda melhor que ter que contratar um pacote de TV (viu net). Só espero que com o 4G as operadoras aproveitem a necessidade de investir e use a mesma infraestrutura pra melhorar a banda larga fixa, que, num futuro não muito distante, já vejo o 3G/4G com melhor latência, banda e qualidade que boa parte das conexões ADSL da Oi e Vivo pelo pais, principalmente em cidades pequenas.
Marcelo Maffezoli
A GVT está chegando aqui em Indaiatuba/SP... Algumas pessoas já estão podendo assinar, outras ainda vão esperar algumas semanas. Mas a maioria que tem NET ou VIVO Speedy já estão mudando.
Wanderson Santana
100% de Salvador não champz
Anderson Soares
O pessoal aqui tem GVT e está reclamando....moro em Praia Grande...a NET só vai para uma lado da cidade (lado praia), liguei na VIVO e eles não querem vir aqui...falam q não tem mais disponível na minha rua, passou dos limites (vai entender)...estou com uma internet via radio de 5 megas....só q quando ela passa pelo roteador não consegue chegar nem á 2 megas...não baixo nada...pq os downloads não chegam nem a 100kpbs....saudades de quando em morava em Santos....la tem até a VIVO FIBRA....
Rafael Souza
Seria bom o Google chegar por aqui,ai aconteceria algo semelhante ao citado no artigo,a concorrencia começaria a se mexer,e todos sairiam ganhando. Mas como é brasil,provavelmente teria que molhar a mão dos "puliticos". Bem que a GVT podia chegar aqui na Fregeusia do Ó rsrs.
Theus
Meus amigos, a palavra chave é concorrência! Na minha antiga cidade, existia só a Oi Velox. Preços absurdos, qualidade horrível. A GVT chegou lá, a Oi aumentou todas as velocidades e colocou um preço mais baixo que o da GVT! O Google Fiber deve apenas se pagar no quesito instalação. O Google é tão gigante, que se desse uma merda grande nele, boa parte da internet parava. Por isso, eles naturalmente, SÃO a internet. Ou seja, fornecer a internet, pra eles, não é problema. Sendo assim é tão barato. Não tenho conhecimento técnico, mas é assim que eu vejo a situação.
twi_62483307
GVT e sua venda casada agente vê por aqui.
Andre Silva
E eu que fui obrigado a diminuir minha velocidade de 15Mb/s para 5Mb/s pois o serviço da Velox em Belo Horizonte está caindo cada dia mais. O técnico veio em minha casa e informou que o sinal de 15Mb estava cheio de ruídos o que ocasionava a queda constante da minha rede (constante de 15 em 15 min). O jeito foi ficar com os 5Mb que era o mais viável...como eles mesmo dizem: Simples assim!
goo_dsd
Minha cidade tem GVT mais no meu bairro não, o que adiantar te 100 cidades com GVT se a cobertura só atinge alguns bairros? Tipo Oi Velox que na meu bairro tem cobertura porém os FDP vende mais do que existem portas necessárias para supri a demanda, 10 Clientes na mesma porta DSLAN deixa o Ping Super Alto.
Bruno Cabral
O Backphone comercial a principio suporta sim, mas seria saturado, em picos. Já os do Governo(o da Petro e o diretamente do governo), dariam conta se fossem privatizados.
Cadu Silva
O que houve com a Algar/CTBC e seus 1Gbps?
Filipe Garcia
Também assino o LIVE Tim 50Mb/s (estou no Tatuapé) e não tenho qualquer problema para acessar sites no exterior. Tenho vários games no Steam e sempre consigo baixá-los a pelo menos 5.0MB/s, mesmo aqueles que não estão em servidores próximos ao Brasil e o SuperHD da Netflix funciona muito bem. E, só pra destacar, a GVT estava passando fibra ótica em minha rua durante o feriado. Logo devemos ter novidades sobre a operação por aqui.
murilogazzo
Sou de Salvador, e fui cliente da GVT por 3 anos. Praticamente não tive problemas por muito tempo, mas faz alguns bons meses já que a qualidade do serviço deles está bem aquém do que costumava ser, ao menos aqui em ssa. Vários amigos reclamam da mesma coisa. Mudei pra NET que todo mundo desce o pau faz dois meses e até agora não tive nenhum problema.
