Nextel lança rede 3G no Rio de Janeiro

Operadora pretende iniciar operações de 4G no ano que vem

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 3 semanas

Desde ontem, moradores do Rio de Janeiro têm mais uma opção em serviço de telefonia móvel. É que a Nextel, aquela que já opera há algum tempo com tecnologia iDEN, finalmente lançou comercialmente sua rede em tecnologia 3G na capital fluminense e outras 12 cidades do estado.

A operadora já planejava essa rede faz quase dois anos, mas só agora ela está saindo do papel. O Rio de Janeiro não é o primeiro estado a receber a rede 3G da Nextel: a rede da operadora foi lançada comercialmente no estado de São Paulo em dezembro de 2012, inicialmente com planos apenas para modem e tablet. Pouco tempo depois, a operadora lançou aparelhos híbridos de iDEN e 3G, e, no fim, surgiram opções de plano com apenas acesso 3G.

Para o lançamento da rede, a Nextel apresentou uma oferta de plano pós-pago bem agressiva. Se trata do Plano 99, que tem 300 minutos de ligações locais para fixos e celulares qualquer operadora, SMS ilimitado para qualquer operadora, 3 GB de dados e, à noite e nos finais de semana, ligações locais ilimitadas para telefones fixos e celulares de qualquer operadora. Faz jus ao nome e custa R$ 99,99 por mês.

nextel-99

Assim como qualquer início de operação, é de se esperar que a cobertura seja bem limitada e áreas de sombra estejam espalhadas por diversos pontos da cidade. Quem viaja muito, inclusive, deve pensar bastante se vale a pena ou não migrar para a Nextel.

A operadora divulgou que as 12 cidades com cobertura 3G da Nextel são Barra do Pirai, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty de Alferes, Pirai, Seropédica e Teresópolis, mas, no mapa de cobertura, é possível identificar outras importantes cidades (como Niterói) como cobertas.

A grande novidade é que essa operação em 3G é qualificada como Serviço Móvel Pessoal, ao contrário do Serviço Móvel Especializado prestado na rede iDEN. Isso significa que clientes de outras operadoras poderão fazer portabilidade do seu antigo número para usar a Nextel. Com a nova tecnologia, quebra-se o paradigma de precisar de algum telefone compatível com tecnologia iDEN: qualquer cliente poderá levar o aparelho de sua preferência para a Nextel, desde que ele seja compatível com 3G na frequência de 2100 MHz, que é o padrão adotado por todas as operadoras nacionais.

4G fica para 2014

Embora a rede 3G tenha acabado de ser lançada, a operadora afirmou que pretende ofertar serviços de quarta geração no ano que vem. Para isso, ela utilizaria a mesma licença que possui para operar em 3G, com frequência de 2100 MHz. Entretanto, é fato que a operadora não é muito boa com prazos: a operação em 3G, que era para iniciar no primeiro semestre de 2012, demorou muito tempo para sair do papel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados