Início » Telecomunicações » Anatel aprova uso dos números 911 e 112 para chamadas de emergência em território brasileiro

Anatel aprova uso dos números 911 e 112 para chamadas de emergência em território brasileiro

Emerson Alecrim Por

Depois de quase quatro meses de estudos e consultas públicas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira, a utilização dos números 911 e 112 para chamadas de emergência no Brasil, em complemento ao telefone 190.

Os novos códigos correspondem, respectivamente, aos números dos serviços de emergência (polícia, bombeiros e socorro médico) dos Estados Unidos e de países da Europa, razão pela qual são bastante conhecidos por turistas estrangeiros.

A aprovação da proposta visa justamente facilitar o atendimento deste público, especialmente durante a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. Por esta razão, as doze cidades-sede da Copa terão 150 dias para ativar os números após a publicação da decisão no Diário Oficial da União, que deve acontecer já na próxima semana. Nos demais municípios, este prazo é de 180 dias.

911

A Anatel também determinou que as operadoras de telefonia celular disponibilizem soluções para que os serviços de emergência possam obter rapidamente a localização geográfica das chamadas efetuadas para estes números.

Um dos motivos para esta medida é, certamente, as dificuldades que os estrangeiros podem ter para informar seu endereço, seja por não conhecer o local, seja por falar pouco ou nada de português. Mas, em relação a este aspecto, não ficou claro se os serviços de emergência terão atendimento em inglês ou em outros idiomas.

É bastante provável que sim. Os atendentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, são instruídos a falar uma frase como “a moment, please” (um momento, por favor) quando percebem que a chamada é feita por uma pessoa que não fala português e repassam a ligação para um policial fluente no idioma identificado ou, ao menos, em inglês.

Aliás, São Paulo está entre as regiões que não terão dificuldades para se adaptar às determinações da Anatel. De acordo com o governo paulista, chamadas dentro do estado para os números 911 e 112 são redirecionadas para o telefone 190 desde fevereiro de 2010.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rainha Voodoo
Piadaa!!
Leoni Martini
minha cidade quando disco 911 já passa para New York City Police Department, NYPD
Rodolfo Valiati
911, what´s your emergency ? Lembrei de GTA 4.
Antônio Marçal Gomes
Poxa, deviam ativar a opção mais conhecida dos nerds: 0118 999 88199 9119 725 3... #chatiado. PS: Desafio quem conhece os números falar sem cantar!
Lucas Macedo
É, no Brasil existe ainda o absurdo de você ligar pro 190 pra informar que sua casa está em chamas e eles informarem que você ligou para o número errado. (y)
Pedro Maich
É o que está no final da matéria. Provavelmente em outros lugares isso já exista pela praticidade, mas não deve ser em todo Brasilzão =P
Thiago Carvalho Petrolini
Verdade. Faz muito tempo que esses números funcionam. Pelo menos aqui em Fortaleza, há muito tempo é possível ligar para a emergência com qualquer um deles.
John Biancato
Ano passado liguei para a polícia e usei o 911. Estranho só agora ter sido 'aprovado' se já estava em uso há tempos...
Wingnux Oficial
Black Friday.
Lucas Ribeiro Cavalcante
Em Fortaleza, quando ligamos 911, um hospital (IJF) atende. Fiz esse teste há uns 4 anos já.
Marcos Macedo
NO Brasil criam as dificuldades pra depois "tentar" resolver o caos e aí só com muito dinheito e... roubalheira certa.
Daniel Dos Santos Duarte
Não faz sentido isso pra celular! Qualquer chamada feita pra 112 ou 911 já sai do aparelho marcada como emergência da mesma forma como quando um aparelho homologado no Brasil faz com chamadas para 190! Na prática essa norma só vai mudar alguma coisa na telefonia fixa! O que teria sentido para melhorar os atendimentos de emergência seria a unificação dos serviços! O estrangeiro que precisar comunicar uma emergência como fogo ou pedido de ambulância, vai discar 112/911 e vai cair na polícia militar! Nos estados unidos o atendimento é para qualquer emergência e desse atendimento o serviço especializado é acionado!
Ian Welerson
O 911 sempre funcionou como número de emergência O_o
Raphael Rivas
Luca Bezerra huehuehuehuehue Eu vi esse comentário no Facebook, copiei aqui para ver o que vocês iam refutar :p MALZ
Luca Bezerra
Não é "cópia dos EUA", seu alienado. Leu a matéria antes de falar merda, pelo menos? A medida é voltada justamente pra os gringos, não é pra "ser bonito" aqui. Se nem brasileiro sabe os números de emergência, como exigir que os turistas saibam?!
Exibir mais comentários