Thássius Veloso
E não foi o que eu disse? "Sobre os jogos, discordo: é evidente que uma boa conexão facilita, assim como uma latência menor e um servidor fisicamente mais próximo do usuário." Aparantemente, você concorda comigo sem saber. :P
Tiago Pazini
"A GVT parece ser a operadora com as melhores velocidades por preços acessíveis." quando funciona... e quando não estão fazendo Traffic Shaping. São uns mercenários que se aproveitam da leis fracas do nosso país para abusar do consumidor. Eu acho que conexão de 1gb ainda vai demorar por aqui e quando chegar com certeza vai ser 5 vezes mais cara que o Google Fiber, e sem nenhum tipo de assistência decente.
Getulio Paiva
Eu trocaria a GVT 35 mega + TV + Fone = que pago R$200,00!
elvis ricardo
Marava em Maringá PR e não tinha do que reclamar da GVT assinava 15mb e nunca tive velocidade inferior a isso estou voltando a morar lá em Agosto e vou contratar o plano novamente ! GVT de longe melhor operadora de Banda Larga no País !
Cristhian Vieira
Eu assinaria de olhos fechados, caso o preço fosse sugestivo, um serviço por exemplo, 3G~4G da google apenas para dados, vc poderia usar no smartphone, usa-lo como modem, colocar num modem, o que for, mas ele seria somente dados. Porque mensagem usamos WhatsApp/iMessenge, para falar teria Skype/Viber e ate o GTalk. Então o que precisamos mesmo é de conexão. Seria sonho se o governo facilitasse a entrada de empresas para esse fim, mas o cartel "ClaViTiOi" não deixa. Triste.
Denys Nunes
Não tem segredo, se a conexão é rápida, os serviços (YouTube, Netflix etc) também serão ou então há alguma falha na programação desses caras. Mas é como você mesmo disse, pra que velocidade ? Eu quero é qualidade (o que está em falta ultimamente).
Carlos Alves
Lembro que há uns bons anos atrás a Oi (a epoca ainda Telemar) tinha praticamente o monopolio da banda larga no Rio de Janeiro, Virtua era um serviço restrito a poucos bairros e algumas outras como Mundivox atuavam na area empresarial. Na epoca o maximo que o Velox oferecia era 512k por um preço exorbitante, todo mundo tinha era 128 ou 256 mesmo. Ai o Virtua entrou em expansão, jogou as velocidades pra cima e na epoca tinha ate conexões com down/up iguais e a Oi foi obrigada a se mexer. Lembro que quando assineio o Velox peguei essa epoca e fui um dos primeiros a ter 600k (!!) e pagando pouco menos de 100 pratas. Depois disso praticamente começou uma corrida e hoje tenho 10mb com o Virtua pagando menos do que aqueles 600k de antigamente. Só que agora praticamente estagnou novamente, e creio que os proximos a detonar uma nova expansão sejam Live Tim e GVT quando começarem a expandir de verdade pela cidade. Sem concorrência não há evolução, nem aqui nem nos EUA. Como disse o Thassius mesmo que haja a possibilidade de melhorar o serviço as empresas não vão faze-lo por livre iniciativa, somente uma ameaça pra movimentar o mercado.
wilson.ccsilva
Thássius, sou Gamer e discordo de você sobre a "velocidade da banda" para jogar. Já consegui jogar com incríveis 19.2kbps em um servidor de RPG. Pra nós jogadores de RPG, a única coisa que importa é o PING, e nisso o Google Fiber é ótimo, pois tem ping de 1ms (pelo menos no teste que ví no Youtube).
Joao Paulo Rabelo
1 - A GVT não está mais a venda, desde que a investida com a TIM não vingou. 2 - Ela cobre 100% de Salvador já, por exemplo. Ela segue um plano de expansão claro e definido, onde não entra em toda a cidade de vez pra não ter prejuízo. Fora isso, a GVT entrou num parafuso de queda de qualidade, mas ainda assim consegue ser melhor (ou menos pior) que o restante disponível.
