Tegra K1 ultrapassa aparelhos com Snapdragon 800 e Apple A7 nos benchmarks

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Nvidia apresentou recentemente o Tegra K1, novo chip potente que equipará alguns dispositivos móveis da próxima geração. A empresa destacou a GPU de 192 núcleos e afirmou que o SoC tinha poder de processamento superior ao dos consoles Xbox 360 e PlayStation 3. Mas como o Tegra K1 se comporta na prática? Aparentemente, muito bem: o chip da Nvidia foi melhor que os poderosos Snapdragon 800 e Apple A7 nos benchmarks.

Nvidia Tegra K1

Quem fez os testes foi o Tom’s Hardware, usando como base o Lenovo ThinkVision 28, um monitor profissional de 28 polegadas com Android e resolução 4K que será vendido a partir de julho por US$ 999 nos Estados Unidos (sim, existe um monitor que roda Android). O monitor carrega um modelo do Tegra K1 com quatro núcleos Cortex-A15 de 32 bits que rodam a 2 GHz e um núcleo de baixo consumo de 500 MHz, de acordo com os dados do aplicativo CPU-Z.

No 3DMark, que mede o desempenho gráfico de smartphones e tablets, o Lenovo ThinkVision 28 com Tegra K1 foi o melhor em todos os testes, obtendo números maiores que os do Nexus 5 (Snapdragon 800), Tegra Note 7 (Tegra 4) e iPhone 5s (Apple A7). Aqui, é importante lembrar que o 3DMark Ice Storm Unlimited não é afetado pela resolução da tela, então o monitor da Lenovo com resolução de 3840×2160 pixels não foi prejudicado neste teste.

tegra-k1-3dmark

O GFXBench também mede a capacidade gráfica, mas mostra inclusive resultados on-screen, ou seja, considerando a resolução da tela. No teste com resolução de 1920×1080 pixels, nenhuma surpresa: o monitor com Tegra K1 foi o melhor disparado. Já no teste com resolução nativa, a história foi bem diferente: a GPU não conseguiu lidar muito bem com tantos pixels. Nele, o iPhone 5s foi o melhor e o Nexus 5 sofreu um pouco com sua tela 1080p.

tegra-k1-gfxbench

O sempre presente AnTuTu foi testado com o Tegra Note 7, Nexus 5 e ThinkVision 28 (não há versão para iPhone). O monitor com Tegra K1 ficou em segundo lugar, mas as melhorias em relação ao tablet com Tegra 4, que liderou, foram notáveis: o novo SoC da Nvidia ganhou mais pontos em experiência de usuário, CPU e RAM, mesmo tendo que dar conta de uma tela de 3840×2160 pixels (o Tegra Note 7 possui uma tela com resolução de 1280×720 pixels).

tegra-k1-antutu

A Nvidia foi criticada no passado por gastar muito dinheiro em marketing para promover seus SoCs que, na prática, decepcionavam, seja em desempenho ou consumo de bateria. Parece que o Tegra K1 realmente é um ótimo chip, que elevará o nível dos gráficos dos jogos para smartphones e tablets. Resta sabermos como os chips da Qualcomm, com seu Snapdragon 805 (que vem com a nova GPU Adreno 420), e de concorrentes como Samsung e Apple, se comportarão na próxima geração de dispositivos móveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados