Início » Gadgets » Sony SmartWatch 2 é um bom relógio que peca no preço

Sony SmartWatch 2 é um bom relógio que peca no preço

Relógio da Sony se conecta a smartphones Android e custará R$ 999.
Ele exibe notificações, controla o player de música e permite atender ligações.

Paulo Higa Por

Nunca se falou tanto de smartwatch como agora: a Samsung lançou recentemente o Galaxy Gear, a Qualcomm começará a vender o Toq em dezembro e o Pebble está ganhando cada vez mais usuários, sem contar os rumores que indicam relógios desenvolvidos por Apple, Google e Microsoft. Enquanto isso, a Sony lança seu terceiro smartwatch: ele se chama SmartWatch 2 e chega ao Brasil até o fim do ano por 999 reais.

Assim como outros relógios que estão sendo lançados este ano, o SmartWatch 2 é apenas um acessório e não tem inteligência própria: ele precisa de um smartphone para desempenhar todas as funções. Quando conectado, o relógio da Sony exibe notificações, tira fotos com a câmera do smartphone, controla o player de música, permite atender ou recusar chamadas, entre outras funções. Ele até mostra as horas.

Como funciona?

sony-smartwatch-2-divulgacao-alt

A comunicação entre o smartwatch e o smartphone é feita por Bluetooth. Caso o smartphone tenha NFC, parear os dois é ainda mais prático: basta aproximar a traseira do relógio com a traseira do celular. Um aplicativo disponível no Google Play será instalado e servirá como ponte para enviar as informações para o relógio e instalar os aplicativos adaptados para a pequenina tela de 1,6 polegada.

A Sony afirma que o SmartWatch 2 é compatível com todos os smartphones que rodam Ice Cream Sandwich ou superior. É uma lista de dispositivos bem mais ampla que outro relógio lançado recentemente, o Galaxy Gear, que funciona somente com alguns aparelhos da Samsung. Aqui, consegui usá-lo sem dificuldades com o Sony Xperia Z1 e o Motorola Moto G, este último sem NFC.

Depois de parear os dispositivos e instalar o aplicativo da Sony, ainda será necessário instalar cada aplicativo para o relógio, o que é um pouco inconveniente. Claro, nem todo mundo precisa de notificações do Twitter ou quer um calendário no pulso, mas os mais úteis, como o gerenciador de ligações e SMS, bem como o controle para o player de música, deveriam vir pré-instalados.

smartwatch-2-software

Então, quando tudo estiver configurado, o SmartWatch 2 começará a ligar a tela automaticamente para exibir alguma notificação. Na configuração padrão, quando houver algo novo, o relógio também vibrará vigorosamente no pulso para chamar a sua atenção. Não há alto-falante integrado.

Olhar para o pulso é mais prático e natural que tirar o smartphone do bolso, apertar o botão liga/desliga e abrir a central de notificações para conferir uma simples notificação que, no final das contas, pode ser apenas um SMS inútil da operadora. A questão da praticidade é ainda mais importante se você tiver um aparelho grande, como um Xperia Z Ultra (6,4 polegadas) ou Galaxy Mega (6,3 polegadas), que às vezes nem estará guardado em um bolso de fácil acesso.

Design

A discrição é um ponto positivo para quem não quer ser o centro das atenções. É verdade que alguém a sua volta perceberá que você está usando algo mais tecnológico no pulso quando a tela acender sozinha para exibir uma notificação ou quando você resolver trocar de música no relógio, mas, olhando de longe, o SmartWatch 2 pode passar despercebido como um relógio comum.

Sim, eu sou canhoto e uso o relógio no braço direito

Sim, eu sou canhoto e uso o relógio no braço direito

Ele não é um trambolhão, não incomoda no pulso (apesar do peso de 122,5 gramas) e possui um design minimalista e elegante, que combina com os smartphones que a Sony vem produzindo. O botão liga/desliga arredondado e prateado, uma das principais características da atual geração de smartphones da Sony, está presente. Os botões frontais (voltar, início e menu) usam os mesmos ícones que a empresa adota no Android.

