Muitas das pessoas que conheço recorrem ao Evernote para fazer suas anotações e tê-las em todos os dispositivos, simultaneamente, sem preocupações. É um app bastante útil – quando funciona. O problema é que aparentemente não tem funcionado com tanta frequência e tão bem quanto gostaríamos. O CEO do Evernote, Phil Libin, escreveu um artigo cheio de desculpas e promessas sobre o desempenho do aplicativo/serviço, em resposta a um post de Jason Kincaid, antigo repórter de tecnologia do conhecidíssimo TechCrunch.

A reclamação

Em resumo, Kincaid diz que inicialmente percebeu que arquivos de áudio gravados com o Evernote não estavam carregando direito. Ele diz que perdeu algumas das poucas músicas que aprendeu a tirar direito no violão. Quando entrou em contato com o suporte técnico, percebeu que eles pediam um log de atividades. Eis que este log contém a própria nota! Sendo que o representante do Evernote disse que o conteúdo permaneceria inacessível para a empresa. Segundo Kincaid, a nota em si – sem papas na língua – continha pensamentos sobre sexo. Algo absolutamente pessoal e que ele imaginava que ninguém teria acesso.

Mais a frente, o repórter também descobriu que o helper do Evernote para Mac (o software que fica em execução no segundo plano) também mantém cópia das anotações. O cara ficou irado e escreveu um artigo destruindo o Evernote.

Não é nenhuma novidade

Evernote: tenho 3 anos de anotações da faculdade nessa bagaça e também muito de minha vida profissional

Evernote: tenho 3 anos de anotações da faculdade nessa bagaça e também muito de minha vida profissional

Antes de prosseguir, faço aqui meus comentários: eu mesmo tenho tido muita dificuldade em usar o Evernote. São notas que não sincronizam direito ou simplesmente desaparecem. Não estou sozinho nessa. Curiosamente nessa manhã, recebi uma reclamação similar pelo meu Twitter.


Por ora tenho usado o Simplenote, um aplicativo que foi comprado pela Automattic (a mesma do WordPress). Não é perfeito e já apresentou problemas de sincronização – perdi um comentário inteiro que faria no ar! –, mas é simples e parece acertar mais do que o Evernote.

A resposta

“Nós crescemos massivamente como uma empresa, uma comunidade e um produto. E ainda estamos crescendo rapidamente. Entretanto, chega um momento na vida acelerada de uma startup em que é importante parar um pouco e olhar ao redor, em vez de olhar para cima. Quando é mais importante melhorar os recursos existentes do que adicionar novos. Mais importante fazer nosso atuais usuários felizes do que ganhar mais usuários. Mais importante focar em nossa direção do que em nossa velocidade.”

Com essas palavras, o CEO do Evernote fez um enorme mea culpa sobre os problemas existentes atualmente. Ele reconhece tudo que é relatada por Jason Kincaid e diz que vão consertar o que deixou de funcionar com o tempo.

De acordo com Phil Libin, o grande erro foi lançar o aplicativo para iOS 7 correndo contra o tempo. Muitos usuários descobriram o Evernote, mas no fim das contas isso afetou o desempenho e as funcionalidade. “Correr para reconstruir completamente o app para a nova plataforma resultou em problemas de estabilidade que atingiram de forma desproporcional clientes antigos, incluindo nós mesmos”, diz o executivo.

Ele diz que desde novembro a prioridade número um passou a ser a estabilidade do serviço. Também afirma que 150 funcionários (dos 164) foram designados para trabalhar especificamente em melhorias dos produtos mais importantes. Segundo Phil, isso é perceptível porque o app de iOS 7 passou de nota média 2 estrelas para 4,5 desde o lançamento.

Por fim, o CEO do Evernote diz que o próximo passo é focar em design e simplicidade de recursos. Para que um app de anotações com um milhão de recursos que não funcionam? Esse ainda é um mistério que eles precisam solucionar. Novas versões foram prometidas com novidades em cinco áreas: edição, navegação, pesquisa, sincronização e colaboração.