Denys Nunes
E dependendo do trampo que se tem lá. $120 é dinheiro de pinga ...
Alex Portugal
na verdade ele desistiu da venda e desde que saiu a notícia da desistência o serviço voltou a funcionar sem problemas, porque quando falou de vender deu uma caída em velocidade e qualidade de tv, mas ainda era resolvido rapidamente, o atendimento deles é rápido.
Marcus Pessoa
Eu já me considero satisfeito por morar numa região com Oi e Net, numa capital periférica como é Belém. Antigamente era só Oi, que é provavelmente a pior empresa do mundo. Contratei agora a Net de 10 Mbps por um preço bem melhor que o da Oi. Tem a franquia, é verdade, mas nem tenho baixado tanta coisa, porque não tenho ainda TV de alta definição e baixo os vídeos em resolução normal mesmo. De qualquer forma, após a franquia (80 GB) a velocidade baixa para 512 kbps que não é tão ruim assim.
[email protected]
Se nós tivéssemos uma velocidade de uns 200 MB constantes pra mim seria o ideal, mas como as empresas não consegue manter essa estabilidade, aí tudo fica mesmo difícil.... Se o Google fincasse o pé por aqui, até que seria interesse para que a concorrência se tocasse e melhorasse os nossos preços de BL que são um absurdo!
Denys Nunes
Sinceridade ? Não mudaria em nada na minha vida ter uma conexão de 1gbps, tenho uma de 10mbps e pra min atende perfeitamente. (Sou programador e jogo alguns jogos) Preferia ter um atendimento de qualidade e um serviço que ficasse online 99.9% do tempo. O que não é o caso aqui do brasil.
Cristiano Viana Alves
E nessas 100 cidades que a GVT atua, ela não deve cobrir 10% de cada uma, aqui não minha cidade nem ao lado da central da GVT ela tem ADSL, e como alguém disse ai em cima, a GVT está a venda, porque seu dono iria investir mais grana em algo que já tem um preço fixado? e que por sinal ninguém quis pagar.
Pedro Ruiz
Tem bairro que nem net não chega, fica na mão da vivo mesmo, sem direito à escolha...
Thalles Mancha
Na região onde moro em SP só tem Vivo ou NET. O serviço do VIVO Speedy é relativamente estável (pra quem convivia com o Oi Velox no Rio, é ótimo hahah), mas é caro pra velocidade (só tem até 2mbps por lá). A NET oferece até 20mb, mas tem aquele problema da franquia. E como eu uso torrent/streaming a beça, tenho medo de passar os últimos dias do mês convivendo com 256kbps ou coisa parecida.
dozepontocinco
Você fala sobre São Paulo? Porque a ZL (pra variar) não tem e não deverá ter acesso à Vivo Fibra tão cedo... No entanto, o Live TIM eu soube que já estava chegando em alguns lugares. A Vivo sentou no bolo por falta de concorrência aqui.
Marcos Axis
Utópico um serviço como esse no Brasil. Tenho a Oi Velox em casa e sofro demais, estou pensando em assinar a Live Tim, mas vem aquele medo de mudar sem falar que já vi que algumas pessoas andam tendo problemas com ela. Mas o salto de velocidade seria incrível. Alguem que já tenha está satisfeito com o serviço?
Bruno Nogueira
Se for uma fibra ótica deve ajudar sim, pois creio que diminua a latência.
Marcello Pek Di Salvo
pelo menos aqui não faz tanta falta porque a gente tem vivo fibra em várias regiões
Thássius Veloso
Bom saber que o serviço funciona conforme a propaganda contigo. Onde você mora? Dois amigos meus, moradores de São Paulo, passaram perrengue com o Live TIM. Sobre os jogos, discordo: é evidente que uma boa conexão facilita, assim como uma latência menor e um servidor fisicamente mais próximo do usuário.
RamonGonz
putz bem lembrado. Pior que a Vivendi deve ta se lixando, tava querendo vender...