Com certificação IP57, o relógio da Sony é protegido contra poeira e pode ficar submerso em água durante 30 minutos a uma profundidade de 1 metro, desde que a porta Micro USB esteja fechada. No entanto, a Sony é mais cautelosa e apenas destaca que o SmartWatch 2 “pode tomar chuva”. Nada de tomar banho ou nadar com o aparelho, como a empresa faz com smartphones como o Xperia ZR. Mesmo assim, é um bom ponto positivo.

Tela

A pequena tela do SmartWatch 2 não traz nada muito impressionante na ficha de especificações técnicas: o visor possui 1,6 polegada, resolução de apenas 176x220 pixels e painel LCD. A definição não é das melhores: dá para enxergar os pixels sem muita dificuldade, e as fontes mais pequenas ficam levemente serrilhadas.

Mas se a tela não impressiona na teoria, na prática ela é realmente boa: a Sony adotou um display transflectivo, que transmite e reflete luz, o que torna a visualização sob o sol bastante confortável. Mesmo com luz incidindo diretamente sobre a tela, é possível enxergar tudo sem nenhuma dificuldade. Na verdade, em ambientes externos, quanto mais luz, mais fácil de ler o que está na tela.

Sim, eu sou peludo e não pretendo me depilar

Sim, eu sou peludo e não pretendo me depilar

Interface e aplicativos

A tela do SmartWatch 2 fica constantemente ligada. É possível enxergar o horário sem dificuldades quando a parte inteligente do relógio estiver inativa. Aperte o botão lateral e a tela acenderá. Aperte mais uma vez e você será levado à tela inicial, que exibirá seis ícones de aplicativos por página. Dá para ordenar alfabeticamente ou por data de instalação.

sony-smartwatch-2-temporizador

Não há muitos aplicativos nativos. Tem o alarme e o temporizador, que fazem o relógio vibrar quando a hora chegar. O discador exibe os contatos da agenda, o histórico de ligações e deixa você ligar para alguém (mas a chamada será realizada pelo smartphone). Há até uma lanterna, que possui a única função de deixar a tela toda branca – só que a tela do SmartWatch 2 é pouco brilhante para que a ferramenta tenha alguma utilidade.

Operadora ligando para tentar me convencer a migrar para um plano mais lucrativo

Operadora ligando para tentar me convencer a migrar para um plano mais lucrativo

Está claro que a principal utilidade do SmartWatch 2 é exibir notificações, mas nada impede que os desenvolvedores distribuam aplicativos que funcionem de maneira autônoma. Uma rápida olhada no Google Play revela mais de cem aplicativos para o relógio. Há alguns mais antigos, voltados para a primeira geração do relógio inteligente da Sony, que ficam esticados ou não funcionam corretamente no SmartWatch 2.

sony-smartwatch-2-notificacoes

Na seção de jogos, tem Sudoku, Tic Tac Toe, Blackjack e mais alguns jogos de cartas, além do inesquecível jogo da cobrinha. Há ferramentas diversas, como calendário, calculadora, bússola, velocímetro e até um navegador basicão. Quem pratica esportes deve gostar do Runtastic Pro, que possui uma extensão para o SmartWatch 2.

Muitos aplicativos são pagos, o que pode desagradar alguns compradores. Por exemplo, o WatchNotifier, um aplicativo que faz o SmartWatch 2 exibir todas as notificações do sistema, custa R$ 4,68 no Google Play. Ele é quase indispensável, até porque o WhatsApp, por exemplo, não é suportado oficialmente pela Sony: você receberá uma mensagem e o relógio nem se dará conta disso.

Bateria

sony-smartwatch-2-traseira

A Sony promete que o SmartWatch 2 dura até sete dias com pouco uso ou de três a quatro dias com uso normal, ambos com o relógio sempre ligado. E a empresa não exagera nem um pouco.