Se eu pudesse escolher a ordem de prioridades, seria: 1. sincronização; 2. edição (de preferência que funcione compatível com todas as plataformas); 3. navegação; 4. colaboração; 5. pesquisa; 6. sincronização (pra garantir).

Phil Libin também disse que o helper do OS X não apresenta falhas em termos de privacidade – é assim mesmo que tem que ser. Mas descobriu um bug que resulta numa cópia extra de notas que são armazenadas no log de atividades salvo no HD. O problema foi corrigido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josiel Hen
Algo menos pratico -mas mais seguro, é ter diversos apps dessa mesma categoria instalados em qualquer lugar que seja(quando disponível), eu uso como principal o Evernote (Nunca deu problema com perda de notas e sincronizações, mas sempre tem um bug aqui e ali, em sua maioria relacionado com a anexamento de dados) e também, por segurança, o Keep, Todoist, Catch, Drop e Mega!
Thássius Veloso
Tem uma coisa que me incomoda bastante no Google Keep: a ausência de tags. É o mínimo para eu conseguir me organizar. E também não gosto muito da interface do aplicativo, pra ser sincero.
Paulo Costa
Eu já tentei várias vezes o Evernote, mas acho o aplicativo Android pesado. Prefiro o Keep para notas, e depois arquivo em definitivo (o que é importante) compartilhando para o GMail (que uso desde 2004 como 'depósito' de informações).
Cobalto
OneNote mandou beijos ;)
Fernando Garcia
Microsoft OneNote é de grátis e melhor que o evernote, com recursos premium. E ainda tem a integração com o skydrive e a app web. É só os xiitas não torcerem o nariz só pq é da M$ e não do google
Midiafeed
Sempre achei o Evernote meio confuso, e vendo agora parece que não mudou muito. Uma repaginada completa é bem vida.
Eduardo Saba Filho
Tomei o mesmo caminho Gleidson... Acho q fizemos uma boa escolha.
Eduardo Saba Filho
Gostava bastante do Evernote mas muitos probleminhas me irritaram a ponto de largar mão e passar tudo pro Keep, que até o momento está perfeito pra mim. Enfim, boa sorte pra quem fica!
Bonieky Lacerda
Lucas Matheus https://mega.co.nz/#F!LYIxgCwK!PyrZYH1nDKsP8t4EQhE0Vg
@
Bonieky Lacerda manda o link ai do sincronizador do MEGA porque no site deles fala que será disponibilizado em breve, não tem como baixar.
Bonieky Lacerda
Perdi muitos arquivos com o Google Drive... never again :P Dropbox na veia... E nesse momento tô usando o sincronizador novo do MEGA pra fazer o teste...
Mateus Mendonça
Google Keep, apenas.
Gleidson Lacerda
google drive keep. simples, funciona e sincroniza muito bem entre todos os meus dispositivos.
Andrew Kuhn
Eu pessoalmente nunca simpatizei muito com o Evernote, sempre achei meio feinho e as vezes até complicado. Mas tenho que admitir também que não sou "heavy user" de notas, então por aqui o OneNote resolve muito bem, nunca tive bugs relacionados a sincronização ou algo parecido, mas faço backup sempre que posso também, porque se perdesse uma dessas notas iria ter uma grande dor de cabeça...
Cristiano Santos
Pra mim o maior problema é na sincronização, que nem sempre funciona nos dispositivos móveis oque é IMPERDOÁVEL na minha opinião. Pois é JUSTAMENTE essa a minha intenção ao usar essa ferramenta. Estar "na rua" usando o celular (o um iPod Touch, como é no meu caso!) e conseguir acessar a minha pauta de reunião num ônibus sem a necessidade de abrir o notebook é FUNDAMENTAL pra mim! Mas eu confio na empresa e acredito que muito em breve esses problemas serão corrigidos!