Talvez substituir seu notebook por um tablet não esteja entre seus planos para esse ano. Mas, segundo o IDC, as vendas desse tipo de gadget vão superar as de computadores portáteis pela primeira vez: é esperado que cheguem a  229,3 milhões de unidades vendidas, 58,7% a mais que em 2012, quando o total foi de 144,5 milhões.

Além disso, o IDC espera que as vendas de computadores de todos os tipos caiam 7,8% em 2013. Mas a tendência é que continuem numa linha quase reta até 2017. As vendas de tablets devem superar as de computadores daqui a dois anos, como dá para ver no gráfico abaixo:

published_ichart_163935

Entre os tablets, os que farão mais sucesso nos próximos anos são os de tamanho reduzido, com tela de até 8 polegadas. Os que têm entre 8 e 11 polegadas devem perder o interesse do consumidor.

As estimativas do IDC apontam a concretização da portabilidade como tendência na tecnologia e uma mudança de comportamento do consumidor, que tem optado por smartphones e tablets como principais gadgets. Isso porque, para realizar tarefas cotidianas – como navegar na internet, mexer nas redes sociais e assistir filmes – , eles são suficientes e, em alguns casos, até mais confortáveis. Além disso, o preço é bem mais amigável que o de um notebook.

No entanto, a escolha dos usuários para trabalhar deve continuar sendo o computador.

Vale citar que, para a pesquisa, o IDC colocou entre os tablets todos que têm tela de LCD de 7 a 16 polegadas, independente de terem um teclado removível, como o Surface RT. Os que tiverem teclados que não podem ser removidos entram na contagem de notebooks; é o caso dos aparelhos híbridos, como o Yoga da Lenovo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Forbidden_404
Sim sim, mas eu quis meio que diferenciar os dois, em questão de tamanho e desempenho.
portela.thiago
Para reuniões, discussões com um cliente, negociações com fornecedores, preenchimento de fichas de serviços in loco, o tablet é uma mão na roda, pelo custo e pela facilidade. Mas no ambiente fixo de trabalho, não troco meu desktop pelo tablet.
Guilherme Macedo C.
Bing como buscador padrão é triste...
Rafael Machado de Souza
estamos numa transição. é normal que tablets ainda nao supram totalmente as tarefas de PCs.
Felipe Lima
mas cada vez mais os pcs serão focados em certos setores, como vc disse edicao de imagem e som, video, etc... mas a grande maioria nem vai ligar mais. pode usar smart, tablet, note, ou futuros dispositivos ~a la Google Glass~.. vai saber! unica ctza é que os PCs terão cada vez menos espaço na vida das pessoas!
Felipe Lima
extamente, assim com os CADs da vida, os designer, programadores, editores, etc. Cada vez mais os PCs serão focados em certos setores de nichos. A grande maioria não vai mais precisar de um desktop tradicional. Outros dispositivos podem muito bem substituir eles.
Felipe Lima
mas a tendencia sao as pessoas usarem cada vez mais outros dispositivos ao invés dos PCs.
Leandro Alcântara
Improvável Tablet é bom para pequenas inutilidades do dia-a-dia, mas eu nunca ví nínguem projetar em Cad por 8 horas em um tablet! Tablet é legal, tudo mundo compra, mas pense bem: o que a propaganda não faz você comprar hj em dia?
LuaN
pera ai, será que eu entendi bem, você está me chamando de fanboy por que eu estou usando o IE? Sério isso? kkkk tem que rir pra não chorar!
Patrick Castro
Tenho um Nokia Lumia 920, Xbox 360, Windows 8, assinatura com o office 360, Skydrive, Outlook e bing como busca padrão e, por fim, IE 10 como navegador. E não sou fanboy da MS. Acredita? Apesar disto tudo, tenho absoluta certeza que você é muito mais fascinado por "logo" do que eu, só por usufrui deste pinguizinho. É amigo... Nem sempre as coisas são como aparenta. PS: Estou locou pelo Surface Pro (principalmente pela segunda geração que nem foi lançada) *-*. Fantastic
Patrick Castro
Alguém com Linux rebatendo outro, defendendo a MS, sem duvida merece meu respeito. Geralmente essa galera tem Microfobia, acho até que só utiliza Linux por ser hater da pobre M$.
Kessler
O IE 10 está muito bom. Só freetard nega isso.
Henrique Dourado
Surface PRO ???? ta com bala na gulha hein !!! para alguém que usa Internet Explorer realmente so falta a carteirinha de fanboy !
Kessler
Mas Ultrabook é um notebook.
Kessler
É difícil para algumas pessoas entender algo tão óbvio. Para navegar na internet o tablet talvez consiga substituir o PC. Mas e o resto? Editar uma imagem? Editar um vídeo? Fazer textos longos? Isso são coisas comuns!
Exibir mais comentários