A bateria me surpreendeu positivamente: com uso intenso e tudo configurado, consegui usar o SmartWatch 2 por três dias inteiros até que o aviso de bateria fraca (15%) aparecesse. Considerando que recebo mais de cem emails por dia e dezenas de menções no Twitter e estava interessado em fuçar todas as configurações do relógio, posso dizer que a bateria do SmartWatch 2 dá conta do recado.

Claro, seria melhor se a duração fosse de semanas ou meses, como um relógio comum, mas isso é o que temos por enquanto. Ele não se tornará um estorvo, um dispositivo adicional para ser lembrado antes de dormir, até porque o carregamento completo da bateria dura cerca de apenas uma hora. Eu também não percebi nenhum impacto relevante na autonomia do smartphone, mesmo com a conexão ativada durante todo o tempo.

Notas relevantes

  • Em uma ocasião, o SmartWatch 2 travou. Ele não respondia aos comandos e apenas exibia o conteúdo da tela em preto e branco. Após alguns minutos, o relógio milagrosamente voltou a funcionar.
  • O botão lateral é bonito, mas ruim: ele é estranhamente duro, de modo que apertá-lo para ligar a tela não é algo agradável.
  • Por padrão, o SmartWatch 2 vem com uma pulseira de borracha, que não é bonita ou elegante como o corpo do relógio. No entanto, a Sony venderá pulseiras de várias cores, sendo duas de couro.
  • O SmartWatch 2 também possui uma pulseira de metal na cor preta, mas a Sony não soube nos informar se ela será vendida no Brasil.
  • Você pode encontrar os aplicativos compatíveis com o SmartWatch 2 nesta página do Google Play.
  • O vibrador do SmartWatch 2 é bem poderoso. Durma com o relógio no pulso e ele certamente servirá como um confiável despertador.

Vale a pena?

SmartWatch 2 é um acessório bacana (e caro)

SmartWatch 2 é um acessório bacana (e caro)

O SmartWatch 2 é um bom relógio. Ele faz bem o que se propõe a fazer, tem um design que me agradou bastante e deixa as coisas mais práticas. Poder saber na hora por que meu smartphone está vibrando, com um simples movimento de braço, é útil, ainda que o relógio não permita interações maiores. Não dá para responder mensagens, por exemplo, mesmo porque o SmartWatch 2 não possui microfone como o Galaxy Gear, e um teclado na tela minúscula não seria nada prático.

O grande problema é o preço a se pagar por essa pequena praticidade. O SmartWatch 2 é apenas um acessório que depende do smartphone para desempenhar todas as suas funções. Independentemente do custo para se fabricar um relógio como o SmartWatch 2 ou os impostos que a Sony paga para importá-lo, é difícil dizer que gastar 999 reais seja um bom negócio, ainda que ele seja mais barato que o principal rival. Mesmo os 199 dólares cobrados nos EUA parecem muito.

Logo, se você tem dinheiro sobrando e usa um relógio “burro” no pulso, talvez o SmartWatch 2 seja um bom upgrade. Caso contrário, ele é somente um acessório caro, claramente voltado para early adopters, com um ecossistema pouco desenvolvido. No estado em que se encontra, o SmartWatch 2 é um acessório muito longe de ser indispensável.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

