Início » Web » Afinal, as postagens no Twitter influenciam a audiência da TV ou o contrário?

Afinal, as postagens no Twitter influenciam a audiência da TV ou o contrário?

Por
5 anos e meio atrás

Sempre que passa algo muito relevante na TV (seu conceito de relevância pode não ser o mesmo de todos) e a timeline inteira do Twitter fala sobre isso, surge alguém dizendo que não vê mais televisão porque as pessoas que segue comentam tudo em tempo real no site. Ao mesmo tempo, o número de comentadores do mesmo programa parece aumentar com o passar do tempo – a curiosidade do que está acontecendo na TV mais a vontade de participar ativamente do papo deve levá-los a também ligar o aparelho.

Para analisar esse tipo de interação entre as mídias sociais e a televisão, que é um fenômeno global, a Nielsen, provedora mundial de informações e insights, fez uma pesquisa para verificar se conversar no Twitter sobre um programa fazem com que mais pessoas o assistam ou se assistir a um programa faz com que se tuíte mais.

A resposta talvez seja o que você esperava: ambos.

Foi analisado um total de 221 episódios de programas do horário nobre e os tuítes relacionados a cada um deles. Assim, foi possível ver que 48% dos episódios causaram um aumento sensível na quantidade de postagens no Twitter sobre eles. Ao mesmo tempo, a audiência dos programas também aumentou, em 29%.

grafico tv twitter nielsen

Já entre os diferentes gêneros de programa analisados, os que mais recebem novos telespectadores são reality show (alô Mulheres Ricas e BBB), com 44% deles tendo sua audiência aumentada, seguido por comédia (37%) e esportes (28%). Drama é o último colocado, com 18%.

1375738275915

Para nós, a pesquisa serve mais como curiosidade. Mas, para quem trabalha na área, é uma comprovação de que a televisão pode receber ótimos resultados caso entenda o potencial das redes sociais e saiba aproveitá-lo, seja para aumentar a audiência ou como um termômetro da aceitação. Vários, inclusive, já fazem isso, colocando sugestões de hashtags para que os telespectadores comentem.

Mais sobre: , , , ,