Nicholas Oliveira Silva
Tenho Tim Live aqui, 50 Mb/s, R$ 50,00 e não tenho problema algum em acessar qualquer site. E lamento Thássius, mas velocidade de conexão pouco influencia em jogos. E é bem raro conseguir usar toda a banda, a não ser que faça muita coisa ao mesmo tempo.
juniorwp
Moro em Vila Velha / ES Tenho GVT de 35 megas + telefone fixo ilimitado local + Pacote TV Ultra HD com 89 canais + 12 canais HD + TELECINE e pago R$ 229,00. Inicialmente pode ter algum engraçadinho que diga que é caro.... afirmo que não é.... Antes eu pagava R$ 159,00 na NET por um serviço porco. A GVT é excelente no atendimento dela. Semana passada teve uma tempestade na minha cidade, onde a minha antena saiu do eixo devido aos fortes ventos. Liguei para GVT no sábado pela manhã, e no sábado a tarde estava tudo resolvido. E enquanto não resolviam, eu não deixei de ver TV, pois o decodificador deles, começa a puxar toda a programação de TV pela sua banda larga, utilizando 5mb de banda. Ou seja... estou muito satisfeito.... o slogan deles retrata muito bem. GVT - FELIZ É QUEM TEM
Murdock
Pagando US$120, ou R$240 por 1Gb/s e TV HD? Tadinhos, que roubo...* *Se não entendeu a ironia, poupe seus dedos.
TaylerPadilha
Aqui no meu lado da cidade a NET chegou há um ano; tem outras regiões, perto donde eu moro, que já têm NET há mais de 10 anos. Melhor que a OI; aqui na minha região também não tem GVT (e já tem bairros aqui perto que já têm desde que a GVT começou no RS). Lixo de país; inteligente é quem consegue pular fora desse barco a deriva mas que nunca afunda.
Bruno Nogueira
Mas já seria um bom começo.
odiegoneves
Se tivesse uma internet nesse nivel de velociadade no Brasil, não seria nada acessivel...
Bruno Nogueira
Aqui a gente se contenta com a Vivo, que diz que tem até 10 mb na cidade, mas isso depende do bairro. Aqui em casa chega a 4 mb, em um amigo meu, 8 mb e no outro, 2 mb. Rumores de que a Net viria pra cá, pelo menos seria mais concorrência, já que é ou Vivo ou via radio.
Alex Portugal
eu assisnaria bonito! moro na grande-sp e aqui tem GVT e apesar da instabilidade que ela passou ai por um tempo, acho que devido aquela noticia de venda, ela é exelente, não tenha o que reclamar, muito rápida, velocidade sempre acima do contratado e pago a mesma coisa que pagava no speedy de 2MB, tenho 15 na GVT mas na maioria das vezes marca 17
Diogo Mendes
Google tem um único objetivo: Despertar uma ponta de inveja nas empresas, nos variados ramos, fazendo com que o usuário/consumidor seja o beneficiado.
Thássius Veloso
A própria capital não tem GVT. Parece que as licenças da prefeitura estão demorando mais do que o esperado.
RamonGonz
tem cidade na grande sao paulo que nao tem nem GVT ainda... nao é mil maravilhas, mas ficar refem de net e telefonica/vivo é o fim do mundo
Bruno Nogueira
Agora eu me pergunto, será que o valor é tão absurdo assim? Será que a Google perderia tanto dinheiro?
Thássius Veloso
Eis aí outra excelente pergunta. Não adianta ter uma rede de fibra se a espinha dorsal continua fragilizada. Conheço gente com o serviço TIM Fiber que enfrenta enorme dificuldade para acessar sites no exterior. Pra que queremos Google Fiber? Para jogos e vídeo! Tem que ver como seria o desempenho de YouTube, Netflix e, sei lá, League of Lengends numa conexão dessas.
trovalds
A pergunta é: será que a infraestrutura a nível de backbone no BR é capaz de suportar conexões de 1Gbps a nível residencial? Não adiantaria entrar um novo "player" no mercado se não existisse esse suporte. Outra: qual empresa seria capaz de bancar os custos de uma empreitada assim E ainda oferecer um valor muito aquém do que é cobrado atualmente?