lhledur
O relógio só aparece uma tela com o relógio fazendo conexão com smart e nada mais. Como se estivesse tentando comunicar mas não acaba nunca. Dou vario toque na tela e nada. Será que a tela está com problema? Já o smsrt detecta o relógio sem problema, e a mensagem paridade ok. O que fazer? att Luís
mblira10
não se preocupem, vão sair outros de outras marcas e mais barato que esse!!!!
mblira10
esperar um amigo ou amiga viajar e pronto sem problemas...
mblira10
kkkk concordo....
Tales Azzoni
Sera que posso usar com motorola razri ?
Jonathas Braga Baker
HP 01!
Andre Souza
Hoje se acha o SmartWatch 1 por menos de R$ 200. Comprei o meu por R$ 100.
Inawy CP
Triste Brasil... Para os nossos governantes somos meros escravos =(
Cremildo Pedro
Boa maquina e como ter em Mocambique???
Mariamo Valentim
Sony e Sony...!
fgodoy
Estou querendo comprar, mas pelo preço do Brasil sem chance, vou importar que sai mais barato mesmo pagando imposto se der azar. rsrs
Paulo Higa
Tem pulseira de metal sim (mas é mais caro na Amazon).
leandrorchaves
Julgando que tem quem paga mais de R$ 5 mil por relógios "burros" não posso considerar carro R$999 pra quem queira pagar. Mas, eu prefiro esperar mais um tempo por preços melhores.
portela.thiago
Nada de Gorila Glass? Relógios são muito mais sucetíveis a pequenas pancadas do que smartphones, pois estão sempre expostos. Ainda é cedo para comprar um dispositivo desse. Parece algo incompleto, ainda sem muita utilidade. O que surpreende é que nessa altura do "campeonato" estes dispositivos deveriam ser melhores, pois não são nenhuma novidade no mercado.
Paulo Higa
Aliás, entramos em contato com a Sony e a empresa ainda não tem informações sobre a venda da pulseira de metal no Brasil. Atualizei o post para incluir esse detalhe. ;-)
Denis Franco
Paulo Higa dei uma olhada aqui, é de aço mas é preta, http://blog.clove.co.uk/wp-content/uploads/2013/08/Sony_Smartwatch_2_Black_Metal.jpg tomara que não seja aquela técnica usada no aluminio no iphone que descasca à toa, o que eu gosto do meu é que é aço escovado então mesmo todo arranhado de esfregar nas paredes etc ele continua bonito
Denis Franco
como assim não tem puseira de metal? pulseira de borracha deixa vc com cara de nerd, e de couro te deixa com cara de velho. vou continuar com meu casio mesmo... http://www.nzwatches.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/w/-/w-213d-1avdf_07.jpg
wesleycassiano7
Tenho um Smartwatch 2 com a Pulseira de Aço, e não me arrependo por nenhum centavo que foi gastando.
Artur Benchimol
Se não me engano o primeiro era 600 reais e eu (apesar de querer um) achava muito caro
Leonardo Domingues
Bom review, queria um Smartwatch, mas parece que vai demorar pra aparecer um aqui com preço realmente convidativo.
Suely Almeida
De fato. É caro demais em várias situações
Kessler
Err... Não.
Elton Silva
Vou enxugar seu comentário: "Caro demais."
Suely Almeida
Caro demais pra usar no pulso e um sacizeiro levar pra trocar por duas pedras de crack...
Rafael Machado de Souza
170 dolares na Amazon USA. então pra quem consegue pegar por lá vale a pena.
Ernâni Machado Alvarenga
Dario Bizzo Marques Seria um negócio legalzinho se fosse pelos 199 dólares mesmo, mas 1000 reais num relógio semi-inútil é tenso. rs
Dario Bizzo Marques
e vamos admitir que nego vai cair dentro. qnd sair do pais eu compraria facil, mas nao pago isso aqui nem brincando
Ernâni Machado Alvarenga
Eu gosto das conversões da Sony. O PS3 lá fora custa 400 dólares, colocaram um zero a mais e vão vender por aqui por 4000. O Smart Watch 2 custa 199 lá, aqui tiraram o 1 da frente e colocaram um 9 no final... e vão mandar pras prateleiras. Temos que admitir que se trata de uma matemática economico-tributária bem simples, direta e elegante.
Gabriel Martins
Porque são melhores, mais bonitos e muito mais resistentes, sem contar que a garantia da Sony é sempre a melhor ;)
Rubens Macouff
Porque os aparelhos da Sony são sempre mais caros que a média de mercado?