Início » Telecomunicações » Telefônica Vivo inaugura projeto Cidade Digital no interior de São Paulo

Telefônica Vivo inaugura projeto Cidade Digital no interior de São Paulo

Avatar Por

Nesta sexta-feira, a Telefonica/Vivo apresentou oficialmente para a população de Águas de São Pedro e para a imprensa o projeto Cidade Digital. O dia marca a inauguração do projeto, que tem entre seus objetivos melhorar a qualidade de vida da população, instalar a fibra ótica e levar o 4G para o interior.

A cidade foi escolhida com base em diversos fatores, como a pequena população (cerca de 3 mil pessoas moram lá), a proximidade com a capital (são 187 km), o alto IDH (segundo do país, atrás somente de São Caetano do Sul, também em SP) e as condições de saúde e educação. Essas características a tornam propícia para ser a primeira Cidade Digital e avaliar a possibilidade de implantação em outras cidades, inicialmente no estado de São Paulo.

vivo aguas

A empresa concluiu recentemente a primeira etapa do projeto, que consistiu na substituição da rede principal de cabos de cobre por fibra óptica e consequente troca da central de telefonia por cinco armários espalhados pela cidade. Assim, são economizados gastos no edifício e o alcance da fibra, antes restrito à região central, fica bem maior. O investimento para essa troca foi de R$ 2 milhões.

Outro ponto positivo ressaltado é que, ao contrário do cobre, a fibra óptica não tem valor de mercado, então não há motivos para ser roubada, o que economiza tanto no material quanto no reparo da rede e acaba possibilitando a entrega de um serviço mais estável e com mais velocidade. A empresa falou que cerca de 300 km de seus cabos de cobre são roubados todo mês no estado.

armario vivo

Esse é um dos armários e os cabinhos azuis ali no canto superior direito são a fibra óptica

A substituição dos fios de cobre pela fibra óptica está sendo feito externamente, isto é, fora das casas da população, para que haja o mínimo de incômodo possível. No futuro, pode ser que uma mudança de material seja feita também nas casas, mas esse não é o objetivo por enquanto.

A fibra óptica permite que uma velocidade de 25 Mbps seja alcançada; no teste realizado próximo aos armários do centro, utilizando Wi-Fi e poucos notebooks conectados, foi obtida uma velocidade de 24 Mbps. Mas vai demorar um pouco mais para a população de Águas de São Pedro usufruir da velocidade mais alta em casa: a empresa afirma que daqui a cerca de um mês ela deve estar disponível. O upgrade estrutural será feito automaticamente, mas, para melhorar a velocidade da internet, será necessário contratar outro plano, e ainda não há previsão de valores.

antenas vivo

Ainda falando de internet, há a ativação do 4G na cidade. Ele chega a Águas aproveitando o embalo das mudanças na infraestrutura, mas não deve alcançar ou se expandir tão cedo para outras cidades próximas (podem chorar, conterrâneos piracicabanos e americanenses).

Por fim, a Telefônica Vivo também anunciou uma espécie de plataforma de soluções voltadas para saúde, educação e administração do município. Entre elas, estão a instalação de totens digitais para orientar o turismo (a economia da cidade é baseada nisso), aplicativos para as escolas se comunicarem com os pais dos alunos sobre seus rendimentos, biblioteca virtual voltada para alunos, com controle dos professores do que eles têm lido, call center para solucionar dúvidas de saúde da população e fazer uma pré-triagem, pontos de Wi-Fi grátis espalhados pelos espaços públicos, entre diversos outros. Os treinamentos dos profissionais envolvidos nessa primeira parte começarão na segunda-feira e, em breve, ainda mais aplicativos deverão surgir.

A editora viajou a Águas de São Pedro a convite da Telefônica Vivo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cesar Vieira
Apesar disso, os moradores de Águas de São Pedro não podem contratar linha de telefone pois não existe disponibilidade, aumentar a velocidade da internet ou contratar internet (caso não tenha) só é possível após alguém cancelar... Não entendo essa Telefonica Vivo, como pode o município 100% digital não ter disponibilidade de internet ou telefone????????
Josiel Hen
Não existir motivos para ser roubada é ponto positivo. Brasil. Mas assim, queria morar nessa cidade!
Zoddi Turbine
OLÁ SOU REPRESENTATE COMERCIAL DA VIVO FIBRA BANDA LARGA E QUERIA SABER QUANTO VC COBRA PARA FALAR DO MEU SITE lucasvivofibra.glospot.com.br no seu video pois é o publico alvo ,por exemplo uma promoção de 50 megas por 79.90 serviço sem fidelidade modem wifi gratis sem nenhum outro custo vlws
Marcos Ferreira Pinto Basto
Muita sorte tem a população de Rio Claro de poder contar com Banda Larga eficiente. Aqui em S.Vicente;SP, a Telefônica/Vivo tem a pior banda larga do Brasil, principalmente nos bairros onde moram municpes da classe média e pobres. No quarteirão do bairro Bitarú, onde moro, tenho uma vergonhosa banda larga de 02 Mbits/s que raramente chega a esse valor. Há mais de 10 anos que estou pedindo uma Banda Larga eficiente e por causa das minhas reclamações, sofro retaliações da Telefônica/Vivo. Reclamei com a Anatel e depois com o ministério das comunicações que não resolveram nada, obrigando a queixar-me à Presidente da República, mas os funcionários que fazem a triagem da correspondência entenderam que meu assunto não era importante e me desejaram boa sorte nos entendimentos com o ministério da comunicações! Se estava queixando-me do desinteresse daquele ministério, entendi que estavam troçando de mim!
Vagner Alexandre Abreu
Já fui lá uma vez (por motivos pessoais) e acho a cidade bonita e bem agradável. E realmente, pelo que sei, fazia falta uma ampliação nas tecnologias de comunicação. Bom para a Vivo, mas digo que poderia se incentivar a concorrência também :D